in , ,

Andar de bicicleta: conheça 7 benefícios para a saúde

Andar de bicicleta conheça 7 benefícios para a saúde

Andar de bicicleta é um dos exercícios físicos preferidos das pessoas, pois além de cuidar da saúde manter a boa forma ele é ideal para os momentos de lazer.

A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde, pois o sedentarismo é um estilo de vida inadequado, que pode causar a morte e diversos problemas para o organismo.

Precisamos entender a importância dessas atividades incluí-las na rotina para ter uma vida mais saudável e de qualidade. 

Portanto, para aquelas pessoas que não gostam de ficar dentro de uma academia, existem outras opções.

A bicicleta é um exercício que qualquer pessoa pode fazer, no horário que for mais adequado e você ainda pode praticar com amigos e familiares.

Essa atividade física pode ser introduzida aos poucos na sua rotina, assim o seu corpo terá tempo de se acostumar com ela.

Mesmo que não tenha uma ciclovia perto da sua casa, você pode usar bicicleta no dia, e neste artigo, vamos mostrar a importância da atividade física, quais são os benefícios de pedalar e os problemas de saúde que são evitados com a bicicleta. 

Benefícios das atividades físicas para a saúde

Praticar atividades físicas todos os dias é muito importante, pois ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que coloca o corpo em movimento e ajuda a produzir lipoproteína de alta densidade.

O HDL, conhecido como bom colesterol, ajuda a reduzir o mau colesterol e diminui os níveis de triglicérides no sangue.

A atividade física somada a uma dieta orientada por um nutricionista esportivo melhora o fluxo sanguíneo, que reduz doenças do coração. 

Também é uma forma de prevenir outras doenças, tais como:

  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Síndrome metabólica;
  • Diabetes tipo 2;
  • Artrite;
  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
  • Alguns tipos de câncer.

Praticar exercícios físicos, como bicicleta, caminhada, corrida, subir e descer escadas e natação é uma ótima forma de controlar a pressão arterial.

As atividades aeróbicas são indicadas pelos médicos, pois ajudam a promover mais resistência para o coração, reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.

Quando fazemos esforço continuamente contribuímos também para o fortalecimento e a tonificação da massa muscular. 

Em alguns meses percebemos um aumento da força e da musculatura, o que também previne lesões.

Quem tem dificuldades para dormir também encontra na atividade física uma melhora na qualidade do sono. 

As pessoas precisam dormir, em média, 8 horas por dia, para manter as funções orgânicas saudáveis.

Quando praticamos atividade física reduzimos a insônia e controlamos a síndrome das pernas inquietas, visto que a movimentação do corpo controla nosso relógio biológico.

Em outras palavras, pessoas que sofrem com insônia ou problemas durante o sono precisam praticar atividades físicas pela manhã ou à tarde.

Juntamente, com uma alimentação saudável, como açaí de copo, o corpo libera endorfina durante o dia, o que aumenta a disposição e energia.

Mas, se você prefere praticar exercícios à noite, escolha uma atividade física leve, pois elas costumam deixar as pessoas mais alertas, o que pode prejudicar a qualidade do sono.

Exercitar-se é a melhor forma de controlar o peso, pois essa prática reduz a gordura corporal e previne a obesidade e a diabetes. 

Isso acontece porque quando movimentamos o corpo, queimamos calorias.

Uma das atividades que mais ajuda a emagrecer é a corrida, mas ela causa fortes impactos, não sei indicada para quem tem problemas nas articulações ou tendões. 

Benefícios das atividades físicas para a saúde

e este é o seu caso, prefiro uma caminhada, natação ou bicicleta.

A respiração também é fortalecida, mas você precisa inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, pois isso evita falta de ar durante os exercícios. E quando fortalecemos o sistema respiratório, diminuímos os riscos de bronquite.

Para as pessoas que querem alcançar todas essas vantagens, uma boa opção é frequentar uma academia de ginastica ou andar de bicicleta, e no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens de pedalar.

Benefícios de andar de bicicleta

Cada vez mais pessoas têm aderido à bicicleta como prática de atividade física, mas além de ser uma ótima prática, também é um excelente meio de transporte barato e sustentável.

Isso significa que além de adotar um estilo de vida mais saudável, você ainda consegue fugir do engarrafamento e economizar. 

Dentre os principais benefícios trazidos pela bike, estão:

1. Melhora a tonificação dos músculos

Pedalar exige força dos músculos e quando fazemos isso regularmente, ganhamos força muscular e tônus, principalmente, na parte inferior do corpo. 

Essa atividade envolve seus quadríceps, os músculos das coxas e os glúteos.

Também usamos os braços e os ombros para controlar o guidão dos dois lados, principalmente em subidas íngremes.

2. Melhora a respiração

A bicicleta de academia ou aquela que você vai usar para ir ao trabalho também ajuda a aumentar o fôlego. 

Os ciclistas conseguem subir ladeiras porque têm os pulmões reforçados.

Quando pedalamos precisamos de mais oxigênio, por isso, exercitamos mais a respiração, e com o tempo ganhamos fôlego para aguentar subidas e pedalar distâncias maiores.

O ganho de resistência física está além dos momentos de pedalada e é útil para atividades do dia a dia, seja para o trabalho, para os serviços domésticos e até para brincar com os filhos.

3. Previne e mantém o controle da diabetes

Uma pessoa diabética pode utilizar a pedalada como uma forma de controlar o diabetes, visto que essa atividade estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz as chances de complicações cardiovasculares.

Pessoas que não são diabéticas podem e devem pedalar para evitar essa doença, portanto, devem incluir a bicicleta na rotina.

4. Ajuda a emagrecer

Quando pedalamos, aceleramos o metabolismo, o que ajuda o corpo a queimar calorias rapidamente.

Consequentemente, acumulamos menos gordura no organismo e conquistamos uma boa forma física e uma silhueta mais magra.

5. Traz sensação de bem-estar

Qualquer tipo de bike, como uma bicicleta com bagageiro, ajuda a aumentar a sensação de bem-estar. 

Isso acontece porque a pedalada faz com que o organismo libere endorfinas e serotoninas, que são os hormônios que causam sensação de prazer.

Dessa forma, essa atividade física faz bem para o corpo e ainda ajuda a combater doenças como a depressão, estresse e ansiedade.

6. Fortalece as articulações

Algumas atividades físicas, como a corrida, aumentam o impacto com o chão, o que não acontece quando andamos de bicicleta. 

Portanto, todo o impacto transmitido para as articulações é diminuído, principalmente, para os pés e joelhos.

As pessoas que possuem alguma restrição para atividades como correr encontram na pedalada uma solução saudável.

7. Melhora a pressão arterial

Quando andamos de bicicleta fortalecemos os músculos e isso também ajuda a trabalhar as veias e artérias.

Isso acontece porque a pedalada é um processo de contração e relaxamento das veias e artérias, o que ajuda a baixar a pressão arterial, fortalecendo o coração.

7. Melhora a pressão arterial

Enfermidades de saúde que podem ser evitadas

Quando procuramos uma clínica de emagrecimento, uma das primeiras recomendações é para que as pessoas comecem a fazer atividades físicas.

A bicicleta é uma boa opção porque, além de ajudar a emagrecer, evita uma série de doenças, principalmente, as cardiovasculares.

Também é uma forma de prevenir artrites, câncer, pressão alta e ataque cardíaco, isso acontece porque a pedalada fortalece os músculos do coração e reduz os níveis de gordura que estão presentes no sangue.

Mas, lembre-se de que essa atividade física deve ser combinada com uma alimentação saudável para estimular os pulmões e promover uma boa circulação sanguínea.

Uma vez que você reforça sua articulação, contribui para a prevenção de osteoporose e artrite ou qualquer outro tipo de lesão óssea. 

Ademais, é uma maneira de desenvolver a coordenação motora e melhorar o equilíbrio do corpo.

Mas, assim como nas aulas de zumba, é importante conversar com um profissional antes de começar a pedalar, principalmente se você costumava levar uma vida sedentária.

Uma consulta médica é importante para comprovar que você está apto a começar essa prática esportiva. 

A partir disso, você já pode começar a pedalar e a diminuir os riscos de obesidade.

Isso acontece porque o seu corpo estará em constante movimento, e se você andar de bicicleta, pelo menos, 1 hora por dia, conseguirá perder entre 180 e 300 calorias.

E se você trocar o carro ou a moto pela bicicleta para ir ao trabalho, principalmente, se o seu município tiver um plano de mobilidade urbana cicloviario, além de cuidar da saúde também vai contribuir para o meio ambiente.

Conclusão

Portanto, andar de bicicleta é fundamental para cuidar da sua saúde, além de ser um exercício físico agradável e divertido.

Lembre-se apenas de começar aos poucos, principalmente se você levar uma rotina um pouco mais sedentária.

Assim, o seu organismo terá tempo para se acostumar com uma nova atividade física.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que você precisa saber para regularizar suas dívidas

Tudo que você precisa saber para regularizar suas dívidas

Prótese dentária 5 curiosidades

Prótese dentária: 5 curiosidades