in ,

6 dicas para criar um conteúdo interativo de vendas

6 dicas para criar um conteúdo interativo de vendas

Criar conteúdo interativo para a ativação de vendas é uma prática eficaz para converter clientes em potencial em clientes fiéis. É importante diferenciar o conteúdo da ativação de marketing e de vendas.

O conteúdo criado para as fases de conversão e fechamento do funil de vendas é o conteúdo de ativação de vendas, enquanto o criado para alcançar clientes em potencial e iniciar conversas é o conteúdo de marketing.

Se o conteúdo de marketing e vendas estiver bem alinhado, a equipe de vendas poderá aproveitá-lo melhor em vários pontos de contato na jornada dos compradores para converter uma perspectiva em um cliente fiel.

O conteúdo interativo que você cria para a ativação de vendas deve refletir sua marca e estar em sintonia com a personalidade do comprador. Quando bem feito, o conteúdo de ativação de vendas pode ajudar você a alcançar clientes em potencial, melhorar as conversões e fechar negócios de alto valor.

Portanto, a questão é como desenvolver conteúdo interativo para a ativação de vendas que cumpre as promessas?

1. Consulte sua equipe de vendas

Seus executivos de vendas são as melhores pessoas para saber o que funciona e o que não funciona. Para criar um conteúdo de vendas, primeiro consulte sua equipe de vendas para obter informações, em vez de gastar tempo e recursos preciosos na criação de conteúdo que você supõe que a equipe usaria.

Além disso, considere seus próprios objetivos de negócios: você deseja educar e informar, buscar informações, estabelecer liderança de pensamento, aumentar a conscientização da marca, explorar novas possibilidades ou gerar e capturar leads valiosos?

Para que o conteúdo de ativação de vendas funcione efetivamente, você deve garantir que sua equipe de vendas e marketing esteja em perfeito alinhamento. Ao buscar informações de todas as partes interessadas, você poderá criar conteúdo interativo centrado no cliente que pode levar a conversas de vendas mais significativas.

Além da sua equipe de vendas, converse com qualquer pessoa que interaja diretamente com seus clientes, por exemplo, sua equipe de atendimento ao cliente pode fornecer informações valiosas para suprir qualquer desconexão entre seus produtos/serviços e o que seus clientes desejam.

1. Consulte sua equipe de vendas
2. Crie conteúdo específico do cliente

Suas conversas com a equipe de vendas darão uma ideia do seu público e do que eles desejam. Dessa forma, crie conteúdo que esteja em sintonia com as personas de seu comprador, que esteja diretamente relacionado aos clientes individuais e forneça uma experiência que funcione para eles.

Considere perguntas como quais mensagens são relevantes para eles, o que as atrairá, as converta em clientes, como elas gostam de interagir com a tecnologia e o que estimulará a reação desejada.

Esses objetivos ajudarão você a mapear seus objetivos de negócios e alinhá-los com as necessidades de seus clientes. Com essa imagem em mente, você pode criar conteúdo interativo para ativação de vendas.

3. Analise seu conteúdo existente

Pode ser que você tenha o conteúdo certo para a ativação de vendas, mas não no formato certo. Execute uma auditoria para verificar se existem lacunas que você possa preencher e, em seguida, mapeie o que você ainda precisa criar.

4. Crie um Storyboard

Mapeie seu conteúdo com um storyboard para determinar as lacunas nas mensagens e na experiência. Revise-o com sua equipe de vendas e marketing para garantir que você tenha tudo coberto e como a conversa fluirá com o cliente. 

Você também pode procurar a ajuda de uma agência profissional para criar o storyboard, caso não esteja criando o conteúdo para ativação de vendas internamente.

5. Escolha as ferramentas para contar sua história

O conteúdo que você entrega deve ser atraente. Para garantir que os representantes de vendas e os clientes encontrem o conteúdo original, emotivo e eficaz, é necessário adicionar alguns elementos adicionais a ele. Os gráficos são uma ótima maneira de manter o conteúdo interessante.

Você pode incluir animações para contar sua história. As animações têm uma maneira de capturar a atenção das pessoas e fornecer informações de uma maneira fácil de entender.

Você pode usar a realidade aumentada para imergir ainda mais o espectador. Uma história eficaz com as ferramentas interativas certas  não apenas ajudará você a se conectar com seu público, mas também fortalecerá sua marca, permitindo que você diga exatamente o que pode fazer por eles.

6. Tipo de conteúdo que permite vendas

Conteúdo interativo para ativação de vendas é qualquer informação que construa a narrativa da sua marca e forneça uma experiência online satisfatória para seus clientes.

Dependendo se você deseja disseminar informações, coletar feedback do usuário, gerar e converter leads ou desenvolver conexões significativas com clientes em potencial de alta qualidade, os tipos de conteúdo que você escolher terão um grande impacto no início de conversas significativas e na conclusão lógica. Aqui estão alguns exemplos:

Postagens de blog informativas. As postagens de  blog podem servir como pontos de referência de alto valor para educar o pessoal de vendas e capacitá-los a nutrir clientes em potencial e fechar uma venda com sucesso.

Casos de uso. Documentos de  alta qualidade, centrados no cliente, como estudos de caso, ajudam os representantes de vendas a entender melhor as necessidades, desejos e preferências dos clientes – a luta e os desafios que seus clientes estão enfrentando e como você pode fornecer serviços de alto valor eles estão procurando.

Vídeos e outros depoimentos de clientes. Esse tipo de conteúdo ajudará a comunicar o valor que você está fornecendo, a aumentar a confiança do cliente e a fornecer a prova de que eles precisam sobre como sua solução pode mudar o jogo. 

White Papers e eBooks. Estes documentos se concentram nas necessidades dos clientes, a maioria dos quais são mais propensos a ser encontrados mais abaixo do funil de vendas. Esses documentos instruem os clientes sobre como seu produto ou serviço atenderá aos representantes de vendas.

6. Tipo de conteúdo que permite vendas

Conclusão

Como observação final, o conteúdo interativo não é apenas uma ferramenta crucial para a ativação de vendas, mas também possui muito valor reutilizável. Ele pode ser dividido em várias partes, que podem ser usadas adequadamente em vários estágios do funil de vendas.

Por exemplo, o conteúdo interativo criado para um evento ou um conjunto de vendas pode ser atualizado e modificado posteriormente para outro evento, o que significa que seu investimento continua a agregar valor a longo prazo.

Acredita-se que o cérebro humano processe informações visuais 400 vezes mais rápido que a palavra estática, o que significa que temos mais chances de captar informações visuais e de áudio e retê-las por um longo período de tempo.

O conteúdo interativo é, portanto, uma ferramenta importante para a capacitação de vendas, capacitando seus representantes de vendas a melhor explicar seus produtos e serviços para clientes em potencial.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

12 estratégias de marketing digital para empresários

12 estratégias de marketing digital para empresários

8 razões pelos quais o seu site não aparece no mecanismo de pesquisa do Google

8 razões pelos quais o seu site não aparece no mecanismo de pesquisa do Google