in , ,

6 dicas de vendas online

6 dicas de vendas online

As vendas online cresceram muito nos últimos anos, e a tendência é que cresçam ainda mais. Os consumidores já perceberam quais são as vantagens desse tipo de compra, como preços mais baixos e o conforto garantido no recebimento do produto.

As marcas também notaram o quanto essa modalidade está impactando a vida das pessoas e os lucros das próprias empresas. Por isso, estão sempre buscando maneiras de vender mais e melhor pela internet.

Os mais variados nichos de mercado se enquadram nessa busca, desde lojas até agências de viagens, uma vez que todos querem receber uma fatia desse bolo lucrativo e promissor.

Só que, a depender do nicho de atuação, as estratégias para aumentar as vendas podem mudar. Contudo, o meio é sempre o mesmo: a web.

Usando as práticas certas, é possível atrair mais consumidores e, com isso, ter sucesso nas vendas. No entanto, a internet está cheia de empresas fazendo a mesma aposta, por isso, o ideal é fazer a diferença de algum modo.

O primeiro passo é entender o impacto da tecnologia na vida das pessoas, depois é preciso compreender os benefícios de estar na internet, para aí sim saber como aumentar as vendas online. É sobre isso que vamos falar neste conteúdo, então, acompanhe a leitura!

Como a tecnologia impactou nossas vidas

A tecnologia transformou a sociedade de muitas maneiras, principalmente porque ela permitiu que estejamos cada vez mais conectados.

Isso acabou por modificar a maneira como nos comunicamos e também como compramos. Tendo isso em mente, qualquer empresa, como um buffet de aniversário, precisa pensar na experiência digital de seus clientes.

Isso também é importante quando pensamos nos fato de que o consumidor moderno tem a expectativa de encontrar na internet a solução para as suas necessidades.

Só que, mais do que isso, as pessoas querem estabelecer um relacionamento positivo com as marcas, para que possam confiar nelas.

É papel das organizações, então, efetivar suas vendas pela internet usando os melhores canais, por meio de uma estratégia de comunicação personalizada. É dessa maneira que elas garantem novas oportunidades de negócio.

Já que sabemos que a tecnologia impactou a vida das pessoas, principalmente no que diz respeito à comunicação e compra de produtos e serviços, é preciso saber quais são os benefícios de estar na web.

Benefícios de estar na internet

O mundo está conectado, o que significa que tanto o cliente de uma padaria quanto o de uma empresa de gestão patrimonial também estão na web por diversas razões, inclusive para comprar.

Portanto, quem constrói uma boa presença online consegue, em primeiro lugar, aumentar seu alcance de marca.

Um dos aspectos mais marcantes da internet é o fato de que ela quebra barreiras e diminui as fronteiras da comunicação.

Logo, a partir dela, um negócio local que há 30 anos só vendia para seus clientes de determinada região da cidade, agora pode vender para o mundo todo.

Se a marca de seu negócio tem um alcance maior, naturalmente você vai vender mais. O aumento das vendas é outra vantagem, tendo em vista o fato de poder atender pessoas a qualquer horário do dia ou da noite.

Ter uma loja online significa que as pessoas podem comprar tudo o que precisam, bastando apenas que você receba o pagamento e envie o produto.

Além disso, seu negócio será facilmente encontrado, sem falar que a comunicação com o público-alvo é facilitada.

Por exemplo, alguém interessado em serviço motoboy pode enviar diretamente uma mensagem para o site ou perfil nas redes sociais da empresa que presta esse serviço.

Uma presença consistente na internet permite que os clientes e leads (potenciais clientes) te encontrem e possam falar com você.

Benefícios de estar na internet

Conforme mais pessoas encontram seu estabelecimento, falam com você e consomem os conteúdos que você publica em seus canais, mais elas passam a confiar na sua empresa.

Ou seja, seu negócio ganha autoridade e passa a ser visto como referência no que faz. É essencial que isso aconteça, uma vez que o consumidor moderno tem necessidade de confiar na organização antes de comprar com ela.

Muitas empresas cresceram com sua presença na web, mas infelizmente, os clientes ainda estão sujeitos a serviços de baixa qualidade e até golpes.

Contudo, ao acessarem um site institucional bem elaborado, um blog com bons conteúdos e um perfil nas principais redes sociais, promovendo interação, as pessoas se sentem mais confiantes e à vontade para comprar.

Por fim, outra vantagem de ter uma presença constante na internet são os resultados de longo prazo que qualquer companhia, como uma fabricante de sacola ecologica personalizada vai obter.   

Ela depende de boas estratégias de marketing digital, tanto orgânicas quanto pagas, que oferecem resultados duradouros.

Por exemplo, ao publicar bons materiais em um blog, eles nunca serão perdidos, além de que, ao longo do tempo, ajudam a conquistar uma boa reputação para a marca.

Analisando todos esses benefícios, é natural que você esteja pensando em como alavancar as suas vendas online. Acompanhe o tópico a seguir para descobrir.

Como vender bem pela internet?

Agora você já sabe que, além de vender mais, estar na internet traz muitos benefícios. Então, se você está pronto para começar, as nossas dicas são:

1 – Crie um processo de vendas

O processo de vendas é fundamental para garantir bons negócios pela web. Para isso, é necessário estabelecer de que maneira um visitante se torna lead e de que maneira o lead se torna cliente.

Uma fabricante de carimbo empresa pode criar um processo intuitivo e independente, investindo em uma página exclusiva para explicar como funciona cada produto.

Você também pode promover webinars e até lives pelas redes sociais, o que lhe permite falar um pouco sobre a marca e trazer o cliente em potencial para perto.

2 – Tenha um site funcional

Todos os componentes de um site devem funcionar perfeitamente bem, afinal, você sabe que não é agradável quando existem problemas para visitar uma página.

É imprescindível que o cliente não tenha dificuldades para entrar na loja, pois é muito mais fácil que ele desista imediatamente. Entre os problemas mais comuns estão:

  • Carregamento lento;
  • Imagens pequenas ou de má qualidade;
  • Muitos anúncios;
  • Cor de letra inadequada.

Evite esses erros e você vai garantir um site 100% funcional. Com isso, o cliente vai se sentir mais confortável e a compra fluirá naturalmente.

3 – Estruture um serviço de atendimento

Ter uma boa experiência de compra online é tão importante quanto ter uma boa experiência de compra offline em qualquer tipo de mercado, como no caso de um colégio infantil particular.

Para o consumidor moderno, é extremamente crucial ter um atendimento online ágil e que resolva suas dúvidas e problemas.

Antes de fazer uma venda, é necessário estruturar alguns meios de contato entre o cliente e seu negócio, como telefone, e-mail e chat dentro do site.

Além do mais, é importante contratar uma equipe exclusiva para esse atendimento e monitorar as chamadas que os canais recebem. Tais práticas evitam que o cliente se sinta insatisfeito e a imagem da sua organização seja prejudicada.

4 – Faça uso do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para alavancar as vendas online, uma vez que ele funciona como uma isca para atrair clientes.

Se, por exemplo, uma fabricante de lembrancinha de maternidade menina desperta a curiosidade de um potencial cliente, fica mais fácil encontrar meios para abordar a venda.

Para trabalhar bem o marketing de conteúdo, a dica é descobrir quais são os assuntos de interesse do seu público-alvo para criar conteúdos exclusivos. 

Além disso, descubra em qual formato sua audiência prefere, afinal, estes materiais podem ser em:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens.

Observe também qual canal de marketing a sua empresa tem mais engajamento e invista nele. As redes sociais, por exemplo, oferecem diferentes formas de interação com o público e a criação de publicidade de maneira segmentada.

5 – Otimize o seu site com o SEO

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é um conjunto de estratégias que vão otimizar o site do seu negócio e fazer com que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Isso é importante porque se alguém está procurando por creme hidratante para o rosto, vai recorrer aos buscadores. Logo, se a sua loja online de cosméticos estiver bem posicionada, ela será facilmente encontrada, e assim venderá mais.

5 - Otimize o seu site com o SEO

6 – Invista em anúncios

Existem muitas maneiras de anunciar pela internet, como os links patrocinados para figurar entre os primeiros resultados do Google sem usar estratégias orgânicas, e também pelas redes sociais.

Em seguida, procure saber qual é o anúncio ideal para o seu tipo de negócio, seja por meio de imagens, vídeos, Stories de redes sociais como Facebook e Instagram e comece já a investir.

Conclusão

Estar na internet é fundamental para qualquer negócio que queira se manter ativo nos dias atuais, e saber vender online é parte importante desse processo.

Seguindo as dicas apresentadas aqui, certamente sua empresa vai vender mais, aumentando os lucros e conquistando um espaço cada vez maior no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Barista entenda como funciona a área

Barista: entenda como funciona a área

Cursos EAD entenda as vantagens

Cursos EAD: entenda as vantagens