in , ,

7 dicas para ingressar na estética

7 dicas para ingressar na estética

7 dicas para ingressar na estética

O mercado da estética se destaca como um dos mais promissores do Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o ramo teve um crescimento de 567% nos últimos anos, com mais de 480 mil profissionais.

A mulher brasileira tende a gastar, anualmente, cerca de 11x mais com beleza do que em comparação com as mulheres inglesas. Neste cenário, os homens também se tornam mais vaidosos e buscam por serviços na área de estética.

Afinal de contas, como o próprio nome já diz, a estética tende a auxiliar as pessoas quanto ao visual, mas os benefícios vão muito além disso, incluindo as melhorias na saúde da pele, do corpo, o bem-estar, emagrecimento e aumento da autoestima.

Ou seja, é um segmento em plena expansão, com tendências, inovações e um público consumidor cada vez mais exigente.

Mas fora todos as vantagens do mercado, o ramo da estética também é atrativo para pessoas que buscam flexibilidade de horário de trabalho, bem como não precisar trabalhar para ninguém, já que há a opção de atendimento em domicílio, que normalmente é autônoma.

Para quem deseja ingressar na estética é preciso estar atento às novidades da área e, desse modo, buscar por qualificações profissionais, como cursos online, além de se atentar a algumas questões que são fundamentais para trilhar uma carreira de sucesso.

O início pode parecer difícil, mas lembre-se que toda mudança pode parecer complicada no começo. Por isso, não pode desanimar.

Abaixo, separamos algumas dicas para quem deseja entrar na estética e alcançar o sucesso profissional. Continue a leitura!

7 dicas para ingressar na estética

1 – Busque por cursos profissionalizantes

O primeiro passo é buscar qualificação na área. Afinal, não dá para começar a trabalhar com estética, sem conhecer um pouco mais sobre a profissão, ter conhecimentos específicos sobre procedimentos de beleza, entre outras informações importantes.

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de cursos profissionalizantes online, tanto para você se formar na estética, quanto para se aperfeiçoar (caso você já tenha formação).

Durante as aulas, você terá contato com disciplinas mais gerais, como cuidados com a beleza, até procedimentos técnicos mais específicos, por exemplo, métodos para fazer um tratamento rugas profundas.

As matérias de estética também tratam sobre o funcionamento do organismo e ensinam certos processos de beleza, como cuidados com a pele, corpo, etc. 

A prática profissional do esteticista pode ser diversa, incluindo serviços de:

  • Massagem;
  • Dermatologia;
  • Cosmetologia;
  • Maquiagem;
  • Entre outros.

Ou seja, depois de fazer o curso profissionalizante online, você pode decidir em qual área da estética quer atuar, sendo possível, até mesmo, trabalhar em conjunto com médicos, como em uma consulta dermatologista particular (os dermatologistas podem indicar o trabalho de esteticistas!).

2 – Adquira experiência

Assim como em qualquer profissão, você precisa adquirir experiência para aperfeiçoar suas técnicas, habilidades e competências, além de saber como aplicar todos os ensinamentos aprendidos durante os cursos online.

Isso porque não adianta nada aprender como fazer um preenchimento olheiras somente na teoria – é preciso colocar a mão na massa para verificar se você realmente aprendeu como deveria.

Uma boa dica é procurar por profissionais reconhecidos no mercado e acompanhar o dia a dia deles. Inclusive, você pode dar início em um trabalho como estagiário, para ganhar experiência aos poucos, sendo supervisionado.

Assim, quando tiver dúvidas sobre um determinado procedimento, pode perguntar diretamente para profissionais experientes.

3 – Tenha um bom marketing pessoal

O marketing pessoal é uma ferramenta usada para a promoção do nome e da imagem do profissional, com o objetivo de atrair maior atenção do público e influenciar outras pessoas a enxergar você como uma referência na área.

Já que muitos esteticistas são profissionais autônomos, é importante valorizar a sua imagem pessoal, para que novos clientes possam te reconhecer e você obtenha destaque no mercado.

Para criar uma boa estratégia de marketing pessoal, é necessário explorar suas características e habilidades, bem como experiências e cases de sucesso. 

Assim, mostre os resultados do seu serviço de microagulhamento no rosto, construindo uma imagem diferenciada e influente.

Você também pode investir na produção de conteúdo relevante, para mostrar seus conhecimentos ao público e educar a audiência a respeito do seu trabalho.

Importante ressaltar que o marketing pessoal também envolve um bom comportamento na internet, especialmente nas redes sociais. 

Por isso, dê preferência para o compartilhamento de assuntos relacionados ao seu nicho de atuação, como dicas de creme para clarear a pele, cuidados com o corpo, etc.

4 – Use as redes sociais ao seu favor

A internet é uma grande aliada dos profissionais da estética, principalmente as redes sociais. Por meio delas, muitas pessoas encontram dicas de beleza e acabam se deparando com muitas empresas e profissionais do ramo.

Assim, seja para gerar alguma conexão com potenciais clientes com a sua marca, ou divulgar o seu trabalho, as redes sociais são excelentes ferramentas para os esteticistas.

Você pode postar dicas de pré treino para ciclismo, tutoriais de automaquiagem, resultados de procedimentos estéticos, entre outros conteúdos.

A grande vantagem das redes sociais é o seu dinamismo, que permite o compartilhamento de materiais em diversos formatos (dependendo das especificações da rede). Além disso, é possível alcançar milhares de pessoas somente com um post.

O Instagram, por trabalhar com fotos e imagens, é uma das redes sociais mais usadas pelos esteticistas. 

Lá, os profissionais podem divulgar fotos dos procedimentos, mostrar detalhes de maquiagens, gravar vídeos tutoriais e usar o stories, um recurso que permite a aproximação com o público.

Além disso, vários esteticistas usam as redes sociais para se comunicarem diretamente com seus clientes, marcando horários e agendando procedimentos.

5 – Tenha comprometimento com os clientes

O comprometimento é importante para todas as profissões, mas para os esteticistas, é necessário ter um cuidado redobrado, já que estamos lidando com a aparência e o bem-estar das pessoas.

Por isso, é necessário levar muito a sério a questão dos horários e atividades agendadas.

Imagine marcar uma consulta gastroenterologia e não ser atendido? Provavelmente a sua insatisfação será grande. A mesma situação vale para os seus clientes.

Quando você marca uma hora para fazer tratamento de beleza, se planeja para isso. Daí a importância da pontualidade, organização e comprometimento do esteticista.

tenha comprometimento com os clientes

6 – Compareça a eventos da área

Para divulgar o seu trabalho, também é importante conhecer outros profissionais do ramo. Isso inclui não somente esteticistas, mas cirurgiões plásticos especializados em silicone seios, centros de emagrecimento, etc. 

Ou seja, é preciso fazer um bom networking. Assim, você pode firmar parcerias e receber indicações de outros profissionais.

Para isso, é interessante frequentar eventos na área, como feiras, apresentações, congressos e encontros. É um modo de ver e ser visto, como diz o ditado.

7 – Tenha uma boa organização financeira

Essa dica é válida especialmente para esteticistas que desejam trabalhar por conta próprio ou abrir o próprio negócio. Afinal de contas, muitos cuidados com a beleza necessitam de equipamentos específicos, como aparelhos de massagem – e esses itens custam dinheiro!

Por esse motivo, é recomendável reservar suas economias para adquirir equipamentos, acessórios e produtos de qualidade e que, de fato, serão úteis ao seu trabalho.

Por exemplo, os maquiadores precisam contar com vários cosméticos, como bases em diferentes cores, conjunto de sombras, delineadores, máscaras de cílios, entre outros. 

Sendo assim, vale a pena fazer uma pesquisa de campo para verificar quais são os itens essenciais para a sua atividade.

No início de carreira pode ser difícil fazer um investimento para adquirir tudo de uma vez, mas aos poucos, e com uma boa organização financeira, você irá conseguir comprar todos os equipamentos e construir uma carreira de sucesso.

Conclusão

Ao colocar em prática todas as dicas mencionadas acima, com certeza você terá boas chances de ingressar na estética e alcançar o sucesso profissional. 

Como consequência, o público, os clientes, clínicas e salões de beleza irão ver o seu trabalho como uma referência no mercado e, com isso, você terá um ótimo reconhecimento no mercado.

Lembre-se que nem tudo ocorre do dia para a noite. Sendo assim, é preciso ter paciência na construção da sua carreira. Aos poucos, tudo ficará mais fluido e fácil.

Além do mais, você como prestador de serviço também tem o seu valor e, daí a necessidade de se valorizar e não aceitar qualquer coisa em troca do seu serviço. 

Profissionais que só pensam no dinheiro contribuem para a desqualificação do ramo, prejudicando toda a classe profissional.

Por isso, o importante é começar com um bom curso de estética. Na internet, existem várias modalidades de aperfeiçoamento e qualificação na área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Vender comida Delivery

Como aproveitar a época de quarentena para vender comida delivery

6 dicas de cursos para empresas

6 dicas de cursos para empresas