in ,

A importância da Saúde Bucal

A importância da Saúde Bucal

Garantir a saúde bucal significa garantir a saúde de todo o organismo, afinal, a boca desempenha funções que se refletem no corpo todo.

Ela é necessária na mastigação, mas também na fala e na respiração. Além disso, é uma cavidade que tem contato direto com o ambiente ao qual estamos expostos. Por isso, está exposta a bactérias, vírus e outros microrganismos.

Ter uma boa higiene bucal evita o aparecimento de problemas como cáries e outros relacionados aos dentes e gengiva. Além de manter a higienização em dia, é essencial evitar hábitos como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Uma boa alimentação também garante mais saúde para a boca, além disso, esta cavidade interage diretamente com todas as estruturas do corpo.

Portanto, maus hábitos de higiene ou ausência deles podem ajudar a desenvolver doenças que levem a enfermidades mais graves, como diabetes e até doenças do coração.

Ou seja, cuidar da saúde bucal vai muito além de ter dentes bonitos e saudáveis, é uma necessidade de todo o organismo.

Pensando nisso, vamos explicar o que é saúde bucal, sua importância e os benefícios de manter a boca sempre bem higienizada. Confira!

O que é saúde bucal?

Saúde bucal é um estado em que a pessoa está livre de dores, alterações na boca e na face, bem como existe a ausência de qualquer tipo de desconforto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Pessoas com bocas saudáveis não apresentam doenças como câncer oral ou garganta, infecções e ulcerações na região, e distúrbios que possam afetar seu bem-estar e qualidade de vida.

As ciências médicas e odontológicas evoluíram e desenvolveram recursos, como proveta laboratório e muitos outros para garantir a saúde do ser humano.

A boca também foi beneficiada, então quando ela está saudável, a pessoa consegue comer, sorrir e falar de maneira confortável.

A prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada ajudam a manter nosso organismo saudável, mas sem os cuidados bucais tudo isso pode ser prejudicado.

Escovar os dentes após as refeições, antes de dormir e ao acordar, bem como o uso do fio dental são cuidados básicos que todo ser humano deve ter.

Contudo, é necessário visitar o dentista periodicamente, para uma avaliação e realização de procedimentos como limpeza.

Quando pensamos na saúde do nosso organismo, logo a relacionamos com uma alimentação saudável e exames de rotina. Esses cuidados são importantes, mas não podemos nos esquecer da boca.

Negligenciá-la significa negligenciar todo o corpo, inclusive o lado emocional. Quando recebemos flyers odontologia, precisamos pensar que uma boca saudável evita problemas como baixa autoestima, sofrimentos e julgamentos na sociedade.

Além disso, as infecções que começam pela cavidade oral podem afetar todo o organismo, chegando a diferentes órgãos, como o coração. Exemplo disso é a gengivite, que entra na corrente sanguínea, afeta o coração e desencadeia uma série de complicações.

A cárie, por sua vez, afeta o rendimento dos atletas, pois aumenta as chances de lesões musculares. Também as grávidas estão mais propensas a partos prematuros por conta de problemas na gengiva.

O que é saúde bucal?

Aquele ditado que diz “saúde começa pela boca” é muito verdadeiro, uma vez que os cuidados com ela são os primeiros passos para que todo o seu corpo esteja saudável.

Pensando nisso, a seguir, vamos dar algumas dicas para você garantir sua saúde bucal, inclusive para pessoas que usam braquete porcelana. Acompanhe!

Confira dicas para manter a saúde bucal em dia

Existem algumas práticas que devem ser realizadas diariamente para garantir uma boca mais saudável. A primeira é, obviamente, escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia.

Apesar de ser o mínimo a se fazer, muitas pessoas negligenciam esse cuidado ou escovam os dentes apenas antes de dormir. O correto é três vezes ao dia e sempre depois de comer doces.

Só que é preciso saber escovar, por isso, não pressione muito a escova de dentes e faça movimentos circulares.

Não se esqueça do fio dental, pois é a única forma de retirar restos de alimento acumulados entre um dente e outro, algo que a escova sozinha não faz.

Além de valorizar outros procedimentos estéticos, como harmonização facial em homens, o fio dental evita diversas doenças e problemas na gengiva.

Os alimentos que você consome durante o dia também vão determinar a qualidade de sua saúde bucal. Prefira alimentos ricos em cálcio, como leite e peixes, para evitar perda óssea, que pode retrair a sua gengiva e fazer os dentes caírem.

Vá ao dentista a cada 6 meses, principalmente para se certificar de que está tudo bem e para fazer uma boa limpeza. Também esteja atento às dores de dente, pois elas são o primeiro sinal de problemas como cáries.

Evite o consumo excessivo de doces, pois eles prejudicam a arcada dentária e o seu organismo como um todo. É claro que você não precisa cortá-los para sempre, mas ser moderado é uma questão de bom senso.

Procure o dentista sempre que notar algo diferente na boca. Dores incomuns, gengiva sangrando frequentemente, sensibilidade e feridas estranhas podem ser indícios de problemas mais graves, como periodontite e até câncer.

Se puder, invista em um bom convênio odontológico. Eles costumam ter mensalidades acessíveis e ajudam muito na hora de realizar procedimentos que saem mais caros se você pagar por fora.

Os benefícios da higiene bucal

Agora que você já sabe como cuidar da higiene e saúde da sua boca, vamos falar um pouco sobre a importância destes hábitos.

Assim como você estrutura a sua casa com as melhores opções do mercado, como banheiro com divisória de granito, precisa estruturar a sua saúde com boas práticas. Elas são importantes porque trazem vantagens como:

1.    Dentes mais bonitos

Você já ouviu falar que o sorriso é nosso cartão de visita? Pois bem, dentes bem cuidados e visivelmente limpos são importantes para nossa imagem pessoal e profissional.

Imagine que desagradável seria ir a uma entrevista de emprego com dentes mal cuidados e com aspecto ruim?

Os hábitos de higiene são importantes para garantir a saúde, mas também para evitar a deterioração de sua arcada dentária.

2.    Evita o mau hálito

Fazer um check up geral no dentista é importante para detectar problemas que causem mau hálito, como o tártaro.

É muito desagradável conversar com alguém que tenha problemas de mau hálito. Essas pessoas também têm suas vidas prejudicadas por conta desse problema, como dificuldades em seus relacionamentos.

Fio dental e escova de dentes são o primeiro passo para evitar essa situação, mas não se esqueça de visitar o dentista para remover tártaros e outros problemas, caso os tenha.

Esse cuidado é vantajoso porque garante que você tenha um hálito agradável e que não afaste as pessoas de você.

3.    Evita problemas de saúde

Você já leu aqui que a higiene bucal evita diversos problemas de saúde, mas não poderíamos deixar de mostrar o quanto isso é benéfico para você.

Ser saudável é necessário, principalmente para que você possa cuidar da própria vida, ou seja, trabalhar, estudar, viajar e planejar seu futuro.

3.    Evita problemas de saúde

Visitar um dentista de confiança, que use compressor odontológico silencioso e outros equipamentos, é necessário para diagnosticar problemas que possam afetar a sua saúde como um todo.

Contudo, é a higiene bucal diária é que vai ajudar a prevenir doenças como cáries, tártaro, periodontite e outras comorbidades mais graves.

4.    Eleva a autoestima

É muito difícil quando não podemos sorrir tranquilamente ou até conversar com alguém porque os dentes não estão bem cuidados.

Desalinhamento, placas, amarelados, manchas ou escurecimentos são problemas que podem ser tratados e evitados com higiene e visita ao dentista.

Quando você vai até aquele profissional que te entregou um cartão de visita colorido, dá o primeiro passo para se cuidar melhor e garantir uma boca saudável.

Ter uma boa autoestima é importante para que você se sinta mais confiante e consiga alcançar seus objetivos.  

5.    Evita perda de dentes

A higiene bucal é muito importante para evitar a perda óssea e outros problemas que possam causar a perda de dentes.

Mesmo com a tecnologia existente hoje para as dentaduras, nada substitui os permanentes, visto que só eles são capazes de garantir uma boa mastigação e são parte natural do seu corpo.

Além disso, implantes e dentaduras são procedimentos caros, que podem prejudicar o seu bolso ou até mesmo impedir que você tenha todos os dentes.

Conclusão

Nossa boca é a maior cavidade do corpo e devemos estar atentos a ela. A conscientização acerca da importância dos cuidados e higiene é o primeiro passo para ter uma boa saúde bucal.

Agora que você já sabe como cuidar dela e a importância desses cuidados, temos certeza de que sua qualidade de vida e bem-estar estão garantidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DJ: Entenda mais sobre a profissão!

DJ: Entenda mais sobre a profissão!

Alimentos naturais para ajudar a ter uma boa pele

Alimentos naturais para ajudar a ter uma boa pele