in , ,

5 dicas para escolher a cor de cada ambiente da sua casa

5 dicas para escolher a cor de cada ambiente da sua casa

Escolher a cor adequada para cada ambiente pode parecer simples, mas quando você vai comprar a tinta é que as dúvidas começam a aparecer.

Por conta disso, muitos optam apenas pelo branco, e acabam perdendo a oportunidade de personalizar os cômodos e dar a eles uma atmosfera mais adequada.

De fato, o branco é uma boa opção, afinal, ele combina com qualquer tamanho de imóvel, tipo de decoração e ainda contribui com uma boa iluminação.

Mas talvez ele não atenda aos objetivos do seu projeto, e aquela decoração que poderia ficar perfeita, acaba sendo descaracterizada.

Saber usar as cores nesse momento é vantajoso, uma vez que você escolhe aquelas que mais combinam com cada cômodo, e que de quebra ainda enriquecem o décor.

Consultar um arquiteto ou um designer de interiores pode ajudar, mas com um pouco de informação como as que vamos passar neste conteúdo, é possível decidir tudo sozinho.

Para isso, você precisa entender como as cores influenciam nos ambientes, quais são os significados delas e quais são as mais recomendadas para cada ambiente. Quer sair do branco básico e se jogar nas cores da sua casa? Continue a leitura do texto!

Como as cores influenciam os ambientes?

A influência das cores nos ambientes também dependem do impacto que elas têm nas pessoas, que estão relacionados a fatores subjetivos.

Isso também muda, dependendo da intensidade com que uma cor é usada, se estão mais destacadas ou presentes apenas nos pequenos detalhes.

De qualquer forma, cada cor remete a uma sensação, o que torna fundamental considerar os efeitos que podem causar na hora de escolher as que irão compor cada cômodo.

O vermelho, por exemplo, é uma cor marcante e poderosa, que combina com um piso taco de madeira e chama a atenção de quem circula pelo ambiente.

Seu efeito é capaz de aumentar nossa pulsação e causa a sensação de que o tempo está passando mais rápido.

O rosa é um derivado do vermelho, mas nos estimula menos do que sua cor de origem. Entretanto, se usado de maneira predominante pode deixar o ambiente cansativo.

O azul, por sua vez, é uma cor com efeito calmante, que ajuda a pessoa a pensar com clareza e a se concentrar melhor.

O amarelo é a cor dos sentimentos, e estes são muito mais impactos do que o corpo ou a mente. É capaz de levantar o ânimo e melhorar a autoconfiança, pois é a cor do otimismo.

Entretanto, assim como qualquer outra, é necessário ter cautela em sua aplicação, visto que pode gerar a sensação de ansiedade.

O laranja é uma cor secundária, proveniente da mistura do vermelho com amarelo, e estimula reações físicas e emocionais.

Traz mais conforto físico, diversão e sensualidade, mas se você está pensando em usá-la em reformas de casas, é necessário dosar para equilibrar a sensação dentro dos cômodos.

O verde é uma boa opção por se tratar de um tom mais agradável aos olhos, ou seja, ele se ajusta à nossa visão. É por isso que está associado ao equilíbrio e ao bem-estar.

O roxo ou violeta ajuda a elevar os níveis de consciência, e por essa razão, é considerada a cor da espiritualidade. Ela estimula a meditação e a introspecção, e ainda assim, deve ser usada com bom senso, para não deixar o espaço deselegante.

O cinza é uma cor que não causa efeitos emocionais, mas se usado em excesso, pode provocar uma sensação de monotonia.

O preto, apesar de estar associado à escuridão, quando bem aplicado, torna o cômodo mais discreto e elegante. Sua cor oposta, o branco, simboliza pureza e limpeza, sendo ótimo para causar sensação de amplitude em cômodos menores.

Por fim, temos o marrom, que é a mistura do laranja com o preto. Está associado à natureza e suas riquezas e causa sensação de conforto.

Como as cores influenciam os ambientes?

As cores e seus significados

Agora que você já sabe como algumas cores influenciam no ambiente, vamos mostrar os significados delas. Entre as nossas escolhidas estão:

  • Branco;
  • Amarelo;
  • Rosa;
  • Marrom;
  • Preto.

Para começar, o branco representa a paz, purificação, clareza e inocência. Essa cor ainda é conhecida por transmitir calma e atingir o equilíbrio. No Ocidente, também representa alegria.

O amarelo transmite sensação de luz e calor, e aplicado a uma parede de gesso divisória, estimula o raciocínio e a criatividade. Retrata a alegria, otimismo e jovialidade.

O rosa, por sua vez, é a cor do romantismo e da delicadeza, e é sempre muito associado ao universo feminino. Diferentes tons de rosa podem ter significado diversos, mas de modo geral, significa amor e inocência.

Já o marrom é a cor da terra e expressa segurança, tranquilidade, conforto e maturidade. Seu significado está relacionado a tudo o que é natural e ajuda na construção de um estilo de vida mais saudável.

Por fim, o preto é resultado da absorção de todas as radiações do espectro solar. Na cultura ocidental, representa a morte, o isolamento, ao mesmo tempo em que é considerada uma cor elegante e sofisticada.

Todas elas podem ser aplicadas em seu projeto, seja em uma parede de bloco de gesso ou em outras superfícies, e na sequência, vamos te mostrar como.

Como aplicar as cores em seu projeto?

Para te ajudar a usar as cores que mencionamos no tópico anterior na sua casa, saiba quais delas são mais adequadas em cada cômodo:

1. Iluminando a sala de estar

Seja na parede ou na decoração, muitas cores podem ser usadas em sua sala de estar. Mas pode se tratar de um espaço onde você vai receber suas visitas, o ideal é que ele seja amplo e bem iluminado.

Por isso, a melhor opção para este cômodo é o branco. Você pode usar outras cores, mas, pelo menos na pintura, o branco é mais apropriado.

Uma tinta para sala branca confere mais beleza e luminosidade ao ambiente, o que o deixa mais agradável para se reunir com a família e os amigos.

Se você optar por seguir essa dica, pode equilibrar o espaço com móveis de outras cores ou móveis de madeira.

2. Cozinha mais alegre

O amarelo é uma ótima opção para qualquer cômodo, mas especialmente na cozinha, ele proporciona uma iluminação agradável, desde que usado em tons mais claros dessa cor.

Você não precisa e nem deve usar o amarelo em todo o cômodo, muito pelo contrário. Escolha, por exemplo, uma peça da mobília de destaque nessa cor, como a mesa da cozinha ou os armários.

Nem sempre temos ânimo para cozinhar, principalmente no final do dia, depois do trabalho. Mas o amarelo é capaz de nos deixar mais motivados, e sua cozinha vai se tornar um ambiente mais estimulante.

3. Conforto do quarto

O quarto é o cômodo mais importante da sua casa, pois é nele que você dorme e recupera as energias para o dia seguinte.

Várias cores podem ser usadas nele, como o rosa, mas sempre em tons neutros, em especial para combinar com os moveis planejados quarto casal.

O rosa em tons mais delicados traz conforto e aconchego para o ambiente. Ele pode ser usado nas paredes. Mas, se você preferir, pode pintá-las de branco e apostar no rosa em outros elementos, como na cortina e edredons.

3. Conforto do quarto

4. Melhores cores para o banheiro

O banheiro depende muito das cores do piso e do revestimento que você usou. Se o espaço for muito pequeno, procure usar tons claros e aposte em cores mais escuras nos demais componentes.

Por exemplo, se você usou material para pintura branco no teto e revestimento da mesma cor, pode investir em um box de vidro marrom.

Além de quebrar a monotonia de estar tudo na mesma cor, seu banheiro ficará muito mais bonito. Aproveite para usar outros elementos da mesma cor, como prateleiras de madeira.

5. Preto no escritório

O escritório é o seu ambiente de trabalho dentro de casa e ele precisa colaborar com a sua concentração. Ademais, quem recebe clientes em casa precisa de um espaço ainda mais bem elaborado.

O preto é a cor ideal para equilibrar o ambiente. Ele não deve ser usado no cômodo todo, mas pode ser aplicado em algumas peças da mobília, como por exemplo, em uma poltrona ou na cadeira que você usa para trabalhar.

Além de trazer mais sobriedade para esse cômodo, pode combinar perfeitamente com aquele papel de parede masculino que você gostaria de aplicar.

Conclusão

As cores são nossas aliadas para criar a atmosfera perfeita dentro de cada cômodo da casa. Elas têm significados distintos e despertam diferentes sentimentos.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre elas e de que forma podem ser usadas na decoração do seu lar. Agora é só escolher qual atende às suas necessidades e gostos para colocar a mão na massa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copywriting entenda mais sobre

Copywriting: entenda mais sobre

Macramê o que é e como usá-lo

Macramê: o que é e como usá-lo