in , , , ,

Aprenda por que construir sua presença digital com a criação de um site

Aprenda por que construir sua presença digital com a criação de um site

De acordo com o Internet Live Stats, o Google recebe 3,5 bilhões de pesquisas diariamente. Já as pesquisas da plataforma Cuponation nos informam que, em 2020, o Brasil foi o segundo país que mais fomentou o tráfego de buscas para o Google.

Agora, a pergunta que não quer calar: onde estava o site de sua empresa no último ano? Espere, sua empresa não tem site?

Lamentamos dizer que sem uma forte presença digital, certamente, você não só está perdendo a oportunidade de captar novos clientes, como também a possibilidade de converter no ambiente virtual.

Calma, ainda está em tempo de reverter esse cenário e fazer a sua empresa alçar maiores voos no meio digital.

Mas antes, você precisa entender os motivos pelos quais é essencial aumentar a sua relevância na Web com a criação de um site. Confira já!

Qual a importância do site para o mundo virtual?

Na Era da Hiperconexão, a presença digital pode ser o passo que falta para levar a sua empresa ao sucesso e se destacar da concorrência.

Isso se dá porque, atualmente, as empresas são impactadas e atravessadas pelos canais digitais.

A facilidade de obter qualquer tipo de informação em questões de segundos a partir dos mecanismos de buscas só nos mostra o quanto o comportamento do consumidor extrapola o mundo físico e se aloca no meio virtual, no qual encontra agilidade, rapidez e conforto.

A verdade é que a partir da caixa de pesquisa dos mecanismos de buscas, o consumidor entende que são precisos poucos cliques para se achar um serviço ou produto, ações mais cômodas do que se locomover até uma loja física. 

Do outro lado, as empresas começam a compreender melhor que precisam de um site profissional para marcar presença digital, se querem que os seus nomes apareçam na tão sonhada primeira página do Google.

Não ter presença digital não significa outra coisa a não ser: não ser lembrado, e não ser lembrado é um prelúdio de baixas vendas, superação da concorrência, baixo valor frente ao mercado, diminuição da lucratividade e no limite – falência.

5 vantagens de ter um website nos tempos atuais

Então você ainda não está convencido como um site pode ajudar sua empresa? Calma, talvez você mude de ideia ao conhecer as maiores vantagens de ter um website em tempos de hiperconexão, confira:

5 vantagens de ter um website nos tempos atuais

Ser encontrado pelo e no Google

Antes de ser encontrada pelo usuário, é preciso que a sua empresa seja encontrada pelo Google, e a melhor forma disso ocorrer é a partir da indexação.

Como vimos, o volume de buscas do Google é algo o que revela que os usuários recorrem continuamente ao seu buscador para encontrar o que precisam.

E se o que precisam for de um serviço ofertado pela sua empresa? Se você não estiver nos resultados de buscas, pode ter certeza que os seus concorrentes estarão. 

Então, se não quer perder possibilidades de conversão, não meça esforços para criar um site com o SEO bem otimizado, assim certamente Googlebot irá notá-lo, eis o início do rastreamento, indexação e rankeamento.

Presença digital forte e inabalável

Como dizíamos, com a criação de sites a sua empresa passa a ter presença digital, independentemente da localização geográfica, podendo ser encontrada com maior facilidade na internet. 

E, uma vez encontrada, se o seu conteúdo for criativo e seus produtos/serviços forem capazes de oferecer um diferencial, certamente você superará a concorrência, atraindo mais leads com forte potencial de se tornarem seus clientes fiéis.

Aumento de credibilidade frente aos consumidores

É indiscutível, um site passa um ar de maior profissionalismo e autoridade aos usuários do que as demais redes sociais. Não à toa, é possível destacar a expertise da empresa a partir das páginas de:

  • Sobre nós;
  • Contato;
  • FAQ.

Por tais, você demonstra o porquê seu time é especialista no que faz e responde as principais dúvidas dos clientes, além de transmitir os objetivos e propósitos de seu negócio, estabelecendo maiores identificações com o público que compartilha dos mesmos.

E pode ter certeza, a comprovação da capacidade da empresa é um distintivo e uma mola propulsora para a tomada de decisão da persona prospecta.

Maiores chances de atração de clientes

O maior problema de uma loja puramente física é a dificuldade de prospectar novos clientes, devido a dificuldade de divulgação de seus produtos. O que pode ser corrigido com a criação de sites.

Não importa se o seu negócio é local ou nacional, um site é sempre uma ferramenta bem quista para captar novos clientes, desde que as estratégias certas de SEO e marketing digital sejam mobilizadas, afinal, a aquisição de usuários vai desde melhorar a experiência do cliente até gerar ofertas personalizadas.

Elevar as conversões

Além de aumentar a presença digital de uma empresa, um site ainda possibilita a visibilidade dos produtos a partir da vitrine intuitiva e atrativa de suas próprias páginas, uma vez que as imagens das mercadorias podem ser dispostas ali para livre compra. 

Mas, sobretudo, um site possibilita um relacionamento mais transparente com o cliente, seja a partir dos pop ups, das landing pages, das publicações e comentários do blog e dos chats de atendimento.

E pode ter certeza, todas as redes de comunicação corroboram para a decisão de compra.

Como um site pode ajudar sua empresa?

A criação de sites profissionais começou a ganhar expressão a partir do momento em que as empresas tomaram ciência de que sem uma presença digital estariam fadadas ao fracasso. 

Sites institucionais, blogs, one-page, hotsites começaram a surgir como subterfúgios dos serviços e produtos comercializados por empresas de diferentes nichos, mas com um único e mesmo propósito: aparecerem nos resultados de buscas dos usuários.

Até aqui você já deve ter entendido qual a importância do site para o mundo virtual, certo?!

É através de um site que o seu empreendimento conseguirá ser reconhecido pelos motores de buscas e, consequentemente, encontrado pelos usuários. Mas como?

É preciso que você entenda que não basta ter um site, é preciso ainda ter um site que disponibilize um conteúdo relevante, que impacte verdadeiramente a vida dos usuários, convertendo-os em leads. 

Como um site pode ajudar sua empresa?

Para isso, você precisa entender que um site pode ajudar a sua empresa a ganhar mais relevância, ao seguir estes passos:

1. Crie um blog

Um site institucional é crucial, mas não é tudo. Toda empresa visionária compreende que a jornada do usuário começa no topo de funil, e aqui é o local da informação.

Vá por nós, você não quer adquirir qualquer usuário em seu site, você quer adquirir tráfego qualificado.

Para tanto é preciso ter um blog para educar o seu público-alvo, fornecendo conteúdos informativos e de qualidade sobre o seu nicho, que venham a se consolidar como uma referência na Web. Assim, você não só qualifica os seus leads como os nutre de forma recorrente.

Além disso, quando uma empresa possui um blog responsivo não só fortalece como aumenta a credibilidade da marca, posto que se mostra como uma autoridade nos assuntos que se propõe a discorrer – de quebra já ganha pontos Expertise, Authoritativeness and Trust, aumentando as possibilidade de rankeamento.

2. Aposte em boas práticas de SEO

Do que adianta a criação de sites profissionais, se o layout de suas páginas não é intuitivo, se há problemas com o CLS (Cumulative Layout Shift), se não há um bom fluxo de PageRank e se o conteúdo não tem potencial orgânico?

Ficou perdido nos termos? Isso significa que o seu site precisa de uma otimização para os mecanismos de buscas.

Afinal, é por meio das boas práticas de SEO que um site tem a possibilidade de alçar maior visibilidade.

Com as otimizações técnicas certas e com a estruturação do conteúdo de acordo com as palvras-chave com maior potencial de buscas e menor dificuldade de rankeamento, certamente o seu site estará apto para despontar nos featured Snippets, quando os usuários traçarem buscas convenientes ao seu nicho.

3. Adapte-se aos meios

Quer ter um site com alta visibilidade? Então adapte-se aos meios de consumo de conteúdo. Não se restrinja ao desktop, afinal, de acordo com a Gartner, estima-se que o número de dispositivos móveis cresça em 125 milhões em 2021.

Ao que nos parece, o consumo rápido da informação performa melhor com o acesso mobile do que com o desktop, mas sabemos bem que um site responsivo é capaz de se adaptar a ambos os meios. E o seu, adapta-se?

Já deu para perceber que um site é a sua marca digital e porta de entrada de seus leads, certo?

Mas, como você bem aprendeu, não basta ter qualquer site, é preciso ter um site responsivo e profissional.

Conte com empresas especializadas no mercado para te auxiliar. Quer saber mais? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENEM 2021: Veja dicas de preparação e fique por dentro das datas

ENEM 2021: Veja dicas de preparação e fique por dentro das datas

Como a pandemia expandiu a cultura dos cursos online

Como a pandemia expandiu a cultura dos cursos online?