in ,

5 profissões em ascensão

5 profissões em ascensão

As profissões em ascensão chamam a atenção de quem está escolhendo o que fará no futuro. Inclusive, algumas carreiras, que antes costumavam ser prestigiadas, já não ocupam a mesma posição entre os estudantes.

Tanto para quem vai prestar vestibular quanto para quem quer empreender, é importante saber quais são as profissões que estão se destacando atualmente.

Mesmo que você pretenda seguir outra carreira, é interessante conhecê-las, pois com essas informações, você pode ajudar seus amigos ou quem sabe mudar de ideia.

Com o passar do tempo e as mudanças na sociedade, os profissionais mais requisitados trocam de posição. Por isso, o que pode parecer uma boa escolha no momento, pode não ser daqui alguns anos.

Na próxima década, você estará 10 anos mais velho, será que vai ter disposição para mudar os rumos de sua carreira? É importante pensar nisso agora, principalmente para fazer uma escolha mais assertiva.

É claro que é importante trabalhar com o que gostamos, mas quem sabe entre essas profissões você não descobre o que ama?

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de escolher a carreira, como escolher, bem como mostrar quais são as profissões em ascensão. Confira!

Importância de escolher a carreira

Desde o momento em que os pais matriculam seus filhos em um colégio infantil particular ou público, as crianças começam a aprender sobre a vida, e isso inclui as profissões.

Inclusive, é normal que os pequenos aprendam com familiares e professores um pouco mais sobre os profissionais mais conhecidos, como médicos, bombeiros, dentistas, cientistas e outras funções que chamam a atenção da criançada.

No decorrer de toda a vida escolar, os conhecimentos aumentam e as aptidões aparecem, mas quando chegam ao ensino médico, começam as dúvidas.

Poucos crescem com a convicção do que vão fazer, visto que a maioria, em razão da pouca idade, não sabe qual caminho escolher.

Tomar uma decisão por impulso ou apenas para manter a tradição da família não é uma boa escolha, afinal, cada pessoa tem sua identidade, gostos e preferências, que nem sempre combinam com determinadas escolhas.

O ideal é conhecer o máximo de profissões possíveis e ir descartando aquelas que não te atraem. Todos os aspectos devem ser levados em conta, como função, mercado de trabalho, faixa salarial, como é vista pela sociedade, etc.

O jovem deve visitar algumas universidades para ver como as aulas são estruturadas e assim saber se elas são aquilo que ele imaginava. Também é interessante visitar empresas e conhecer profissionais do ramo, além de saber um pouco sobre o ambiente de trabalho.

Importância de escolher a carreira

Por exemplo, um jovem que pretende cursar Direito pode visitar os profissionais em uma sala de reunião advocacia. Assim poderá ver de perto como eles trabalham, o que pode ser decisivo para a escolha.

É uma forma de evitar anos de estudos e uma frustração com uma carreira que não trará felicidade e satisfação.

Os futuros profissionais precisam correr atrás de informação, pedir ajuda de amigos e familiares, bem como ampliar ao máximo os seus conhecimentos acerca daquilo que pretendem fazer pelos próximos 30 anos, pelo menos.

É muito tempo para trabalhar com alguma coisa que você não gosta, certo? Sendo assim, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para você escolher com calma a sua profissão.

Como escolher a carreira profissional

Para seguir um caminho de sucesso, é preciso tomar cuidado desde o momento da escolha. É assim que surgem bons gestores de empresa de motoboy e outras organizações, advogados, engenheiros, etc.

Para que esse momento seja mais tranquilo e assertivo, algumas dicas para escolher uma boa profissão são:

  • Pesquisar;
  • Fazer cursos de orientação profissional;
  • Visitar empresas;
  • Fazer testes vocacionais;
  • Exercitar o autoconhecimento;
  • Ser realista.

Pesquise muito sobre todas as profissões que chamam a sua atenção, sobre as universidades e sobre o que é feito em cada curso.

Geralmente, os estudantes têm uma visão superficial da profissão, por isso, veja como é a grade curricular, para escolher com precisão.

Mesmo pesquisando, algumas pessoas continuam indecisas, e para elas, uma boa solução são os cursos de orientação profissional. Eles colocam você em contato com seus gostos, talentos e aptidões, para que você descubra com quais áreas mais se identifica.

Conhecer o mercado visitando diferentes empresas, como uma de treinamento designado cipa, é uma forma de conhecer melhor o trabalho em si.

Assim, o aluno saberá todas as funções que um profissional pode exercer. Além disso, é o melhor caminho para analisar os prós e contras de cada profissão e saber o que você quer ou não enfrentar nos próximos anos.

Os testes vocacionais são questionários elaborados por psicólogos para identificar áreas que mais se adequam a cada perfil. Existem muitos tipos de teste disponíveis no mercado, inclusive, é possível encontrá-los na internet, mas o ideal é ter o apoio de um profissional na hora de realizá-lo.

Para ser um profissional feliz e bem-sucedido, é essencial saber o que gosta e o que não gosta de fazer, no que você é bom, para, assim, reconhecer seus próprios talentos.

Independentemente de você querer ser um médico que preste atendimento médico domiciliar, um tradutor ou qualquer outro profissional, veja se você consegue trabalhar sob pressão, se prefere um trabalho mais planejado, etc.

Não invista em uma carreira apenas por prestígio, ignorando suas vontades e necessidades. Durante todo o período da faculdade, mesmo que você estude em uma universidade pública, terá de investir tempo e dinheiro.

Analise a sua situação financeira, mobilidade e aptidões e veja se o curso escolhido vai compensar o seu esforço. Imagine-se atuando daqui a 10 anos, para ter certeza de que é isso mesmo que você quer.

Profissões em ascensão

Agora que você já conhece a importância de escolher bem uma carreira profissional e como fazer isso, vamos mostrar quais são as profissões que estão em ascensão.

São carreiras que têm um futuro dentro do mercado e que estarão em alta nos próximos anos. Então, dentre elas temos:

1. Direito

Os advogados são profissionais imprescindíveis para as pessoas e para as empresas, desde clínicas de limpeza de pele profunda profissional até os mais variados tipos.

São eles que defendem os nossos direitos e garantem uma sociedade mais justa. Essa profissão é muito vantajosa, porque o profissional pode seguir diferentes carreiras, como juiz, administrador, defensor público, entre outros.

Então, um bom motivo para fazer Direito é a chance de ter uma carreira de prestígio nas mais variadas funções.

2. Gestor de mídias sociais

O marketing digital está em alta e é o futuro para divulgação de marcas, sendo que um de seus principais canais são as mídias sociais.

Esse profissional aprende a lidar com essas plataformas, principalmente no que diz respeito à divulgação de marcas, produtos e serviços, bem como a se comunicar por meio delas de forma eficaz.

Usar essas plataformas é uma necessidade atualmente, assim como utilizar um cartão de visita fisioterapia, mas poucas empresas sabem como fazer.

Então, é uma profissão vantajosa porque serão profissionais muito requisitados e necessários para o sucesso de qualquer marca.

3. Biomedicina

O biomédico é um profissional que pode atuar em muitas áreas, mas tem sido muito importante nos trabalhos relacionados à estética. Além disso, possuem amplas possibilidades na atuação em pesquisas científicas.

3. Biomedicina

Elas estão relacionadas, principalmente, com o desenvolvimento de vacinas, algo que no futuro será extremamente importante para a humanidade.

Ademais, é  uma área muito vantajosa por se tratar de uma carreira em forte ascensão, o que garante ao profissional chances de boas colocações.

4. Engenharia de cibersegurança

Profissões relacionadas à tecnologia são as que mais se destacam atualmente, sendo que os gestores de cibersegurança têm papel fundamental na sociedade atualmente e no futuro.

Qualquer empresa, como um escritório de arquitetura especializado em ambiente de estudo adequado, precisa garantir a segurança de seus dados, informações e sistemas.

Esse é o trabalho desses engenheiros, sendo que ele é muito vantajoso, principalmente porque possui um mercado de trabalho amplo, visto que esses profissionais são necessários em qualquer tipo de empresa, dos mais variados tamanhos.

5. Ciências Contábeis

O contador é um profissional extremamente importante para pessoas e empresas, pois é ele que elabora demonstrações financeiras, controla essas movimentações, faz auditoria de registros contábeis, entre outras atividades.

É uma opção muito vantajosa porque possui alta empregabilidade, valorização, permite aos profissionais trabalharem em qualquer idade e ter seu próprio negócio, além de terem um mercado de trabalho em ampla expansão.

Conclusão

Além das profissões mencionadas aqui, existem muitas outras em ascensão. De qualquer forma, você conheceu aquelas que já estão em alta e continuarão sendo importantes nos próximos anos.

Com isso, fica mais fácil escolher que caminho seguir, e garantir que você será um profissional realizado, bem-sucedido e prestando um serviço importante para a sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Xadrez dicas e regras

Xadrez: Dicas e Regras

DJ: Entenda mais sobre a profissão!

DJ: Entenda mais sobre a profissão!