in , ,

5 ferramentas que são úteis para estudo 

Tecnologia tem se mostrado aliada do aprendizado

Tecnologia tem se mostrado aliada do aprendizado

Durante algum tempo a tecnologia foi vista como vilã dos estudos, ainda mais para as crianças pequenas.

De acordo com reportagem do G1, os estudantes menores estão se tornando impacientes na hora de escrever a mão, por exemplo.

Tanto que na França, em 2018, o uso de celulares foi proibido para evitar as distrações e fazer com que os alunos foquem nas aulas. 

No entanto, no último ano, por conta da pandemia, ela se mostrou como uma solução para manter os aprendizados.

Até porque, com o fechamento das escolas, seria impossível para muitos estudantes continuar aprendendo sem o uso de uma plataforma, ainda mais os vestibulandos. 

A boa notícia é que existem várias ferramentas gratuitas que podem ajudar os jovens a estudar e, assim, concorrer a uma vaga em uma instituição pública, independentemente da matéria. Veja só!

1 – Simulado Já ENEM

Apesar de o governo ainda não ter decidido se e quando vai ter ENEM, quem deseja utilizar essa prova para ingressar no ensino superior precisa ficar de olho.

Vale notar que o ENEM não é um vestibular comum, pois a concorrência tem abrangência nacional. Sem contar que o formato é diferente de outras provas. 

Para isso, vale a pena baixar o Simulado Já ENEM. É um aplicativo que reúne questões de provas anteriores e, por esse motivo, ajuda a entender o que pode e como pode ser cobrado. 

2 – Microsoft  Teams

Utilizado principalmente para videoconferência gratuita nas empresas, o Microsoft Teams também é muito útil para os estudantes. 

Além de permitir as reuniões virtuais, a plataforma possui recursos importantes. Um deles é a transcrição, ou seja, o acionamento de legendas que garante acessibilidade a todas as pessoas.

Outro ponto positivo do aplicativo é poder criar salas simultâneas. Em geral, os professores aproveitam a funcionalidade para dividir os estudantes e, assim, fazer com que interajam. 

Outra vantagem importante é que o Teams permite fazer chamadas com bastante segurança e estabilidade. Ou seja, há menos riscos de o encontro sofrer com algum problema na tecnologia em si. 

Vale destacar ainda que a ferramenta tem integração com outros aplicativos, como Kahoot!, Flipgrid e muito assim.

Dessa forma, os participantes podem se organizar para fazer atividades mais dinâmicas, ao mesmo tempo em que aprendem.

3 – Duolingo

Para quem pretende aperfeiçoar o inglês ou outro idioma, o Duolingo é uma ótima ferramenta. Ele possui um layout simples e intuitivo, o que facilita até para quem não tem o costume de usar aplicativos de ensino. 

Apesar de ter uma versão paga, a ferramenta já tem várias funcionalidades gratuitamente. Além de conteúdos de gramática, o Duolingo tem bastante vocabulário.

Uma das grandes vantagens é que ele trabalha com metas. Ou seja, o estudante pode colocar o quanto quer gastar de tempo por semana para o estudo do idioma e, a partir disso, receber notificações. 

3 - Duolingo

4 – Geekie Game 

Única plataforma credenciada pelo MEC, Geekie Game possui vários conteúdos que podem ajudar os estudantes em período que estão em ano de vestibular.

O sistema tem aulas on-line, exercícios e até simulados do ENEM. 

Assim como outros aplicativos, ele tem formato gamificado.

Ou seja, o usuário se sente em um jogo que para passar de fase ou ganhar pontos precisa realizar determinadas tarefas. Isso ajuda a deixar o estudo mais dinâmico e leve. 

5 – Trello

Embora não seja uma plataforma, o Trello pode ser muito útil para quem deseja e precisa estudar pela internet.

Ele é uma versão do Kanban, um método de organização japonês que permite saber o que foi feito, o que deve ser feito e o que será feito. 

O Trello possibilita que os estudantes coloquem prazos nas atividades. Assim, eles conseguem se organizar de maneira mais fácil e otimizar os estudos. 

Viu só como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos estudos? Então, por que não dar uma oportunidade a ela?

Depois da experiência durante a pandemia, é provável que as escolas e professores utilizem cada vez mais ferramentas para atrair os estudantes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinco diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado 

Cinco diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado 

Como fidelizar clientes com as estratégias do marketing digital 

Como fidelizar clientes com as estratégias do marketing digital