in , , ,

110v e 220v: Entenda mais sobre voltagens

110v e 220v Entenda mais sobre voltagens

Um assunto que gera dúvidas em muitas pessoas ao redor do país e do mundo, são os tipos de voltagens, e saber a diferença entre elas pode ser um desafio, principalmente, entre 110v e 220v.

Sendo assim, hoje abordaremos sobre as vantagens e entenderemos suas peculiaridades.

Não é à toa que tantas pessoas se confundem quando pensam em tipos de voltagem, e quando envolve tensão elétrica, corrente elétrica, interruptor e outros elementos comuns do meio, só aumenta o número de dúvidas.

Porém, é extremamente comum que todos vejam tais termos e critérios como um monstro de sete cabeças, sendo que na verdade é apenas falta de costume ou de conhecimento mesmo. 

Portanto, caso precise de conhecimento muito específico, pegue um cartão de visita eletricista e tire algumas dúvidas com eles.

Entretanto, é interessante ter em mente, ao menos, as funcionalidades e a melhor forma de utilizar as voltagens mais usadas, principalmente, quando pensamos que elas são comumente utilizadas no mundo todo, sendo essenciais caso você, por exemplo, viaje.

Sendo assim, para entender um pouco mais sobre ambas as voltagens, é necessário ter um conhecimento básico sobre alguns assuntos envolvendo eletricidade, por exemplo, o que é tensão elétrica.

Isto posto, confira no próximo tópico a explicação de alguns desses termos de forma simples, para que assim, você só chame um eletricista de manutenção industrial em casos de real necessidade.

O que é tensão elétrica?

De forma resumida, a tensão elétrica nada mais é do que uma força que empurra a corrente elétrica e é conhecida, pelo menos, normalmente, como voltagem, e é representada pela unidade de medida Volt (V).

E isso tem ligação direta às dúvidas das pessoas, afinal, ao comprar um eletrodoméstico, qual voltagem você deve escolher? E porquê? Para que isso fique mais claro em sua mente, você precisa saber o que é a corrente elétrica.

A corrente elétrica nada mais é do que uma forma de organização dos elétrons sendo impulsionados pela tensão elétrica, independentemente se está funcionando em um quadro de comando eletrico ou em um sistema comum.

Para exemplificar de forma mais simples e prática, podemos pegar como exemplo uma bateria comum, estilo que usamos em diversos dispositivos eletrônicos. 

Como você bem deve saber, ela possui dois pólos, um positivo e outro negativo. Sendo assim, em um dos pólos o número de elétrons será maior do que nos outros. 

Quando ligamos o interruptor, a tensão elétrica impulsiona a energia dos polos para que se movimentam, criando a corrente elétrica e fazendo com que o dispositivo funcione.

Esse é o princípio básico de como funciona a tensão elétrica e a corrente elétrica, seja em uma régua de tomada para rack ou em um sistema elétrico comum. Ressaltando que pode ficar muito mais complexo, mas o básico é esse.

Portanto, baseado nesse conjunto, existem cinco elementos necessários para gerar eletricidade em uma tomada, que são:

  • Fonte de Energia;
  • Interruptor;
  • Corrente Elétrica;
  • Tensão Elétrica
  • Carga e Receptor.

Agora que você já entende muito melhor como funciona um sistema elétrico, está pronto para saber como funcionam as voltagens 110v e 220v. Sendo assim, confira no próximo tópico qual a diferença entre ambas.

Qual a diferença entre 110v e 220v?

Visto que você já está melhor contextualizado com os tipos de voltagem, com certeza ficará mais fácil entender a diferença de ambos, principalmente quando pensamos que muitos termos devem ser conhecidos para um total entendimento do assunto.

A real diferença entre ambas as voltagens está na forma que foram realizadas as instalações elétricas no dimensionamento dos seus componentes, ou seja, a forma como é feita a tomada de rede ou o sistema elétrico.

Um bom exemplo é que mesmo que a tensão em dois dispositivos, um com voltagem 110v e o outro 220v, seja a mesma, a capacidade dos fios que transportarão a energia das voltagens 220v são maiores que as de 110v.

Em poucas palavras, usamos como exemplo um micro-ondas. Mesmo que a potência do eletrodoméstico seja alta, se utilizar uma instalação de 220v, será necessária uma corrente elétrica muito maior para que o aparelho funcione corretamente

Qual a diferença entre 110v e 220v?

Da mesma forma que uma instalacao eletrica ou aparelho, será necessário fios de espessura maior para que o aumento de corrente aconteça de forma eficiente. 

Assim, o diâmetro dos fios pode ser menor, compensando a potência da corrente elétrica.

Portanto, embora não seja tão confuso, é importante se atentar a quais aparelhos funcionam em qual voltagem. 

Um aparelho que necessita de 220v para operar bem, pode utilizar de uma tomada a 110v, porém, a potência do mesmo será um pouco prejudicada.

Já o inverso pode não suportar a alta voltagem e causar danos ao aparelho, podendo até deixá-lo inutilizado por um tempo.

Sendo assim, sempre verifique a caixa de tomada para ter certeza de qual é a voltagem que está sendo utilizada.

Uma das alternativas que tem sido muito bem aplicadas no decorrer dos anos é o aparelho ser bivolt e funcionar em ambas as voltagens, sendo necessário que você apenas regule qual tensão será utilizada durante o uso do mesmo.

Outro argumento interessante é que as pessoas muitas vezes acreditam que existe uma voltagem melhor do que a outra, sendo que na verdade, tudo dependerá da instalação que será feita e a potência dos equipamentos que serão utilizados no lugar.

Mesmo que seja feita uma excelente montagem de quadro eletrico, a voltagem de 110v é bem mais segura.

Visto que se uma pessoa tomar um choque dela é bem menos doloroso e prejudicial do que uma 220v. Porém, em ambas as voltagens, acidentes elétricos são perigosos, portanto, cuidado.

Tipos de tomada

Existem diversos tipos de tomadas espalhadas no mundo, e em cada continente se encontra um padrão mais utilizado do que outros. 

Lembre-se que a maioria dos aparelhos é criado seguindo essa regra para que não haja problemas na hora que um cliente faça sua utilização.

Sendo assim,iremos destacar brevemente algumas delas e quais são as mais comuns dentro de cada região. 

Porém, para se ter uma exemplificação mais detalhada sobre cada uma, é necessário um catálogo que as ordene.

01 – Tomadas do tipo A e B

Essas tomadas são bastante conhecidas, principalmente, pelas pessoas que costumam comprar produtos de outros países, e durante muito tempo, ela era bem comum no Brasil. Ela é bem mais utilizada na América Central, América do Norte e Japão.

Composta por dois pinos achatados e que se posicionam lado a lado do outro, nem sempre são do mesmo tamanho, podendo um ser maior do que o outro. 

Em alguns casos específicos, possui entrada para fio terra, facilitando a vida de muitos usuários.

02 – Tomadas do tipo C

Tomada bastante usada na Ásia, América Central e Europa, comum para muitas pessoas que compram tecnologia de outros países, como alguns dispositivos ou aparelhos, por exemplo, videogames de última geração.

Composto por pinos arredondados e que ficam paralelos. Diversos ajustes e alterações foram realizadas por medidas de segurança.

Porém, o seu encaixe não é perfeito, e dessa forma, é bastante difícil de plugar e igualmente difícil de retirar da tomada.

02 - Tomadas do tipo C

03 – Tomadas de Tipo E e F

Essas tomadas seguem o mesmo estilo da tomada C, porém, mudam um pouco a sua base, sendo os pinos iguais, ao invés de uma base mais reta, o comum de se ver é uma mais arredondada.

Ambas são encontradas em países diferentes, sendo a primeira mais facilmente encontrada na França, Polônia, Eslováquia, Bélgica e República Tcheca.

Já a segunda, é muito mais comumente encontrada em países como Alemanha, Grécia, Holanda, Portugal, Noruega, Rússia, Suécia, entre outros.

Considerações finais

Portanto, entendemos as diferenças entre as voltagens de 110v e 220v, além de compreender a fundo como funcionam, o que é uma corrente elétrica, tensão elétrica, o funcionamento básico de um sistema elétrico e vários tipos de tomada.

Claramente, existem outros tipos com suas funcionalidades e forma de serem aplicadas, porém, as tomadas dependem muito do país, regras e padrões impostos.

Não necessariamente uma é melhor do que a outra, apenas atinge diferentes necessidades de cada empresa e aparelho na qual está sendo utilizada. 

Visto que entendendo melhor sobre um sistema elétrico, fica fácil compreender como que a voltagem pode ser importante.

Isso para momentos simples como a compra de eletrodomésticos, assim como a qual tomada utilizar para carregar seu celular durante uma viagem evitando assim que seu aparelho seja danificado por causa de um deslize.

Sendo assim, sempre que possível, relembre as diferenças de cada um e espalhe essa informação para mais pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Webinar Conheça sua importância! 

Webinar: Conheça sua importância! 

Por que o remarketing é importante numa estratégia

Por que o remarketing é importante numa estratégia?