in , ,

A importância de aprender a tocar um instrumento

A importância de aprender a tocar um instrumento

A importância de aprender a tocar um instrumento

Você já teve vontade de tocar um instrumento? O que te impediu de realizar o seu sonho? Essas perguntas são bem comuns para muitas pessoas que querem aprender algum instrumento, mas acham que não vão ter tempo para se dedicar.

No entanto, a música pode ser uma ótima aliada no bem-estar e qualidade de vida, diante de todas as suas propriedades terapêuticas. Por esse motivo, tocar um instrumento vai muito além de tirar aquela canção famosa das rádios.

Para te mostrar a importância de aprender a tocar um instrumento, o artigo de hoje vai trazer alguns benefícios da música para a vida, que vão te convencer a procurar um ensino de música o quanto antes. Acompanhe a leitura!

1 – Desenvolve novas habilidades

Aprender um instrumento musical é muito mais do que uma atividade relacionada à diversão. Claro que é muito legal sentar ao lado dos amigos em um acampamento, ou fazer aquele som em um salão de festa de aniversário.

Mas o melhor de tudo é que a música é capaz de desenvolver novas habilidades para o mercado de trabalho. Então, você pode aproveitar muito desse conhecimento para qualquer profissão!

Quando tocamos um instrumentos, todas as nossas áreas do cérebro conectadas aos movimentos motores são acionadas. Com isso, é possível desenvolver habilidades linguísticas, coordenação motora e raciocínio lógico.

Hoje em dia, a capacidade para resolução de problemas e tomada de decisões são fundamentais para qualquer tipo de emprego. 

Por esse motivo, ter essas habilidades é um diferencial para o mercado de trabalho.

Nesse sentido, quem sabe tocar um instrumento demonstra maior facilidade para gerenciamento de atividades, pessoas, coordenação de projetos, além de ter uma boa comunicação, o que é ótimo para os cargos de gerência.

Vale dizer que a música tem muito trabalho em equipe envolvido. Basta observarmos um estúdio ensaio de bandas: todos os músicos precisam trabalhar em conjunto.

Diante disso, tocar um instrumento também é uma maneira de desenvolver a sua aptidão para o trabalho em equipe.

Claro, você pode tocar sozinho em casa. Mas experimente fazer isso ao lado de outras pessoas – vai ser muito mais divertido!

2 – Melhora a capacidade de memorização

Um estudo realizado com um grupo de 22 crianças, de 3 a 4 anos, demonstrou que a música é uma forte aliada da memória. 

De acordo com a pesquisa, o grupo de crianças que teve aula semanal de piano desenvolveu 34% a mais das habilidades espaciais-temporais em comparação ao outro grupo, que não teve nenhum contato com o instrumento musical.

Agora, imagine isso a longo prazo!

Quando você aprende a tocar um instrumento, seja ele qual for, como piano, uma guitarra ibanez k7, violão, entre outros, a sua capacidade de escuta e de memória se tornam cada vez mais ativas.

Inclusive, outros estudos mostram que aprender a tocar um instrumento musical te ajuda a aumentar o QI em até 7 pontos. Ou seja, você fica mais inteligente!

3 – Melhora a capacidade de organização e gestão do tempo

Um bom músico sabe o quão é importante dedicar-se aos estudos. Porém, mais do que o tempo de treino, é necessário ter qualidade.

Por esse motivo, aprender a tocar um instrumento é uma forma de desenvolver a capacidade de organização e gestão do tempo, para que você possa otimizar a sua rotina da melhor maneira possível e ser produtivo.

Afinal de contas, em uma produção musical gospel, por exemplo, você precisa treinar para que a música saia com o mínimo de erros possível. Contudo, nem sempre tocar várias horas por dia, sem descanso, é a melhor maneira de alcançar a perfeição.

É preciso dedicar-se com foco – e, é claro, dar um descanso para o cérebro, quando necessário

Ou seja, em conjunto a tudo isso, a música ainda te ajuda a ter mais disciplina.

3 - Melhora a capacidade de organização e gestão do tempo

4 – Ajuda na matemática

Você sabia que a música tem tudo a ver com a matemática? Sim, contar os tempos, saber a duração das notas, colocar um trecho da canção em um compasso… Enfim, a música é pura matemática traduzida em arte.

Por esse motivo, é recomendável que o ensino de música comece logo, sendo comum que escola particular tempo integral do ensino infantil ou fundamental, já tenham aulas de música incluídas na carga horária.

O aluno pode começar com o desenvolvimento de habilidades musicais, como no caso das aulas de musicalização infantil, em que ele tem os primeiros contatos com os sons. 

Depois, as crianças mais velhas podem aprender um instrumento, como flauta ou violão.

Percebe-se um grande desenvolvimento das habilidades matemáticas nas crianças que têm aula de música nas escolas. Não é à toa que cada vez mais as instituições de ensino buscam incluir essas aulas em sua grade curricular.

Então, para quem tem dúvidas de uma escola particular fundamental, já procure saber se ela tem aulas de música para seus filhos!

5 – Promove melhor compreensão e habilidade de leitura

Segundo um estudo divulgado no jornal Psychology of Music (Psicologia da Música), as crianças que são expostas ao ensino de música, aprendem questões complexas sobre ritmo, organização tonal e desenvolvimento da coordenação motora.

Elas apresentam melhor desempenho cognitivo em leitura. Isso não é uma surpresa, visto que a música também é uma linguagem. 

Por esse motivo, quando estamos aprendendo a tocar um instrumento, falamos em saber ler partituras ou cifras – que são parte do idioma musical.

Mesmo para quem gosta só de cantar, há partituras específicas para canto. Sendo assim, antes mesmo de você soltar a voz no seu microfone sennheiser e904, deve aprender a ler as notas e o que fazer para conseguir alcançá-las sem desafinar.

6 – Te apresenta à novas culturas

Todos nós temos um estilo de música preferido, não é mesmo? Há quem goste do sertanejo, do rock, do pop, do funk. 

São muitas possibilidades, ainda mais com a grande diversidade de culturas que temos em todo o mundo.

Isso é outra vantagem de aprender a tocar um instrumento. Afinal de contas, para desenvolver suas habilidades, é preciso ter contato com diferentes ritmos, de outros países, épocas e culturas.

Já pensou ter contato com uma partitura de época medieval e tocar uma música totalmente diferente do que conhecemos hoje? Pode ser uma ótima oportunidade para conhecer algo totalmente novo.

Em conjunto a isso, você também aprende:

  • Sobre história e culturas antigas;
  • A respeitar os diferentes estilos musicais;
  • A identificar os instrumentos nas músicas;
  • A compreender mais sobre os comportamentos da época.

Parece ótimo, não? Além de vários conhecimentos matemáticos e linguísticos, você ainda tem a oportunidade de aprender sobre culturas e história!

7 – Contribui com o bem-estar e qualidade de vida

Com a rotina agitada do dia a dia, muitas pessoas acabam sofrendo com o excesso de trabalho, estresse e irritações do cotidiano. Então, nada melhor do que ouvir uma boa música para acalmar os nervos, não é mesmo?

As propriedades terapêuticas da música já são velhas conhecidas. Por esse motivo, é comum dizermos “vou ouvir algo para relaxar”. 

Quando tocamos um instrumento, esse bem-estar é ainda maior. Afinal de contas, nós que estamos produzindo a música, podemos nos concentrar e fazer algo realmente prazeroso.

Aliás, a música é muito usada como técnica de terapia para crianças e adultos com autismo, depressão, ansiedade e outros tipos de doenças.

A chamada “musicoterapia” é um método muito conhecido e tem ajudado várias pessoas em tratamentos de saúde mental.

8 – Te ajuda a fazer novos amigos

Sabe quando estamos deslocados em uma festa, sem conhecer ninguém e com muita vergonha de começar uma conversa? Pois é, todo mundo passou por uma situação assim.

Mas, com a ajuda da música, você pode quebrar as barreiras da timidez, desenvolver habilidades de socialização e fazer novos amigos.

É até por isso que as escolas de música costumam colocar em um suporte de ferro para banner as datas das apresentações musicais, para que os alunos, desde cedo, consigam superar a vergonha.

Além do mais, por contribuir com a comunicação, você vai perceber que será muito menos desinibido(a) para conversar com outras pessoas. 

Fora que toda festa fica muito melhor com uma música, não é mesmo? Daí, você pode pegar o seu violão, sentar em uma roda e fazer amigos cantando!

8 - Te ajuda a fazer novos amigos

Conclusão

Está convencido(a) do poder da música? Se sim, que tal aprender agora mesmo a tocar um instrumento de sua preferência? Hoje em dia, você pode até mesmo ter esse aprendizado através de cursos online, basta apenas escolher o instrumento que deseja aprender a tocar!

Você vai perceber que a sua evolução é exponencial, ainda mais se você tiver dedicação. 

Aos poucos, já estará tirando as músicas que mais gosta, aprendendo a tocar canções cada vez mais difíceis e mostrando suas habilidades para todos!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Mudanças Nos Negócios O Futuro de Restaurantes e Bares

Mudanças Nos Negócios: O Futuro de Restaurantes e Bares

Marketing Multinível é um bom negócio

Marketing Multinível: é um bom negócio?