in , ,

Por que aprender informática desde cedo?

Por que aprender informática desde cedo

A informática está presente em nosso dia a dia de muitas maneiras e não é de hoje que está revolucionando o cotidiano de pessoas e empresas.

Você consegue imaginar o supermercado sem computador no caixa, uma escola sem acesso à internet ou qualquer empresa funcionando sem o auxílio de nenhum computador?

É praticamente impossível imaginar uma coisa dessas, pois qualquer pessoa ou identidade que esteja alheia à tecnologia está praticamente isolada da sociedade.

Os recursos tecnológicos fazem parte do mundo em que vivemos hoje e moldam muitas questões da sociedade, como a maneira de ter acesso à informação, como pagamos nossas contas, a comunicação entre as pessoas, compras, dentre outras atividades.

O estilo de vida de cada um também é moldado por tudo o que vemos na internet, por meio do computador ou do tablet. Para suprir o acesso e permitir que os usuários acessem todos os conteúdos que desejam, existe a informática.

Esta ferramenta é relevante na vida das pessoas e das organizações, e quanto antes aprender sobre ela, melhor.

Neste artigo, vamos explicar a importância da informática e dar alguns motivos para aprendê-la desde cedo. Confira.

Importância da informática para a sociedade

O uso da informática é visto como instrumento de aprendizagem e a maneira como ela atua na sociedade aumentou e mudou muito nos últimos anos.

As famílias possuem computadores em casa, além de outros tipos de dispositivos, como tablets e celulares. São ferramentas que auxiliam as pessoas e oferecem uma nova perspectiva de mundo e de vida.

Mas, quando uma pessoa entende sobre internets de fibra e sabe mexer em um computador de maneira profissional, tem acesso a oportunidades diferenciadas.

As empresas precisam ser informatizadas e contar com colaboradores qualificados e preparados para extrair todo o potencial desse recurso.

Por essa razão, os profissionais precisam compreender a importância de aprender sobre informática para ingressar no mercado de trabalho, principalmente porque as organizações querem acompanhar as novas tecnologias.

O mercado também está cada vez mais exigente e concorrido, o que obriga as companhias a investirem cada vez mais na informática e nos mais variados recursos tecnológicos, mas eles precisam ser operados por pessoas preparadas.

Atualmente, a humanidade está inserida na era da informação, que só foi possível por conta da transmissão de dados e das novas possibilidades de comunicação às quais temos acesso. Ambos revolucionaram o uso do computador.

A informática possibilita, desde que surgiu, que as pessoas se mantenham informadas e possam se comunicar entre si, independentemente da distância ou da localização.

Além disso, um hospital veterinário zona sul, assim como um hospital comum, tem acesso aos dados dos pacientes, por conta da tecnologia e da informática, ou seja, esses recursos vieram até mesmo para nos garantir mais saúde e qualidade de vida.

Com base nessas informações, não fica difícil imaginar por que é que uma pessoa precisa aprender informática desde cedo.

Importância da informática para a sociedade

Motivos para aprender informática desde a infância

As crianças que aprendem informática se preparam melhor para o mundo tecnológico no qual vivemos hoje em dia. Tudo está sistematizado e é importante que todos os indivíduos saibam lidar com esses recursos.

Isso por si só já é uma grande razão para investir no aprendizado de informática desde cedo. As crianças que nasceram nos últimos anos acreditam que os computadores e celulares são apenas aparelhos usados para jogos e diversão.

Eles não compreendem a importância do computador para a evolução humana e tudo o que ele pode fazer por nós no dia a dia.

Mas, em um curso de informática básica, as crianças aprendem a usar a informática de maneira inteligente, em vários momentos da vida.

Elas vão aprender que podem pesquisar sobre vários assuntos, como serviço de busca e entrega, e aprenderam a aproveitar todos os recursos e componentes que os dispositivos oferecem.

A tecnologia faz parte da geração delas, tanto é que a maioria cresce cercada pela tecnologia desde seu nascimento, portanto, elas precisam saber interagir com os dispositivos e os recursos tecnológicos presentes na sociedade.

Quando as crianças começam a interagir sozinhas com essas ferramentas, estão na idade pronta para absorver conhecimento.

Outro motivo para aprender informática é que estamos falando de uma atividade extracurricular, que incorpora novas tecnologias no currículo desde cedo. O mundo em que vivemos se destaca justamente pelo uso constante da tecnologia.

Não dá nem para imaginar uma empresa ou pessoa que não faça uso de alguma dessas ferramentas. Por essa razão, ter conhecimentos mínimos nesse campo ajuda em várias tarefas do dia a dia e prepara para o futuro.

Se a família possui uma empresa de serviços administrativos terceirizados, ao aprender informática, as crianças podem começar a participar da rotina do negócio e até mesmo aprender a se defender no ambiente virtual.

Os pais devem incentivar os filhos a aprenderem habilidades de informática, ensinando-os a usarem as ferramentas de maneira responsável, sempre alertando sobre os perigos da internet.

A criança aprende informática quando já tem algumas noções básicas em outros sentidos, como:

  • Escrever bem;
  • Ler bem;
  • Usar atalhos do teclado;
  • Fazer backup na nuvem;
  • Usar programas de segurança e proteção.

As crianças estão prontas para aprender informática quando já conseguem ler e escrever bem, pois isso vai permitir que elas compreendam todos os recursos do computador.

Os pais também podem ensinar às crianças alguns comandos básicos, que ajudam a economizar tempo e tornam a lida com o computador muito mais simples.

Por exemplo, mostre a eles como copiar e colar textos, bem como fazer e desfazer ações. 

Os profissionais que trabalham em serviços de recepção e têm filhos também podem ensinar os pequenos a armazenar informações na nuvem ou em dispositivos.

Isso é importante porque as crianças fazem muitos trabalhos e atividades na escola, e para não perder tudo aquilo que fizeram, é muito importante que saibam salvar as alterações e criar arquivos pessoais.

Mostre para o seu filho como utilizar os programas de segurança e proteção, para que o computador da família ou da criança esteja sempre protegido.

Os próprios pais podem se beneficiar desses programas, pois eles ajudam a controlar as informações acessadas na internet, evitando que as crianças visitem sites ou conversem com estranhos.

Um curso de informática para crianças também vale a pena por conta de tudo aquilo que elas vão aprender.

Assim como qualquer outra matéria na escola, a informática deve ser ensinada à medida que o aluno assimila outras lições.

Por exemplo, quando são pequenos, podem aprender o nome das partes do computador, como teclado, mouse, monitor, dentre outros componentes.

Motivos para aprender informática desde a infância

Quando estiverem maiores, podem aprender sobre os sistemas usados em empresas de terceirizações logísticas, mas até lá, vão aprender a conectar e ligar o computador e distinguir os sistemas operacionais.

Quando estiverem maiores, também podem aprender a usar ferramentas de automação usadas em escritórios, como o pacote Office.

Os cursos também ensinam os pequenos a navegarem pela internet com segurança, instalar programas e aplicativos, além de criar e usar e-mails ou contas de usuários em diferentes redes sociais.

As vantagens de matricular os filhos em um curso de informática são muitas, afinal, trata-se de um recurso para a educação que os prepara para o futuro.

Quando forem adultos, serão profissionais mais preparados em diversas áreas, como gerenciamento de frotas, estratégias administrativas, marketing, dentre outras.

O curso incentiva a capacidade de fazer pesquisas, de modo a ensinar as crianças como pesquisar sobre os assuntos de seu interesse, além de investigar em questões que estimulam a curiosidade.

O curso de informática promove a comunicação e torna o indivíduo independente em seu processo de ensino. Muitos jogos estimulam o sistema cognitivo e promovem o crescimento das funções cerebrais.

Esse aprendizado estimula a capacidade de raciocínio, desenvolve a criatividade, estimula o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos e ensina a criança a controlar seus estudos.

Com isso, ela poderá atuar em uma empresa de segurança do trabalho no futuro, aprende a interagir com diferentes culturas e estará pronta para atender as necessidades de um mundo cada vez mais tecnológico.

Considerações finais

A formação de um indivíduo moderno envolve o aprendizado e o conhecimento da informática e dos recursos tecnológicos. 

Quanto antes a criança puder aprender, melhor para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, no futuro.

Em qualquer profissão que for seguir, as crianças vão usar a tecnologia de alguma maneira, até mesmo durante o período escolar, vão precisar do computador para fazer seus trabalhos e atividades da escola.

Com o dia a dia cada vez mais corrido e pais sempre muito ocupados, o ideal é que o pequeno tenha esses conhecimentos e possa ser mais independente na hora de usar o computador.

Além de facilitar a rotina de toda a família, o acesso à internet é seguro e a criança vai aprender a aproveitar ao máximo os recursos da informática.

Então não perca essa oportunidade de fazer um curso online de informática basta clicar aqui e se inscrever.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como o Excel pode ajudar um gestor de eventos

Como o Excel pode ajudar um gestor de eventos?

Por que realizar um curso de administração de condomínios

Por que realizar um curso de administração de condomínios?