in , ,

10 dicas para melhorar seu inglês

10 dicas para melhorar seu inglês

10 dicas para melhorar seu inglês

Saber como melhorar seu inglês é a chave para conquistar não só o sucesso profissional, mas ter a oportunidade de desfrutar de inúmeras experiências, como fazer uma viagem internacional, conhecer novas pessoas, descobrir novos aprendizados, etc.

Hoje em dia, o inglês é considerado o idioma mais falado no mundo e, apesar de alguns termos já terem sido incorporados à nossa língua, nada melhor do que entender uma frase inteira só no inglês, right?

Por isso, separe o seu bloquinho de anotações, pegue a sua agenda personalizada logo e vem conhecer algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu inglês!

1 – Assista filmes e seriados com legendas em inglês

Quem não dispensa um bom filminho ou aquela série do momento, tem a oportunidade de aprender o inglês bem na frente da televisão.

Ao invés de optar pela dublagem ou legenda em português, coloque tudo em inglês!

Sim, isso mesmo. Vamos treinar um pouco a leitura e audição de uma maneira bem simples e, de quebra, ainda conhecer algumas expressões do cotidiano.

Afinal de contas, nos seriados e filmes podemos nos deparar com algumas frases que não ouvimos normalmente. 

Por exemplo, você já ouviu a expressão: “It’s raining cats and dogs!”? Em tradução literal, ficaria: “está chovendo gatos e cachorros” – mas é claro que esse não é o real significado da frase. Na verdade, ela quer dizer apenas que está chovendo muito.

Quando estamos acompanhando um filme ou uma série, podemos aprender essas expressões avaliando o contexto. Um jeito muito fácil e divertido, não é mesmo?

Ah, e para quem quiser melhorar ainda mais, pode investir em um som para festa completo, ligar o home theater e transformar a sua casa em um verdadeiro cinema!

2 – Ouça, cante e leia músicas em inglês

Se você é grande fã dos cantores e cantoras internacionais, aí está outra oportunidade de melhorar o seu inglês.

Assim como nos filmes e nas séries, você pode ouvir a música e acompanhar a letra ao mesmo tempo, para compreender melhor a língua e aprender novas expressões. É uma maneira de treinar o famoso listening também.

Desse modo, você vai aprender a forma certa como falar determinadas palavras em inglês, pois a pronúncia errada pode comprometer tudo o que você quer dizer (ainda mais quando estamos conversando com algum nativo).

Outra dica, agora para treinar o speaking, é cantar junto com a música.

Não tenha vergonha! Você pode até usar um microfone sennheiser e906 para gravar a sua voz e ver se está realmente falando as palavras da maneira correta.

2 - Ouça, cante e leia músicas em inglês

3 – Faça anotações de palavras desconhecidas

Como dissemos anteriormente, nos deparamos com palavras em inglês o tempo todo. Se você está treinando com os filmes e músicas, é provável que irá ver ainda mais termos e alguns deles desconhecidos.

Isso é normal. Mesmo quem faz anos de escola de idiomas não vai conhecer todas as palavras. Se não conhecemos nem todos os termos em português, imagina em inglês!

Por isso, uma dica é anotar as palavras que você não conhece e não entendeu o significado. Você pode usar um adesivo redondo personalizado e escrever neles as palavras para não esquecer de procurar.

Depois, pegue o dicionário e escreva o significado. Lembre-se que algumas palavras podem ter mais de um significado, dependendo do contexto.

4 – Converse com os seus amigos em inglês

Nada como um encontro de amigos para colocar o papo em dia, contar as novidades da vida e rir um pouco das lembranças do passado.

Que tal fazer tudo isso em inglês? Sim, chame os seus amigos para fazer um encontro todo em inglês, para que vocês treinem o seu speaking and listening tudo de uma vez.

Inclusive, vocês podem combinar um encontro periódico, justamente com esse objetivo. Não vai demorar muito para que você perceba uma fluidez maior nas conversas.

5 – Faça viagens para países que falam inglês

Está pensando em fazer aquela viagem de férias, mas ainda não decidiu o destino? Agora é o momento para começar o seu planejamento e de quebra melhorar o seu inglês!

Então, tire do armário aquela sua mala antiga de viagem e conheça alguns países onde você pode treinar o idioma:

  • Estados Unidos;
  • Inglaterra;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • África do Sul;
  • Canadá;
  • Entre outros.

Independentemente do país que você decidir viajar, qualquer lugar do mundo vai ter alguém que entende o inglês. Daí a importância de falar bem a língua, para conseguir se comunicar com outras pessoas em todos os cantos do planeta!

Aliás, se for passear para algum lugar, busque por um transporte executivo bilíngue, mas que tenha o inglês.

Assim, mesmo que você esteja na China e não conheça nada de mandarim, com um guia bilíngue, é possível se situar e ainda aprender mais sobre o país.

6 – Acompanhe artistas internacionais nas redes sociais

Outra forma de melhorar o seu inglês é acompanhando os seus artistas internacionais preferidos nas redes sociais. É bem comum que pessoas famosas publiquem conteúdo nessas plataformas, principalmente no Twitter e Instagram.

Dessa maneira, você pode acompanhar as novidades da vida do seu artista e ainda aprender novos termos em inglês.

Inclusive, o Twitter é um ótimo lugar para saber como usar as abreviações informais. Por exemplo, você sabia que o sujeito “You” pode ser substituído apenas pelo “U”?

Claro que você sempre deve verificar onde as abreviações cabem, assim como no português. Por exemplo, se você está querendo melhorar o seu inglês para passar em uma prova, tem que usar a linguagem formal.

No entanto, nas redes sociais, a comunicação é bem mais livre.

7 – Leia livros em inglês

Todo mundo sabe que a melhor forma de estudar é mergulhar nos livros. Isso vale também para o aprendizado de uma nova língua.

Para quem deseja um emprego dos sonhos, o ideal é ter um ambiente de estudo para concurso e, além disso, focar nas obras mais recomendadas para a prova, afinal, alguns editais pedem a leitura de livros estrangeiros específicos.

Se não for o seu caso, pode começar a treinar o inglês com algum livro que você goste bastante e seja escrito originalmente na língua inglesa.

Comece com algumas histórias mais curtas e, aos poucos, vá aumentando a quantidade de leitura. Daqui um tempo, você irá até preferir ler as obras em suas línguas originais, pois muita coisa pode se perder na tradução.

8 – Se possível, faça um intercâmbio

O intercâmbio é com certeza a melhor maneira de melhorar o seu inglês. 

Afinal de contas, diferentemente de uma viagem de férias, você irá conviver alguns meses no país estrangeiro e ter que falar o idioma o tempo todo, além de aprender mais sobre a cultura local.

Hoje em dia, há vários programas de intercâmbio que você pode encontrar na internet ou ver anúncios em impressão digital a3

Mas tenha cuidado! Dê preferência para empresas com experiência na área e que sejam de confiança, para que todo o seu intercâmbio seja planejado da melhor maneira possível. 

Assim, você não corre risco de ficar na mão em um país desconhecido.

8 - Se possível, faça um intercâmbio

9 – Troque o idioma do seu smartphone

A melhor maneira de aprimorar o seu aprendizado em uma nova língua é pensar no idioma. Você pode fazer isso de uma maneira simples: indo até às configurações dos seus dispositivos móveis, como o smartphone, e escolhendo a opção “inglês”.

Acredito que você use o seu celular todos os dias, certo? Então nada melhor do que ter contato com a língua diariamente, só trocando o idioma.

Depois, tente fazer isso com seus outros eletrônicos, como tablets, videogames, controle da televisão, rádio do carro. Pronto! Você estará imerso(a) no mundo da língua inglesa.

10 – Fale sozinho ou na frente do espelho

Pode parecer besteira, mas falar sozinho te ajuda sim a melhorar o seu inglês.

Não precisa ficar com vergonha. Sabe aquele momento em que não estamos fazendo nada em casa? Pois bem, vá até um espelho e comece a conversar. Treine uma conversa, uma apresentação ou conte uma história para você mesmo.

Garanto para você que vai ser muito produtivo. Além disso, você irá perceber o modo como articula as palavras e perder a vergonha de conversar em inglês com outras pessoas.

Conclusão

Está pronto para se tornar um verdadeiro expert na língua inglesa? Aprender um novo idioma ou se aperfeiçoar em uma linguagem que você já conhece é um processo contínuo, que requer prática e uma frequência de estudos. 

Mas você não precisa associar isso com longas horas sentado em uma biblioteca. Pelo contrário, você tem a oportunidade de melhorar o seu inglês de uma maneira muito divertida e dinâmica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

7 dicas para ir bem nas entrevistas

7 dicas para ir bem nas entrevistas

Saúde mental a importância de ter

Saúde mental: a importância de ter