in

5 motivos para fazer um curso de secretariado escolar

5 motivos para fazer um curso de secretariado escolar

O secretariado escolar tem como principal objetivo formar especialistas preparados para atuar com a coordenação, planejamento, desenvolvimento e gestão de várias atividades administrativas dentro de uma escola.

Atividades essas que são fundamentais para instituições de ensino públicas e privadas.

O curso da área pode ser bastante útil para pessoas que desejam se especializar no tema ou mesmo aprender uma nova função, além de poder ser um pontapé para quem deseja iniciar a carreira em locais educacionais

Para tornar-se secretário(a) escolar, é necessário realizar um curso especializado, com aulas para o desenvolvimento de técnicas de arquivamento, organização, registros, protocolos e escrituração. 

Além disso, os profissionais também aprendem a realizar a gestão contábil, comunicação interpessoal, bem como diretrizes de legislação escolar.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos online de secretariado escolar. Afinal de contas, a internet é um mar de informações – basta digitar qualquer coisa, como calibrador pneu digital, para encontrar vários sites especializados sobre o tema.

O mesmo ocorre com os cursos online. No entanto, é preciso escolher organizações com credibilidade, que ofereçam uma grade de horários adequada e aulas de qualidade.

Para se especializar na profissão, é preciso ter realizado um curso que proponha o desenvolvimento de habilidades e de todas as competências necessárias para lidar com a gestão escolar. 

Além do mais, é essencial o ensinamento de regimes dentro de uma instituição de ensino, assim como a realização de funções administrativas e pedagógicas.

Desse modo, por meio de uma metodologia eficaz, qualquer pessoa pode se tornar um profissional qualificado para atuar como secretário escolar, ajudando na tomada de decisões importantes, contribuindo para o sucesso da organização.

No artigo de hoje, conheça alguns dos principais motivos para fazer um curso de secretariado gratuito escolar e as oportunidades da profissão. Continue lendo!

1 – Aprimoramento do currículo

O curso de secretariado escolar pode ser feito em várias modalidades (bacharelado e tecnológico), sendo uma oportunidade de aprimoramento do currículo. 

Nesse sentido, é possível alcançar melhor recolocação no mercado de trabalho, ainda mais com os conhecimentos sobre questões administrativas.

Por exemplo, um profissional que saiba como gerenciar um Sistema de Exaustão para a segurança das escolas terá muito mais chances de ser contratado. 

Por esse motivo, é fundamental realizar o curso de secretariado gratuito, que irá ensinar todos os pormenores quanto à gestão escolar, incluindo na área de proteção.

Além disso, tanto no curso de bacharelado quanto no tecnólogo, o profissional tem contato com várias disciplinas na área de Ciências Humanas, Sociais e Exatas, com destaque para contabilidade aplicada e administração.

Com isso, não apenas é possível trabalhar em escolas, mas o(a) secretário(a) pode ser contratado(a) para empresas, escritórios, bem como demais organizações que precisam de pessoas com conhecimento específico em rotinas burocráticas e administrativas.

Assim, o curso de secretariado pode servir para empreendimentos de automação industrial plc, fábricas de grande porte, clínicas médicas, entre outros.

1 - Aprimoramento do currículo

2 – Profissão atemporal

O(a) secretário(a) é visto como o braço direito da escola ou das empresas, pois o profissional auxilia em todo o universo executivo de gestão, organização e administração, além de oferecer suporte aos demais colaboradores.

Mesmo em questões mais simples, como separar a papelada para aprovar uma pintura residencial na escola, é fundamental o papel do secretário. 

Sendo assim, a profissão é atemporal e praticamente obrigatória.

Ou seja, as organizações não podem abrir mão dos secretários, visto que eles são os grandes responsáveis por manter “a casa em ordem”. 

Sendo assim, o curso de secretariado escolar pode ser uma boa opção para quem deseja uma boa posição no mercado de trabalho e excelentes chances de conseguir um emprego, já que a profissão é atemporal e tem destaque no mercado.

Inclusive, importante ressaltar que a carreira de secretariado ocupa o terceiro lugar entre as profissões mais promissoras de todo o mundo. 

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de vagas para secretários, principalmente para pessoas com formação específica na área.

3 – Profissão regulamentada

O secretariado é devidamente regulamentado pela legislação brasileira desde setembro de 1985, conforme a Lei no 7377. Desse modo, os profissionais têm garantias de atuação, bem como direitos assegurados por lei, tanto para formação em bacharel quanto tecnólogo.

A norma também define as obrigatoriedades do secretariado, que incluem:

  • Planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;
  • Assistência aos gestores e executivos;
  • Coleta de informações para desenvolvimento de metas;
  • Redação de textos profissionais (também em idioma estrangeiro);
  • Interpretação e resumo de textos, documentos, etc;
  • Tradução de textos em idioma estrangeiro;
  • Registro e distribuição de expedientes;
  • Conhecimento de protocolos.

No caso do secretariado escolar, é preciso também seguir as atividades típicas de ensino, como organizar os melhores horários para cada professor usar a tela de projeção de escritório, organizar excursões, entre outros.

De acordo com a Lei no 7377, para o exercício de secretário, o profissional precisa ter registro prévio na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, mediante apresentação de documentos comprobatórios de conclusão de curso.

Por esse motivo, quem deseja ingressar no mercado de trabalho de secretariado precisa, obrigatoriamente, buscar um curso de formação.

4 – Bons salários desde o início da carreira

Outra vantagem de fazer o curso de secretariado escolar é a chance de conseguir bons salários desde o início da carreira. Assim, o profissional pode alcançar uma remuneração alta com a experiência.

Em média, o ganho inicial de um secretário escolar é de R$ 2 mil por mês, com variações dependendo da localidade, tamanho da organização e exigências do trabalho. 

Para quem domina com perfeição mais de uma língua, o salário pode chegar a até R$ 3 mil.

Por causa disso, recomenda-se que os interessados no ramo de secretariado busquem não só por cursos online de formação, mas também por conhecimentos em língua estrangeira, principalmente o inglês.

Isso porque muitos sistemas, como um monitoramento remoto de segurança, possuem especificações em idioma estrangeiro e o(a) secretário(a) tem a responsabilidade de conhecer os protocolos.

Além disso, é comum o atendimento a pessoas de fora do Brasil. Visto que o(a) secretário(a) é o primeiro contato dos estrangeiros, é primordial ter uma boa comunicação, para transmitir as informações corretas aos clientes, pais e/ou responsáveis de alunos.

5 – Diversidade de cursos de aprimoramento

Para quem já tem formação na área de secretariado, mas deseja se aperfeiçoar ainda mais, para conquistar sucesso na carreira e melhorar a remuneração, é possível encontrar diversos cursos de aprimoramento online.

Eles podem ser de idiomas estrangeiros (como o inglês e o espanhol), informática, contabilidade, etc.

Isso porque a profissão de secretário é muito ampla e, por isso, todo conhecimento é válido. Sendo assim, as pessoas que sabem instalar um interruptor de luz nas escolas e conhecem os devidos protocolos têm mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

O mesmo vale para conhecimentos em mais de um idioma, domínio de ferramentas de automação, saber usar corretamente os recursos dos computadores, entender um pouco mais sobre práticas pedagógicas, entre outras atividades.

Vale dizer que, em uma escola, o(a) secretário(a) também vai se deparar com várias tarefas manuais, como ajudar na instalação de uma fita led azul para apresentação de final de ano, fazer arranjos para eventos escolares, bem como muitos outros exercícios.

Portanto, é fundamental que o profissional seja muito versátil e tenha um aprendizado rápido, para poder auxiliar os gestores escolares, quando necessário, a fim de ajudar a escola da melhor maneira possível.

5 - Diversidade de cursos de aprimoramento

Conclusão

O curso de secretariado escolar é um dos mais procurados do mercado. 

Muito disso, deve-se à popularidade da profissão, sendo reconhecida pela grande disponibilidade de vagas de emprego, visto que não somente as escolas, mas empresas, indústrias, fábricas e escritórios precisam de um(a) secretário(a) para ajudar na gestão administrativa.

Com grande envolvimento em protocolos, organização de eventos, separação de documentos e tradução de relatórios, os secretários são os principais responsáveis por gerir as organizações de modo eficiente. 

Por esse motivo, eles são considerados o coração de todo bom empreendimento.

A profissão de secretariado é regulamentada desde 1985 e, com isso, vários colaboradores puderam ter seus direitos e deveres conhecidos pelas instituições no Brasil. 

Por isso, também é obrigatório a realização de curso específico na área, seja ele tecnólogo ou bacharel.

Hoje em dia, é possível encontrar vários cursos online de secretariado escolar, que podem ser realizados em modalidades a distância, de modo muito mais simples e prático. 

O ideal é escolher uma boa instituição, para ter acesso às principais disciplinas e contato com as diferentes áreas do conhecimento.

Como consequência, os profissionais podem se destacar no mercado de trabalho, alcançando sucesso e reconhecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/secretariado-escolar

https://sinsesp.com.br/lei-de-regulamentacao-da-profissao-de-secretariao/

https://institutoibe.com.br/entenda-mais-sobre-a-profissao-da-secretaria-escolar/

https://viacarreira.com/curso-de-secretariado/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é empreendedorismo

O que é empreendedorismo ?

Aprender inglês online

A importância de Aprender inglês online