in ,

6 dicas de cursos para empresas

6 dicas de cursos para empresas

Se você é empresário e reconhece a importância de patrocinar cursos para empresas para os seus funcionários, certamente já está colhendo bons frutos com uma equipe capacitada e treinada.

A formação dos profissionais que trabalham em uma empresa é fundamental. 

É com esse conhecimento adquirido que os processos se tornam muito mais eficientes, e possibilitam uma atuação direcionada e assertiva de toda a equipe. 

Não à toa, reconhecendo a importância desse tipo de investimento, é cada vez mais comum que os proprietários de estabelecimentos em diversas áreas apostem na produção ou na contratação de uma plataforma online de cursos para os seus funcionários. 

Isso é válido para que haja um crescimento profissional interessante para os seus colaboradores, de modo que eles não só adquiram novos conhecimentos para o trabalho do dia a dia, mas também possam ter uma formação humana mais completa. 

Atualmente, uma empresa especializada em aluguel de rompedor, por exemplo, já encontra opções online para disponibilizar para a sua equipe, escolhendo cursos que possam agregar conhecimentos e potencializar os resultados. 

Em tempos de pandemia, essa alternativa é ainda mais viável. Afinal, como grande parte dos colaboradores está trabalhando no formato home office, esse elemento se torna indispensável por uma série de motivos. 

Sendo assim, se você reconhece a importância dos cursos para as empresas e seus funcionários e quer saber quais são os benefícios de utilizar uma plataforma online para capacitar os seus colaboradores, siga na leitura deste artigo. 

Como um curso online pode contribuir para a empresa?

Para quem possui um estabelecimento especializado em conserto tv led, os cursos de profissionalização e atualização na área são de grande importância. 

Isso porque a tecnologia é um elemento que estimula a produção de novos equipamentos, que utilizam elementos cada vez mais modernos, e que são elaborados continuamente.

Dessa maneira, torna-se fundamental que a empresa invista em capacitação para os seus colaboradores, acompanhando o mercado e podendo assim oferecer o suporte no que for necessário para os seus clientes. 

A mesma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de novos produtos, é também responsável pela elaboração de cursos online, onde o conhecimento sobre um determinado assunto ou área pode ser adquirido a distância.

É importante mencionar os benefícios que a capacitação virtual pode trazer, tanto para a empresa, quanto para os seus funcionários, sendo alguns deles:

  • Cursos mais econômicos que os presenciais;
  • Economia de tempo com deslocamentos;
  • Redução de custos com transporte;
  • Facilidade de acesso à plataforma;
  • Comodidade em relação ao horário para fazer o curso.

Como um curso online pode contribuir para a empresa

Cursos online custam menos

Se a sua empresa decidiu investir na capacitação dos funcionários para os serviços de monitoramento de descargas atmosféricas, um elemento de grande peso para a escolha do formato online é justamente o valor do curso. 

Isso porque, como não é necessário que a instituição de ensino tenha uma infraestrutura com várias salas e capacidade para receber um grande número de pessoas, o custo do investimento pode ser menor do que na versão presencial. 

Cursos online economizam tempo

Em geral, para que um aluno possa fazer o curso presencialmente, ele precisa se deslocar para o local com um certo tempo de antecedência, como um modo de evitar atrasos e não perder conteúdo. 

Já nas plataformas online, esse tipo de etapa é eliminado, afinal, o colaborador pode acessar a plataforma por meio de computadores ou dispositivos móveis como tablets ou smartphones, e assistir às aulas em qualquer lugar que esteja. 

Cursos online não demandam investimento para o transporte

Se os seus colaboradores vão fazer um curso online sobre as boas práticas para lidar com refeição transportada, o seu estabelecimento não precisará arcar com os custos de transporte para que o funcionário possa comparecer ao local. 

Isso porque o curso pode ser feito de modo totalmente online, contribuindo para uma formação completa, sem a necessidade de investir uma alta quantia. 

Cursos online são fáceis de serem acessados

Como grande parte das pessoas hoje utilizam smartphones e possuem acesso fácil à internet, fazer um curso online torna-se cada vez mais interessante. 

É possível assistir o curso em qualquer local, o que ajuda o profissional a escolher a melhor maneira de acessar o conteúdo promovido pela empresa. 

Cursos online oferecem comodidade

Por fim, vale mencionar que um curso online pode oferecer comodidade para os seus alunos, justamente porque permite que o colaborador possa assistí-lo no melhor horário, de acordo com a sua agenda, e no melhor local. 

Desse modo, o aproveitamento do curso pode ser maior, o que trará benefícios para a empresa e para os seus funcionários. 

Dicas de cursos para empresas

A depender da área em que a empresa atua, seja com a produção de dessecante container ou com confecção de vestuário, há uma série de dicas que podem contribuir para a elaboração de bons cursos ou para a escolha dos mais adequados para a sua equipe. 

Além disso, é importante conhecer as opções que façam mais sentido para o seu quadro de colaboradores, e que tragam benefícios para a empresa e para cada participante do curso. 

1. Conheça as opções de curso

Existem uma série de cursos que podem ser importantes para que o seu negócio possa crescer, de modo que incentivar os seus funcionários a passarem por algumas capacitações poderá render vantagens para todos os envolvidos. 

Se você possui uma fábrica de gerador de cloro para piscina, por exemplo, pode ser interessante que a sua equipe administrativa, assim com a financeira, e os encarregados de logística ou de produção adquiram novos conhecimentos. 

Entre as principais opções, é possível escolher cursos como:

  • Pedagogia empresarial;
  • Gestão e administração de negócios;
  • Marketing pessoal;
  • Finanças;
  • Armazenagem e logística;
  • Yoga;
  • Treino funcional;
  • Entre outros.

Enquanto algumas alternativas podem estar diretamente relacionadas com a atividade profissional, outras podem contribuir para a formação pessoal. 

Além disso, há até mesmo opções para melhorias na saúde dos funcionários. 

Por isso, pode ser interessante promover cursos periodicamente, para ampliar a capacitação da sua equipe. 

2. Invista no endomarketing para conscientização dos funcionários

Depois de conhecer as principais opções, é indicado apostar no uso do endomarketing para conscientizar os seus funcionários da importância desses cursos. 

Ao enviar um e-mail coletivo, é possível esclarecer os motivos pelos quais aquele tipo de curso é importante, como ele pode contribuir positivamente para a formação individual e para o funcionamento da empresa. 

Dessa maneira, o engajamento dos colaboradores é maior, fazendo com que eles desejem ampliar os seus conhecimentos com os cursos online oferecidos pelo estabelecimento. 

3. Dê opções e sugestões

Uma fábrica de transformador a oleo que queira investir no conhecimento da sua equipe, pode ser maleável ao sugerir que as pessoas façam determinados cursos, mas ao mesmo tempo oferecer opções que possam agradar aos colaboradores.

Assim, se um profissional precisa fazer um curso sobre finanças, ele pode também ter a opção de fazer um de yoga, que trará benefícios para a saúde dele. 

Essa é uma dica que pode estimular os funcionários a perceberem que a capacitação é parte importante da vida profissional, permitindo ao mesmo tempo que eles adquiram conhecimentos em cursos livres de outros temas. 

Dê opções e sugestões

4.Utilize ferramentas de automação para personalizar o conteúdo

Para tornar a proposta de formação mais personalizada, é possível criar materiais individuais para os seus funcionários, inserindo o nome e a função de cada um deles nos conteúdos. 

Além disso, algumas plataformas de curso online permitem a caracterização do ambiente virtual, onde o usuário pode escolher as cores do layout e deixar a sua página inicial mais personalizada. 

Esse pode ser um modo simples de engajar os funcionários a concluírem os cursos indicados. 

5. Invista em dinâmicas para verificar o aproveitamento

Tão importante quanto disponibilizar cursos, é saber se eles estão sendo bem aproveitados pelos seus colaboradores. 

Se uma empresa especializada em locação de barraquinha de crepe para festa infantil decide investir na capacitação da sua equipe administrativa, pode ser importante fazer reuniões ou elaborar quizzes sobre os temas estudados. 

Com isso, além de criar momentos de descontração na empresa, é possível perceber se o conteúdo estudado está sendo bem absorvido pelos profissionais da área. 

Assim, caso seja preciso, pode-se também dar um reforço com palestras e reuniões que complementem o assunto e tirem dúvidas que possam surgir no decorrer do curso. 

6. Reforce a importância do aprendizado

Além de investir na capacitação da sua equipe, é importante que o empresário acompanhe de perto esse processo, de modo a reforçar a importância do aprendizado e comunicar sempre ao time sobre como aqueles conteúdos são essenciais para cada departamento. 

Dessa maneira, é possível mensurar mais de perto o crescimento dos profissionais e da empresa como um todo. 

Por isso, investir na formação dos seus colaboradores é uma das maneiras mais importantes de expandir o seu negócio e colher bons resultados para o estabelecimento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

7 dicas para ingressar na estética

7 dicas para ingressar na estética

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar

Saiba quais benefícios os cursos online podem te proporcionar