in ,

Conheça quais áreas da odontologia você pode atuar

Conheça quais áreas da odontologia você pode atuar

A odontologia é conhecida por ser uma profissão tradicional, mas que abrange muitas especializações, sendo uma das mais escolhidas entre os jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.

As áreas da odontologia em que você pode atuar são diversas, tornando-se um profissional dinâmico quando se fala em saúde bucal.

Um dos principais procedimentos estéticos que influenciam e ajudam na autoestima e também no bem-estar é o cuidado com os dentes.

Além de ser importante para cuidar da nossa saúde bucal, cada vez mais pessoas procuram por um sorriso mais branco, alinhado e sem imperfeições.

No presente artigo abordaremos sobre algumas áreas da odontologia que os cirurgiões-dentistas podem atuar.

As áreas de especialização na odontologia

A área da odontologia é muito grande e abrange variadas especialidades, por isso é importante que o formando na área conheça essas especializações. Por isso, confira algumas abaixo.

1. Ortodontia

O profissional que atua nessa área é conhecido por corrigir e fazer o alinhamento dos dentes e dos ossos da mandíbula por meio do uso do aparelho ortodôntico, sendo o procedimento feito pelo mesmo.

Muitas pessoas buscam esse tratamento quando os dentes não estão posicionados  de forma correta, pois essa questão pode gera alguns problemas como:

  • Mal-estar;
  • Dores de cabeça;
  • Rigidez no pescoço;
  • Estresse muscular.

Sendo assim, o especialista planeja e trata dos dentes, podendo recorrer ao uso do aparelho ortodontico transparente, podendo ser fixo ou móvel. 

Isso garante uma boa aparência e proporciona uma boca mais harmônica e saudável, principalmente ao amenizar o aspecto estético do tratamento e trazer mais qualidade à mastigação.

2. Odontologia Estética

Essa área é conhecida como restauradora e é a que mais vem crescendo nos dias de hoje. 

Muitas pessoas buscam a vaidade e o bem-estar com esses profissionais que buscam promover os melhores resultados.

Os dentistas tratam de questões voltadas à estética e a simetria, podendo ser citados o clareamento dental com moldeira, utilização de lente nos dentes ou resinas, bem como tratamentos na gengiva controlando seu tamanho e proporcionando um sorriso ideal.

Com esses tratamentos, é possível conciliar a beleza do sorriso com a sua funcionalidade e até à saúde mental.

2. Odontologia Estética

3. Implantodontia

A reabilitação dos dentes com implantes é um trabalho complexo que o profissional encontra nessa área, conforme o nível que a estrutura dentária do paciente está.

A prótese sobre implante dentario é criada pelo profissional e pode ser utilizada após uma avaliação, podendo ser removíveis ou abranger totalmente a mandíbula e o maxilar. 

Os implantes dentários vêm avançando com a tecnologia e, por isso, a área torna-se uma das mais vantajosas em atuação.

4. Odontologia Legal

O caminho que o profissional segue nesse ramo é fora dos consultórios e dos procedimentos comuns, trabalhando com identificação de corpos e voltado para análises e perícias.

Nela, o profissional identifica corpos e elabora atestados e relatórios. Também faz a parte da execução de perícias em pessoas vivas ou mortas e pode trabalhar na parte civil ou criminal.

É um segmento que segue em expansão e atende os interesses da justiça, podendo realizar laudos e análises e reconhecimento dos corpos por meio da arcada dentária, contribuindo – por exemplo – em tribunais.

5. Odontologia do trabalho

Essa área procura estabelecer a adequação dos ambientes laborais e a preservação da saúde bucal dos trabalhadores.

Nessa especialidade, há a educação e conscientização dos profissionais, além de ações de preservação e cuidados com todas as partes do rosto que são estudadas na profissão, ajudando as pessoas a cuidarem da própria saúde.

Assim, a equipe torna-se mais produtiva e adequada para lidar com os desafios do trabalho e do coletivo, trazendo mais produtividade e qualidade para a saúde.

Outras áreas de atuação

Além das áreas abordadas, existem outras possibilidades ao atuar no setor de odontologia, especificando o público que será atendido. São exemplos:

Traumatologia e Cirurgia

Dentro dessa área existem muitas possibilidades de atuação, sendo que – em maioria – se trabalha com cirurgias mais complexas. O profissional pode atuar em tratamentos na articulação temporomandibular e também em problemas com relação ao sono.

Os principais procedimentos são diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias na face, na mandíbula ou na gengiva. Além disso, o profissional é responsável por realizar transplantes e enxertos para recuperar os dentes e a arcada dentária.

Traumatologia e Cirurgia

Odontopediatria

Para ajudar na saúde bucal das crianças, existe o profissional que se encarrega dessa função. 

Para isso, o dentista cuida da preservação dos dentes de leite e ajuda no desenvolvimento da fala e da mastigação, sendo muito importante na vida dos pequenos.

É fundamental que os atuantes nessa área tenham muita paciência e calma com seus pacientes, acolhendo-os e trabalhando com o emocional, para que eles aceitem um tratamento sem traumas, para que não tenham medo futuramente.

Além disso, os profissionais contribuem para a valorização da autoestima e não deixam que problemas maiores aconteçam depois da troca dos dentes e durante o desenvolvimento.

Com isso, é possível manter as estruturas conservadas e ensinar as crianças a adotarem hábitos necessários para a sua higiene bucal.

Deste modo, entendemos que as especialidades odontológicas podem ser várias, atuando desde a colocação de lente nos dentes até o cuidado com as crianças, portanto, permite que o profissional atue de maneira abrangente na sociedade. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como lucrar mais com produtos personalizados

Saiba como lucrar mais com produtos personalizados

O que é TBT nas redes sociais como usar corretamente

O que é TBT nas redes sociais: como usar corretamente