in ,

A Importância da Rotina e o Sono Infantil

A Importância da Rotina e o Sono Infantil

A Importância da Rotina e o Sono Infantil

Algumas vezes, pequenos ajustes no dia da criança já refletem em grandes mudanças no comportamento de sono.

E sabemos que isso acontece quando acertamos a rotina desse bebê.

Ele chega ao mundo sem saber o que é dia ou noite, sem horários definidos para higiene, atividade, alimentação e sono, e começamos a construir esse aprendizado.

Então desde o primeiro dia de vida, é importante ajustar esse ciclo circadiano da criança – todo o ciclo que o corpo passa durante as 24 horas do dia.

Então começamos a ensinar a diferença entre dia e noite com luminosidade e sons, e o bebê é alimentado por livre demanda.

Depois dos 4 meses, muitos já ajustam intervalos regulares de alimentação, e, se não houver recomendação do pediatra, já podem dormir por mais horas de noite, apesar da maioria ainda acordar 2 vezes para mamar de madrugada.

A partir desse momento, a rotina se torna mais importante ainda.

O bebê é capaz de fazer 3 cochilos durante o dia, comer de 5 a 6 vezes durante o dia e mais 2 vezes de madrugada.

Então esse é o primeiro passo para melhorar o sono do bebe: é o que chamamos de higiene de sono.

Antes de qualquer processo de aprendizagem, precisamos ter uma visão holística da rotina do bebê, para “limpar” o que precisa de ajuste para que depois, com o ciclo circadiano regulado, seja mais fácil da criança entender um processo de aprendizagem.

Isso acontece porque, quando temos um horário regular para dormir e se alimentar, o corpo já se prepara para aquele momento. Seu filho já sabe (inclusive fisiologicamente) que é hora de descansar, o que aumenta muito a chance do relaxamento e de ter qualidade no sono.

Então hoje queremos dividir com vocês, exemplos de rotina por idade, lembrando sempre que estamos falando de idade ajustada para os prematuros.

A Importância da Rotina e o Sono Infantil

Além disso, são ideias, para te dar um norte de onde começar a ajustar o dia do seu filho.

As crianças tem necessidades distintas, e o melhor a fazer é anotar todos os horários do seu filho por alguns dias (2 semanas) para conseguir ter uma ideia melhor destas necessidades dele e a partir das suas anotações, montar uma rotina ideal para a criança.

Aqui na Maternity Coach analisamos sempre o dia da criança e ajustamos a rotina antes de começar qualquer processo de aprendizagem, e muitas vezes conseguimos enxergar que a criança só precisava de pequenos ajustes para melhorar o sono.

Choro para dormir, despertares noturnos, sonecas curtas ou mesmo começar o dia antes de 5h da manhã podem ser indícios de que o dia daquela criança precisa melhorar.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet

Por que aprender libras

Por que aprender libras?