in , ,

A importância de se especializar nos dias atuais 

A importância de se especializar nos dias atuais 

Estar em constante renovação, educação, e principalmente evolução, são fatores extremamente essenciais em quaisquer setores para garantir o bem estar e o crescimento pessoal e profissional.

Com o passar das décadas na história do mundo, a informação e principalmente a relevância de possuir educação acadêmica, tornou-se fatores determinantes para garantir o sucesso e crescimento no mercado de concorrência.

O ensino médio, e mesmo que o ensino superior na atualidade são quase que uma regra para a maioria das solicitações em empregos, mesmo que para cargos “simples”. Ou seja, é importante garantir tais certificados. 

Mas, mais do que apenas o “básico”, ou seja, a escolaridade, a posição acadêmica sempre elevada em relação aos seus concorrentes, é um ponto a ser lembrado na atualidade.

E com isso, o tópico de especialização também é solicitado e usado como parâmetro de contratação, ou seja, quem possui maior especialização, e referências de aprendizado, tende a estar a frente e garantir maior sucesso e crescimento profissional na carreira

O que significa possuir especialização? 

A especialização propriamente dita é a educação e investimentos em cursos após o período de graduação, com o objetivo de aperfeiçoar e crescer em uma determinada área já definida durante o ensino superior, ou mesmo que definindo um novo foco dentro das possibilidades de definição de uma atuação que a maioria das graduações possuem.

Ou seja, a especialização inclui qualquer formação concluída após a graduação, incluindo pós graduação, mestrado, dourado. É uma maneira de definir um foco e garantir total domínio deste “setor” da área estudada, gerando maiores chances de cargos específicos e uma ocupação definida por um 100% de aproveitamento, além da ascensão profissional. 

O que significa possuir especialização

A importância da especialização 

Como foi dito anteriormente, a especialização é uma maneira de impulsionar a atuação em um determinado setor da área graduada, a fim de estar completamente preparado. Mas, essa preparação se dá com o objetivo principal da ascensão profissional.

Segundo pesquisas, as chances de uma contratação de profissionais com especializações no currículo, é de 68% quando trata-se de empresas, principalmente as mais relevantes. Sendo então, uma garantia de maior destaque e uma forma de receber preferência em relação aos seus concorrentes.

Para a empresa, um profissional com especialização é a garantia de melhores e maiores resultados, maior assertividade, e conhecimento sobre assuntos determinados e focados, pois, na maioria das especializações, há um foco maior em experiências e técnicas específicas, no qual não são abordadas na faculdade, por se tratar de uma grade de amplas matérias e áreas. 

As empresas tendem a valorizar profissionais que investem na sua carreira e que estão sempre atualizados e garantidos com a área que irá aturar, diferentemente de um profissional que possui apenas o básico, sem aprofundamento e conhecimento raso.

É um investimento que prioriza além de fácil e mais garantida contratação, também um crescimento pré-determinado e consequentemente valorização salarial no mercado de trabalho. Um investimento que leva tempo e dinheiro, porém garante maior estabilidade e sucesso. 

Vantagens de investir na especialização para o profissional 

Seja um investimento até a pós graduação, ou mesmo que um investimento até atingir o ápice de possibilidade de especialização (mesmo que estudar e se atualizar seja sempre possível), garantir que você terá alguns anos e tempo de estudos a mais que seus concorrentes, além de ser uma vantagem para as empresas, também é um ganho enorme para o profissional.

Algumas das vantagens não são ditadas, pois a maioria dos profissionais tendem a obter apenas o básico e se satisfazer com isso, entretanto, as possibilidades de ascensão profissional e principalmente variação na sua carreira, são enormes. 

Uma das principais vantagens, já citado anteriormente, é o destaque em relação a concorrência, principalmente quando trata-se de uma empresa no qual o profissional já está inserido, mas deseja elevar seu cargo.

Segundo pesquisas realizadas pelo Conselho de MBA Executivos (o Executive MBA Council Embac), em 2014 mais de 40% dos profissionais que realizaram uma especialização receberam uma promoção no trabalho, além de outros 53% receberem novas e mais relevantes responsabilidades.
Em muitos casos, as empresas dão oportunidades quando notam o destaque do funcionário, o seu crescimento, e assim percebe que há espaço para o mesmo aproveitar todo conhecimento adquirido na especialização gerando assim, grandes resultados para a empresa.

Ou seja, para quem deseja crescer na empresa que já pertence, ou mesmo que adquirir um novo emprego, com um cargo elevado, sua chance está em investir nas especializações. 

E como principal consequência do aumento de um cargo, ou mesmo que obtenção de outro cargo em um novo emprego, há o salário. Para que haja uma especialização de qualidade, com certificado e experiências, é necessário um investimento financeiro (na maioria dos casos), e principalmente de tempo (para as aulas, estudos, seminários, atuações, entre outros), e com isso, o salário deve acompanhar a valorização do profissional.

Em uma pesquisa recente, realizada pela 54ª edição da Pesquisa Salarial, em 2018 os salários de profissionais com uma pós-graduação chegaram a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial, tendência que acompanha cada vez mais o crescimento na especialização. Então, se deseja uma promoção, e com isso, melhorar a situação salarial, é importante investir na carreira. 

Um dos principais motivos que levam profissionais, principalmente da área educacional, a investirem em uma especialização, é obter certificação para atuar como professor em universidades.

Vantagens de investir na especialização para o profissional 
As mesmas solicitam que o profissional esteja atualizado em seus conhecimentos e principalmente em áreas específicas, no qual são abordadas em pós-graduações e afins. Com isso, é disponibilizado grades para a atuação desses profissionais, na educação de futuros profissionais. 

Além de todos os motivos realistas, investir em uma especialização, é investir e expandir conhecimentos, obter sempre a mente e as informações da área atuante, atualizados.

A experiência também é um detalhe abordado na especialização, são conhecimentos que são muito necessitados para qualquer área, seja medicina, publicidade, jornalismo, educação, direito e afins.

É necessário estar em constante aprendizado, e assim garantir sua posição no mercado. Cada vez mais o ensino superior (graduação), torna-se algo “básico” e constante no mercado, devido a isso, destacar-se é sempre válido para garantir seu espaço e sucesso futuro. 

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como tirar proveito da quarenta para aumentar suas vendas

Como tirar proveito da quarenta para aumentar suas vendas

Como Desativar o Facebook

Como Desativar o Facebook?