in , ,

5 vantagens do buzz marketing

5 vantagens do buzz marketing

Hoje em dia um dono de empresa ou um gestor de marketing já não pode ignorar a quantidade de estratégias, como o buzz marketing, tão promissoras quanto arriscadas.

Em outras palavras, elas prometem um ótimo resultado, sem sombra de dúvida. 

Porém, é preciso dominar todas as variáveis que estão em jogo, sob o risco de colocar os resultados a perder e acabar conseguindo um efeito que vai na contramão do esperado.

Por exemplo, uma marca da área de buffet corporativos pode facilmente utilizar um gatilho mental ou emocional que faça seu público-alvo ficar encantado com determinada campanha de marketing, gerando um compartilhamento em massa.

Contudo, como a solução prestada lida com alimentação, que é algo um tanto quanto delicado, vai ser preciso utilizar um elemento polêmico que não coloque em questão a idoneidade, a organização e até a higiene da empresa.

Neste sentido, aquela velha verdade do marketing de que “bem ou mal, é preciso que falem de mim”, não é tão assertiva quanto alguns pensam. 

Em relação ao chamado: personal marketing, ela pode fazer algum sentido, mas nem sempre será assim.

Mesmo no caso de uma pessoa, imagine um esportista que divulga que ganhou um troféu acrílico personalizado, isso certamente vai ter um efeito positivo. Já se ele tentar criar um buzz marketing em cima, entrará no risco de ter efeitos incontroláveis.

Quando falamos em um político ou qualquer pessoa que dependa fortemente de uma imagem ligada à moral e aos bons costumes, então a exigência se torna ainda maior, e as ações de marketing mais complexas.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as 5 vantagens que o buzz marketing pode trazer a qualquer tipo de marca, desde que ela saiba conciliar todos os aspectos que estão em jogo no momento da aplicação.

Ao mesmo tempo, resgatamos alguns conceitos indispensáveis para entender melhor do que se trata essa tática, qual sua importância no médio e longo prazo, bem como alguns conselhos sobre as boas práticas desse esforço todo.

O mais bacana é que hoje, com a internet e as redes sociais, qualquer segmento pode se beneficiar de um buzz marketing bem feito, seja para vender produtos populares ou serviços mais nichados como a fabricação de brindes corporativos sofisticados.

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como exatamente empreender uma ação de marketing que pode atrair a atenção de todos, gerando altos níveis de compartilhamento e de viralização, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

O que é qual a importância

Todo mundo já reparou que tem algumas celebridades, influencers digitais ou mesmo marcas que vivem “na boca do povo”.

Sendo assim, elas estão sempre gerando burburinhos que fazem as pessoas comentarem.

Na verdade, esse burburinho é uma das traduções possíveis para o buzz marketing, já que ele se trata exatamente do esforço de fazer com que as pessoas comentem deliberadamente um determinado produto ou serviço.

Assim, a ação ou campanha de marketing é criada com base em alguns gatilhos mentais e emocionais que os especialistas já sabem que têm forte apelo dentro daquele público-alvo, ou mesmo dentro da sociedade como um todo.

De fato, o fator cultural é fundamental nisso tudo, por exemplo, o brasileiro é um povo caloroso e inclinado para a informalidade, portanto, o uso de brindes para clientes é algo comum, mas em outros países eles poderiam ter um efeito diferente.

Neste sentido, os gatilhos mais comuns são os seguintes:

  • O efeito do segredo;
  • A força do engraçado;
  • O efeito do tabu social;
  • A força do incomum;
  • O efeito do chocante;
  • A força do contraditório.

O que é qual a importância

Só de descrever esses pilares já fica claro que a dose é fundamental, ou seja, que saber até onde ir é tão importante quanto conhecer o público de destino. 

Basta pensar que um efeito de tabu pode não apenas exagerar, como configurar-se crime. Já em termos de importância, podemos falar da questão da maturidade da marca. 

Seja no sentido de começar a crescer em uma curva acima das anteriores ou para quem está começando, esse passo ajuda a marca a se conhecer, como ficará claro adiante.

A questão da assertividade

Falamos sobre como o buzz marketing pode ajudar a viralizar uma campanha, que é quando ela atinge altos índices de compartilhamento, o que é muito difícil de conseguir.

Realmente, essa é uma das principais funções dele, afinal, ninguém ia querer correr o risco ou se esforçar tanto com o buzz marketing se ele não tivesse esse potencial ou se fosse para continuar no ostracismo e nas sombras.

De qualquer modo, em termos técnicos isso não precisa acontecer no sentido de alcance, mas sim de assertividade, o que aliás é uma das grandes vantagens do buzz marketing, sobretudo quando comparado com o próprio marketing de viralização.

Aqui, se uma empresa que fabrica controle de acesso recorre à estratégia, ela não visa apenas estar na boca do povo, mas fazer isso de modo eficiente em termos comerciais.

Portanto, há uma grande diferença, de modo que o buzz marketing pode ser impactante apenas em um nicho, o que é melhor ainda, pois deste modo a marca está preferindo qualidade, e não a ilusão da quantidade.

O poder do foco

Um desdobramento da assertividade que o buzz marketing realiza em cada ação ou campanha é justamente o de definir qual será o enfoque de impacto da marca.

Afinal, você quer que os gatilhos mentais e emocionais aplicados chamem a atenção para que fator: a sua marca como um todo, o seu produto ou serviço, ou a própria campanha de marketing que está sendo empreendida?

A princípio parece não fazer muita diferença, é verdade, mas trata-se de um ponto muito importante, sobretudo no médio e longo prazo.

Basicamente, se a marca vende agenda personalizada com nome, que é algo bem específico, e esse é seu carro-chefe, ela tem razões para promover esse produto, embora talvez ela também venda acessórios para impressão.

Já quando não há um carro-chefe, não faz sentido focar apenas em uma solução específica, seja produto ou serviço, pois isso enfraqueceria a estratégia. 

Assim, também pode ser que você queira que uma propaganda fique na cabeça do cliente.

Isso pode parecer ineficiente, mas basta lembrarmos dos comerciais de televisão que fizeram história no país.

Seus primeiros grandes efeitos trataram-se de confrontar a concorrência e marcar espaço no mercado como um todo.

Por isso, o poder de enfocar qualquer um desses pilares é um dos grandes benefícios que o buzz marketing traz consigo, algo que outras estratégias não têm.

Sobre o baixo custo

Para muitas empresas não é possível falar sobre ações de marketing sem tratar adequadamente da questão dos custos implicados, ou seja, do orçamento.

Especialmente quando a marca ainda está no começo da sua jornada, o investimento não pode ser muito alto, embora haja uma contradição dramática aí. É o fato de que quanto menos ela pode investir, mais ela precisa de resultados.

Nesses casos o buzz marketing se apresenta como uma solução incomparável. Se a empresa faz uma ação normal de divulgação de banners personalizados, seja no universo online ou offline, ela pode esperar um determinado resultado.

Sendo que esse resultado ainda estará proporcionalmente condicionado ao investimento feito. 

Porém, com o buzz marketing em ação ela não apenas terá um custo baixo, como pode surpreender e ter resultados positivos absolutamente inesperados.

Como seu crescimento é orgânico, a marca pode se tornar imediatamente conhecida entre as principais pessoas, parcerias e clientes do seu segmento.

Sobre o baixo custo

Dominando a internet

Outra vantagem indiscutível é que você vai marcar presença no universo digital de modo diferenciado. Algumas marcas ainda pensam que basta criar um website.

Foi-se o tempo em que isso era o suficiente, hoje é preciso saber trabalhar as demais plataformas, sobretudo os grandes motores de busca e as redes sociais.

No caso do buzz marketing, o foco recai especialmente nessas plataformas, de modo que sua marca também ganha o benefício de falar a mesma língua do seu público-alvo.

A qualidade dos leads

Por fim, como o maior potencial do buzz marketing é seu nível de compartilhamento, precisamos lembrar que isso tem seus efeitos.

Além do baixo custo e dos fatores explorados acima, um dos principais efeitos do crescimento orgânico é que ele impacta na qualidade dos leads gerados.

Como essa estratégia também é assertiva, se a empresa atua na área de etiqueta colorida ela vai conseguir criar um banco de leads voltados para esse interesse.

Pode parecer pouca coisa, mas quem já tentou disparar e-mails e fazer contato com uma lista fria de e-mails sabe como a assertividade é fundamental para conseguir resultados.

Conclusão

Portanto, o marketing digital permite que muitas empresas tenham acesso a estratégias de marketing que antes apenas as grandes marcas realizavam.

No caso do buzz marketing, porém, é preciso levar vários fatores em conta, com as 5 vantagens que trouxemos aqui, fica bem mais fácil entender a estratégia e conseguir extrair dela os melhores resultados possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livros para te entreter durante uma viagem

Livros para te entreter durante uma viagem

5 dicas básicas para rotinas de cuidados com a pele

5 dicas básicas para rotinas de cuidados com a pele