in , ,

5 dicas para aprender online 

5 dicas para aprender online 

De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, realizado pelo Instituto Semesp, o número de alunos que optam por aprender online tem crescido exponencialmente nos últimos anos. 

Sendo que apenas em 2019, essa modalidade chegou a 19,1% de crescimento em comparação com os anos anteriores.

E ainda que esse aumento tenha sido potencializado graças ao advento do período pandêmico, o número de novas matrículas no ensino superior presencial tem apresentado uma queda constante desde 2019. 

Esse padrão se repete tanto nas instituições públicas, quanto nas privadas.

A pesquisa também mostra que o público interessado em ambas as modalidades de ensino são bastante diferentes. 

Isso porque, enquanto os cursos presenciais são preferidos pelos alunos entre 19 e 29 anos, o EAD é majoritariamente cursado por adultos entre 30 e 44 anos.

Conclui-se que, cada vez mais, a busca pela especialização profissional e o aprimoramento do conhecimento técnico tem sido uma prioridade para os brasileiros.

Maiores desafios de aprender a distância

O ensino à distância apresenta inúmeras vantagens para os alunos que optam por essa modalidade de ensino.

Afinal, o EAD concede mais flexibilidade na rotina de estudo, auxilia na otimização do tempo, proporciona uma economia financeira importante e ainda ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional.

No entanto, nem tudo são vantagens. Em conjunto com os múltiplos benefícios oferecidos por esses cursos, estudar sozinho e em casa também apresenta diversos desafios para quem encontra no ensino à distância, uma forma de se aperfeiçoar profissionalmente.

Entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes, as mais comuns são:

  • Má administração do tempo;
  • Falta de concentração;
  • Aparecimento de distrações constantes;
  • Problema com o estabelecimento de rotinas;
  • Dificuldade com o comprimento do cronograma de estudos.

Todos esses aspectos podem representar um atraso na aquisição dos conhecimentos e na obtenção do almejado diploma. Contudo, eles não significam necessariamente que o curso e carreira almejados não são para você. 

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a se adaptar muito melhor ao ensino à distância.

Como otimizar o aprendizado online

Todo mundo possui rotinas profissionais e pessoais diferentes, hábitos distintos e preferenciais muito particulares. Do mesmo modo, os costumes no momento do estudo e a forma de aprender, também podem variar muito de um aluno para o outro. 

Por isso, é muito importante encontrar as estratégias que melhor combinam com você.

Assim, mesmo que você esteja com dificuldades de se adaptar à nova rotina de estudo EAD, as seguintes dicas podem fazer com que esse processo se torne muito mais proveitoso e otimizado.

Como otimizar o aprendizado online

1. Defina um horário e prioridades

Pré-determinar um horário e local específico para realizar esse estudo é fundamental para auxiliar no processo de estabelecimento de uma rotina de estudo mais sólida. Isso ajuda o seu cérebro a compreender que aquele é um momento de se concentrar e ter mais atenção.

Além disso, também é muito importante determinar as competências que necessitam de mais atenção ou tempo de estudo – como no caso das pessoas que fazem faculdade de marketing, o “controle de leads” ou o “Inbound marketing”.

2. Familiarize-se com o seu processo de aprendizado

Ao contrário do que muitos acreditam, o processo de aprendizagem das pessoas é bastante particular, podendo se diferenciar muito entre os alunos de uma mesma sala de aula. 

Por isso, o estudo à distância é tão vantajoso para as pessoas, pois esse processo pode ser adaptado.

Contudo, para isso, é fundamental que os alunos se familiarizem com os sistemas que melhor funcionam, permitindo a captação das informações mais facilmente e garantindo um entendimento mais amplo da matéria.

Por exemplo, alguns alunos aprendem melhor através da prática do que da teoria. 

Por isso, além de ler as apostilas obrigatórias da faculdade, você também pode baixar programas e simuladores – como os sistemas de crm gratuitos – e colocar em prática todos aqueles conhecimentos adquiridos.

3. Evite interrupções desnecessárias

Estudar em casa envolve a presença de familiares, crianças, barulhos que normalmente não teriam em um ambiente escolar, e diversas outras distrações que podem comprometer o rendimento dos seus estudos.

Até mesmo a internet utilizada para o aprendizado sobre o crm, por exemplo, pode acabar sendo uma fonte de distração. 

Desta forma, além de pedir para que as pessoas respeitem esse momento de estudo, existem aplicativos que bloqueiam temporariamente as redes sociais e o uso de determinados sites.

Assim, você pode ter certeza de que não haverá nenhuma interrupção ou distração que interferirá na obtenção de conhecimentos.

4. Estabeleça metas diárias

Aprender uma matéria nova pode levar a um leque de terminologias e assuntos distintos, que passam a integrar sua meta de estudos e que, se não administradas corretamente, podem acabar atrapalhando sua motivação e produtividade.

Por isso, em conjunto à baixar diversos programas – como o crm online gratis, para empreendedores, ou os softwares de design sugeridos pelo seu curso – e ainda conciliar tudo com as demais matérias, você pode definir como meta a conclusão mais apropriada.

Assim, você terá um planejamento mais realista e efetivo, sem ficar sobrecarregado ou desmotivado com os estudos.

4. Estabeleça metas diárias

5. Faça anotações

Ainda que você seja um aluno muito prático e prefira aprender sobre as ferramentas digitais – como o comercial crm – por meio do uso desses mecanismos, a realização de anotações sobre o conteúdo aprendido é essencial para ajudar a fixar a matéria na memória.

Desta forma, além de anotações, gráficos e textos, invista na solução de exercícios – mesmo quando eles não forem obrigatórios.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica

Como fortalecer a presença digital da sua empresa

Como fortalecer a presença digital da sua empresa