in ,

Veja como incluir ações do setor elétrico na carteira de investimentos

Veja como incluir ações do setor elétrico na carteira de investimentos

Conheça empresas que estão listadas na B3 e podem ajudar na estratégia de diversificação

Diversificar é uma das principais estratégias indicadas ao investidor para diluir os riscos dos investimentos e conquistar um bom retorno financeiro.

Para isso, é necessário incluir não só produtos financeiros de diferentes modalidades, mas também fazer uma variação entre aqueles que integram a mesma categoria. 

A orientação da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) é realizar uma distribuição do recurso entre renda fixa e renda variável, respeitando os objetivos e o perfil do investidor.

Nesse caso, quem é conservador terá uma participação maior da primeira modalidade na carteira, enquanto o arrojado fará o inverso. Por fim, o moderado buscará o equilíbrio entre ambas.

A partir de então, devem ser escolhidos os produtos financeiros propriamente ditos. Nesse ponto, a Abefin alerta que também não é aconselhável escolher apenas um tipo de investimento, como um único CDB ou ação.

O ideal é fazer escolhas que permitam variar o potencial de rentabilidade e os prazos.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o ideal é estudar o mercado para compreender quais fatores interferem no comportamento dos ativos e, assim, avaliar os que se apresentam mais promissores no momento.

Veja como incluir ações do setor elétrico na carteira de investimentos

Ações: o que é preciso avaliar

Por serem ativos de renda variável, ações têm maior potencial de rentabilidade e são mais arriscadas. Por isso, diversificação é a palavra de ordem para quem já investe ou deseja começar.

Ao adquirir uma ação, o investidor se torna sócio da companhia. Dessa forma, a Anbima alerta sobre a necessidade de conhecer o negócio, a gestão e o momento vivido pelo segmento de atuação.

Há mais de 400 companhias listadas na Bolsa de Valores (B3), divididas em diversas categorias e que atuam em diferentes atividades econômicas. E

ntre as grandes redes de varejo estão Americanas, (AMER3), C&A Modas (CEAB3), Grupo Soma (SOMA3), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3).

Instituições financeiras também ofertam ações na B3, como Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11).

A lista de empresas do setor elétrico inclui nomes como Alupar (ALUP11), Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG4), Companhia Paranaense de Energia (CPLE6), Eletrobras (ELET3), Energisa (ENGI11), Light (LIGT3) e Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. — Taesa (TAEE11).

Antes de decidir em qual delas investir, a Anbima orienta acompanhar as informações do mercado sobre os setores e papéis que têm ganhado destaque.

Depois disso, é preciso avaliar individualmente os resultados obtidos pelas companhias e as projeções para os próximos meses. As informações estão disponíveis para consulta no site da B3.

Para conhecer a oferta na íntegra, o investidor deve acessar o site da B3 e navegar pelas categorias “bens industriais”, “comunicações”, “consumo cíclico”, “consumo não cíclico”, “financeiro”, “materiais básicos”, “petróleo, gás e biocombustíveis”, “saúde”, “setor inicial”, “tecnologia da informação”, “utilidade pública” e “outros”.

Ações: o que é preciso avaliar

Vantagens de investir no setor elétrico

Alguns setores econômicos contam com especificidades que os tornam mais atrativos aos investidores. Por apresentarem uma demanda contínua, sofrem menor oscilação em tempos de crise, o que aumenta a segurança de quem investe.

Este é o caso dos setores financeiro e elétrico, por exemplo. O Banco do Brasil, o Bradesco e a Taesa integram o ranking das dez empresas que mais têm investidores pessoas físicas, conforme dados divulgados pela B3. 

A energia elétrica é um insumo essencial para a sociedade, por isso sempre haverá empresas atuando no setor.

Em geral, os contratos são de longo prazo, garantindo maior previsibilidade ao investidor. Outro aspecto positivo de investir nesse tipo de empresa é que muitas delas pagam dividendos aos acionistas.

Para quem deseja aplicar em ações, optar por um segmento que apresenta maior resiliência é uma forma de garantir mais segurança em um investimento de natureza mais arriscada.

Em quanto tempo eu consigo desenvolver minhas habilidades de liderança

Em quanto tempo eu consigo desenvolver minhas habilidades de liderança?

Famílias encontram jeitos de driblar preços altos dos alimentos

Famílias encontram jeitos de driblar preços altos dos alimentos