in ,

6 motivos para fazer um curso de merendeira

6 motivos para fazer um curso de merendeira

A merendeira é uma profissional essencial para a alimentação das crianças nas creches e escolas. Isso porque elas são responsáveis pela produção dos alimentos fornecidos pelas instituições de ensino.

Isso porque é muito importante que as crianças tenham uma alimentação saudável e bem preparada, sem riscos para sua saúde e crescimento.

O ato de cozinhar é uma ação social porque o profissional emprega seus conhecimentos culinários em prol de um bem maior, permitindo que as crianças se alimentem bem, ao mesmo tempo em que estudam e aprendem.

Uma criança bem alimentada absorve melhor os conteúdos passados em sala de aula, pois têm mais energia. 

Isso interfere diretamente na maneira como ela se relaciona com seus colegas e como convive dentro da escola, por exemplo.

Portanto, essa profissão exige que os profissionais estejam habilitados para executá-la. Isso porque as merendeiras, além de cozinhar, lidam diretamente com as crianças na hora de consumir o alimento.

Consequentemente, elas também colaboram com o aprendizado, além de outras tarefas como limpeza da cozinha e dos utensílios utilizados.

Pensando nisso, neste artigo vamos abordar sobre como se preparar para trabalhar como merendeira, como os profissionais que já atuam podem melhorar seu desempenho e as razões para fazer um curso e se capacitar. Acompanhe!

O que faz a merendeira escolar?

Com o passar dos anos, o trabalho de merendeira no Brasil sofreu diversas mudanças. 

No início, o Governo enviava para as escolas alimentos industrializados ou pré-preparados, cabendo às merendeiras apenas que cuidassem do restante do preparo.

Isso mudou radicalmente a partir de 2009, quando as escolas começaram a receber alimentos frescos, cabendo a essas profissionais todo a manipulação.

Portanto, este trabalho se tornou mais complexo e intenso por conta da preparação de alimentos, seguindo um cardápio balanceado por nutricionistas.

Hoje, no intervalo após uma aula de musicalização infantil no colégio, a criança pode se depara com uma comida preparada cuidadosamente pelas profissionais. Só que, para isso, a pessoa precisa de toda uma capacitação adequado.

Atualmente, dentro das escolas brasileiras, as funções da merendeira são inúmeras, e vão desde a limpeza da cozinha até o cuidado com os ingredientes que farão parte da refeição. Resumindo, suas principais funções são:

  • Limpeza e organização da cozinha;
  • Receber instruções do nutricionista;
  • Receber alimentos;
  • Controlar o estoque;
  • Armazenar alimentos corretamente;
  • Preparar as refeições;
  • Distribuir as refeições;
  • Cuidar da manutenção dos materiais de cozinha.

E para que a profissional tenha capacidade de realizar todas essas tarefas, ela precisa fazer alguns cursos e preencher alguns requisitos.

O que faz a merendeira escolar

Como se preparar para atuar como merendeira escolar

Existem diversas maneiras pelas quais uma pessoa pode se preparar para ser merendeira, como os diversos cursos disponíveis.

Dessa forma, esse profissional pode opinar sobre aluguel de maquina de café dentro das instituições de ensino e lidar com todas as suas tarefas. 

Mas, antes de falar sobre o curso, é importante destacar alguns requisitos necessários.

Uma boa merendeira precisa ter alguns cuidados com sua higiene pessoal, e isso envolve ter as mãos sempre limpas, unhas bem cortadas e higienizadas, vestir uniforme bem lavado e manter os cabelos sempre presos.

Dessa forma, evita-se a contaminação dos alimentos durante seu manuseio e preparo, dentro outros riscos inerentes à cozinha.

Além disso, a merendeira deve trajar uniforme durante o período em que trabalha.

Também é necessário que esse profissional goste de cozinhar e tenha boas noções de limpeza de covinha.

Outro ponto importante é gostar de crianças, pois mesmo recebendo as melhores orientações de estima nutrição, o profissional vai lidar com crianças de todas as idades, todos os dias.

Além dessas características, é necessário realizar alguns cursos e as opções são as mais variáveis. Uma das opções é o curso online grátis, que conta com certificado válido em todo o país. Dentre os assuntos abordados estão:

  • Apresentação;
  • Breve histórico da merenda escolar;
  • Atribuições da merendeira;
  • Cardápios;
  • Reaproveitamento de alimentos;
  • Medida de equivalência;
  • Controle de qualidade.

Estes e muitos outros assuntos são abordados neste curso que tem duração de, em média, 35 horas, e é indicado para quem deseja ingressar na profissão.

Também existem alguns cursos indicados para profissionais que já trabalham no setor, mas desejam aperfeiçoar seus conhecimentos.

Um deles é o curso de aperfeiçoamento de alimentação saudável para merendeiras escolares.

Este curso tem como foco a saúde dos alunos por meio da alimentação escolar e ensina os profissionais sobre a importância da inclusão de um cardápio equilibrado.

É importante ressaltar que essa profissão também conta com concursos realizados pelas prefeituras e governos de estado brasileiros, para as instituições de ensino públicas.

No entanto, os profissionais também podem ingressar em escolas privadas e creches mantidas por empresas. 

Hoje em dia, é comum encontrar empresas como fabricantes de forros e divisórias que oferecem creche para filhos de funcionários.

Estes locais, apesar de estarem dentro das organizações, também precisam de pessoas especializadas na alimentação infantil, pois as crianças permanecem na creche durante todo o período de trabalho dos pais.

Portanto, além de terem a oportunidade de trabalhar em instituições de ensino independentes em todo o território nacional, como uma escola período integral, as merendeiras também podem trabalhar em empresas dos mais diferentes ramos.

Razões para fazer um curso de merendeira escolar

É sabido que o mercado de trabalho está a cada dia mais concorrido. 

Em qualquer profissão que se deseja seguir, existem muitas pessoas competindo por uma mesma vaga, o que exige muito dos profissionais em termos de capacitação.

A educação sempre foi a base para se destacar no mercado, por isso, existem diversas razões pelas quais uma pessoa deve fazer um curso de merendeira, tais como:

1. Conhecimento na manipulação dos alimentos

A primeira razão é óbvia e muito importante, uma vez que saber manipular bem os alimentos é tão importante para uma merendeira quanto um profissional de buffet a domicílio infantil saber montar uma decoração.  

Essa profissional vai lidar com todo tipo de alimento, como carnes, verduras, legumes, frutas e condimentos.

Dessa forma, é importante que ela entenda um pouco sobre cortes e também conservação.

Com isso, é possível garantir uma alimentação de qualidade, dentro dos critérios mínimos de higiene e qualidade exigidos para a alimentação infantil.

2. Saber trabalhar com crianças

Trabalhar em escolas e creches significa ter contato com crianças o tempo todo, portanto, é muito importante saber lidar com elas. 

Para tanto, é necessário saber usar o tom de voz adequado, entender suas necessidades e colaborar com o aprendizado delas.

Isso é importante até mesmo para um buffet japonês eventos, mas quando falamos de escola, falamos de um público ainda mais infantil e que precisa de funcionários preparados em todos os setores, inclusive no refeitório.

3. Cuidar bem da higiene da cozinha

A cozinha é o local onde as merendeiras vão preparar os alimentos, por isso, ela precisa ser bem cuidada e higienizada.

Durante o curso, os profissionais aprendem noções básicas de limpeza, quais produtos usar, como lavar corretamente panelas, pratos e como esterilizar talheres, dentre outras noções importantes.

4. Higiene pessoal para o trabalho

O curso também ensina de maneira prática como os profissionais devem cuidar de sua higiene pessoal, principalmente mãos, unhas, maneiras adequadas de prender o cabelo e a importância dos cuidados com as roupas usadas para trabalhar, como já mencionamos.

Além disso, também ensina a usar os protetores de cabelo, que são exigências e de utilização obrigatória.

5. Entender as consequências de uma alimentação desequilibrada

O curso possibilita que o profissional conheça quais são as consequências de uma alimentação desequilibrada para as crianças. 

Algumas das causas são problemas como obesidade infantil, diabetes e colesterol alto.

Portanto, se o planejamento do cardápio ficar a cargo do profissional, ele saberá criar uma alimentação de acordo com as exigências do nutricionista e dentro do equilíbrio necessário para prover energia para os pequenos.

5. Entender as consequências de uma alimentação desequilibrada

6. Ser um profissional competitivo

A experiência profissional é algo muito importante dentro do mercado de trabalho, em qualquer área de atuação. 

Outro grande diferencial são os estudos, que qualificam melhor a pessoa e a torna mais competitiva no mercado.

Um curso de merendeira vai mostrar para a escola ou a para a creche da fábrica de mesa de inox para cozinha que o profissional tem algum tipo de preparo e que está interessado na área em questão.

É uma maneira de sair na frente na concorrência, tendo como base um aprendizado sólido que vai auxiliar a merendeira em seu trabalho diariamente.

Conclusão

As merendeiras são profissionais indispensáveis para que as crianças se alimentem bem e o mercado está sempre precisando delas. É uma oportunidade para quem busca seu primeiro emprego ou quer se recolocar no mercado.

No entanto, é importante se preparar e fazer alguns cursos das diversas opções existentes, assim, você chega na frente e mais preparado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

8 curiosidades sobre o Turismo Cultural

8 curiosidades sobre o Turismo Cultural

A importância da hospedagem de sites para SEO

A importância da hospedagem de sites para SEO