in , , ,

Aprenda excel e veja a diferença no seu trabalho

Aprenda excel e veja a diferença no seu trabalho

O Excel é uma das ferramentas da Microsoft mais importantes e um dos aplicativos mais populares entre as empresas.

Saber utilizar esse recurso é essencial, ao mesmo tempo em que representa um diferencial no currículo.

Quem está procurando uma oportunidade de trabalho ou crescer na carreira, deve investir no aprendizado de planilhas, pois elas apresentam funções muito além daquelas que conhecemos.

Gestores e empreendedores utilizam o Excel em diferentes áreas, uma vez que ele facilita a análise de informações, visualização de dados, produção de gráficos e emissão de relatórios dinâmicos importantes para os negócios.

É possível criar todo tipo de planilha, das mais simples às mais complexas, de acordo com a necessidade de uso de cada companhia, sendo necessário apenas se preocupar com o objetivo de usar essa ferramenta.

Controlar o fluxo de caixa, organizar informações de clientes, fazer uma análise do mercado, cuidar da organização financeira, dentre outras tarefas, são apenas alguns exemplos do que essa ferramenta pode fazer.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar a importância do Excel no trabalho, o que essa ferramenta faz e quais são as vantagens de conhecê-la com objetivos profissionais. Confira!

A importância do Excel no trabalho

O Excel é muito mais do que um software, visto que se tornou uma ferramenta indispensável para as organizações e está presente em praticamente 100% delas em todo o mundo.

Ele permite criar e organizar planilhas para diversos objetivos, como:

  • Planilhas de orçamento;
  • Controle de vendas;
  • Análises;
  • Planejamento financeiro.

Ter conhecimento sobre essa ferramenta, tanto de seu uso básico quanto avançado, é essencial para qualquer pessoa que deseja se colocar no mercado de trabalho ou crescer na carreira profissional.

Uma empresa de consultoria tributária, por exemplo, pode utilizar o Excel para várias atividades, criando planilhas e tabelas dos mais variados tipos.

Compreender o seu uso é fundamental porque as tarefas dependem muito do que se deseja extrair dele.

Isso porque é possível controlar o fluxo de caixa, fazer o controle de pedidos e realizar a contabilidade completa da empresa.

Outra possibilidade é fazer o cálculo de preços e cotações, controlar gastos pessoais, controlar a prestação de contas, administrar o estoque, fazer auditorias, cuidar da folha de pagamento, controle de ponto, dentre outras possibilidades.

Quais são as funções do Excel?

Como falamos, o uso do Excel é uma realidade no mercado, e mesmo com o surgimento de outras ferramentas, ele é uma ferramenta insubstituível.

Isso acontece porque, além de oferecer funcionalidades excelentes, contribui para a organização de outras ferramentas e se integra perfeitamente a elas.

Um pequeno negócio de salgados congelados para revenda pode usar as planilhas eletrônicas como folha de cálculo e apresentação de dados.

Quais são as funções do Excel?

Elas são compostas por uma grade de linhas e colunas e são formuladas inteiramente pelo software. As funções do Excel são as mais variadas e suas utilidades vão muito além daquilo que costumamos ver.

A ferramenta faz parte do pacote Office, que oferece produtos para várias necessidades, como a criação de documentos, slides de apresentação, dentre outros.

No caso do Excel, a ferramenta se destaca por ser um ótimo programa de tabelas, desenhos simples, gráficos, cálculos, listas de nomes, entre outras funções.

Por ser um programa conhecido e muito utilizado, os usuários podem encontrar tutoriais na internet que explicam diversos usos da ferramenta.

Mas apesar disso, vale muito a pena investir em um curso para aproveitar todas as potencialidades do recurso.

O software foi desenvolvido especialmente para as empresas, e todo o pacote Office criado pela Microsoft inclui programas que são totalmente integráveis.

No caso das planilhas, são excelentes ferramentas para controle de estoque, relatórios financeiros, interpretação de fórmulas, entre uma série de outras necessidades possíveis com a elaboração de planilhas automatizadas.

Tendo em vista todas as maneiras que um fabricante de letreiro luminoso personalizado pode usar, não é de se admirar que saber usar esse recurso é uma necessidade no mercado de trabalho.

Só que além de deixar o seu currículo mais competitivo e chamar a atenção das organizações, aprender Excel traz muitas outras vantagens.

Vantagens de aprender Excel

Existem muitos motivos para aprender a utilizar o Microsoft Excel, mas o maior deles é que este programa é o mais utilizado entre as corporações.

Usuários experientes conseguem criar gráficos, compilar dados e executar cálculos complexos de maneira rápida e precisa.

Trata-se de uma ferramenta muito versátil e ampla, que passou a ser exigida para profissionais que querem ocupar vagas importantes dentro das empresas. Por isso, dominar o software é um diferencial competitivo.

Para entender um pouco mais a importância de aprender a mexer nessa ferramenta, listamos alguns benefícios de conhecê-la. São elas:

1 – Seu currículo se destaca

O currículo de uma pessoa que sabe mexer no Excel se destaca porque ele segue forte e importante no universo corporativo.

Empresas de aplicação de enzima, indústria, hospitais, lojas, dentre outros segmentos, dependem dessa ferramenta para se organizar.

Muitos outros sistemas surgem para tentar substituir o Excel, mas nenhum deles conseguiu esse feito e dificilmente cairá em desuso.

Trata-se de um recurso bastante dinâmico e não temos como negar a predominância da Microsoft nos computadores, por isso, as planilhas do Excel estão longe de se tornarem coisa do passado.

Na verdade, a ferramenta evolui constantemente e ganha novas funções, algo difícil para outros softwares acompanharem.

Tendo em vista a longevidade dessa ferramenta no universo corporativo, a tendência é que ela continue sendo exigida, e os profissionais que dominam seu uso, vão se destacar.

2 – Possível fonte de renda

Existem muitos profissionais que fazem da sua habilidade no Excel uma fonte de renda.

Por exemplo, é possível desenvolver templates comercializáveis para sites de empresas de vários tipos, como as clínicas de exames de ultrassom.

É claro que esse trabalho não é muito comum, mas ainda assim, muitos atuam como freelancer desenvolvendo planilhas para pessoas, que vão entregá-las em seu cotidiano.

3 – Ajuda a lidar com dados

Cada vez mais, as empresas embasam seus processos e melhorias em dados provenientes de suas atividades, tanto é que o Big Data se tornou indispensável mas tomadas de decisões.

Manusear corretamente as informações exige agilidade e precisão, algo que somente quem domina as funcionalidades do Excel consegue fazer.

3 - Ajuda a lidar com dados

As empresas costumam registrar sua base de dados nas planilhas ou em servidores e sistemas que possuem o formato de arquivo do Excel.

Os conhecimentos técnicos no sistema ajudam a lidar com as informações e na rotina do uso de dados, o que colabora com as estratégias e melhora a performance da companhia.

4 – Ferramenta universal

Uma empresa de instalação de ar condicionado central pode expandir sua atuação por meio das planilhas, pois pode controlar o trabalho de seus colaboradores que estão em outras cidades, estados e até países.

Assim como o inglês, o Excel também é uma linguagem universal e dominá-lo pode trazer oportunidades de trabalho internacionais.

Portanto, quem deseja morar fora e conquistar uma oportunidade fora do país, pode usar seus conhecimentos nesta ferramenta para conseguir um emprego.

5 – Colabora com outros sistemas

Podemos considerar o Excel como uma biblioteca de dados, e as informações armazenadas nele podem alimentar outros sistemas, como softwares de vendas, ERP, CRM, sistemas de automação de marketing, entre outros.

Mesmo que seja utilizado de maneira adjacente a outros sistemas, saber utilizar o Excel é importante porque ele ajuda a cuidar dos arquivos e dados e os classifica para que os sistemas possam utilizar adequadamente as informações na planilha.

Assim, o funcionário de uma clínica de labioplastia a laser que saiba usar o Excel com qualidade, também colabora com a implementação e utilização de outros sistemas.

Agora, se a companhia não conta com alguém voltado para esse recurso, pode comprometer os processos empresariais e receber dados inconsistentes, o que é capaz de prejudicar as estratégias da corporação.

6 – Diferencial competitivo

Inúmeras profissões utilizam o Excel, por isso, ele é tão indispensável em vários setores.

Dominá-lo ajuda a conquistar um bom emprego e a superar os concorrentes por uma vaga.

As empresas, como um fabricante de capa para banco carros, sabem que ao selecionar um candidato que domine a ferramenta, acaba economizando tempo e dinheiro com treinamentos.

Em outras palavras, se você tem dúvidas sobre o porquê de aprender Microsoft Excel, saiba que ele pode acelerar a conquista de uma vaga e traz excelentes oportunidades para os profissionais.

Considerações finais

Não é de hoje que o mercado martela a importância de dominar a criação e a análise de planilhas, além de todas as potencialidades do Excel.

Investir em um curso é a melhor maneira de aprender todos os recursos da ferramenta e saber utilizar todas as suas funções.

Isso fará toda a diferença na carreira profissional e pode te levar a conquistar posições que nunca imaginou.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância de investir em um contador na hora de abrir uma empresa

A importância de investir em um contador na hora de abrir uma empresa

Como o Excel pode ajudar um gestor de eventos

Como o Excel pode ajudar um gestor de eventos?