in

Arquitetura: entenda mais sobre a área

Arquitetura entenda mais sobre a área

Sendo uma das áreas e uma das profissões mais antigas do mundo, entender mais sobre arquitetura é fundamental para quem quer se especializar, mas também para quem é um admirador dessa manifestação artística. 

Quem anda pelas grandes cidades de diferentes países pode ser impactado de maneira bastante positiva em relação aos monumentos históricos que são vistos e admirados nesses locais. 

De fato, as construções são belas e encantam até mesmo a quem não estuda sobre o tema, de forma que pode despertar o interesse e a curiosidade de qualquer pessoa que esteja atenta ao seu redor. 

A arquitetura está em constante aprimoramento, e exige os seus próprios cuidados, uma vez que o passar dos anos pode trazer a necessidade de investimento na recuperação de edificações variadas. 

Tal como uma restauração da fachada recupera a beleza de um imóvel, as obras arquitetônicas precisam de uma manutenção especial que sempre respeite as suas características e que garanta a conservação ideal das suas particularidades. 

Um dos pontos mais relevantes da arquitetura é que ela foi se moldando com o passar dos anos, de modo a atender a necessidade do homem com relação ao espaço em que ele vive. 

Assim, é possível perceber que as características de várias obras de arquitetura trazem consigo diferentes detalhes de várias épocas, tornando-se uma forte ligação do homem com a história humana. 

Nesse sentido, entender mais sobre a arquitetura na sua origem, saber quais são as principais ferramentas utilizadas por profissionais da área e conhecer algumas das obras brasileiras da arquitetura pode ser importante para dominar melhor o tema. 

Por isso, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a arquitetura em si e sobre pontos relacionados que vão enriquecer os seus conhecimentos. 

A origem da arquitetura

A arquitetura é a área que liga o homem e o espaço, e que é diretamente responsável pela organização de diferentes ambientes. No entanto, ela não se trata apenas de colocar tijolos um sobre os outros, mas é capaz de promover a estética e a criatividade dos profissionais. 

Nesse caso, a arquitetura não pode ser definida como uma simples técnica de construir, sendo na verdade uma necessidade presente na evolução da história da humanidade. 

Já na pré-história, o homem começa a desenvolver meios de ordenar diferentes elementos da natureza para facilitar a sua rotina. Assim, é ali que começam a surgir as primeiras construções, mesmo que simples, sendo feitas com pedras, madeiras e até metais. 

Hoje em dia, é difícil conceber a construção de uma casa sem a utilização de um perfil para forro pvc, não é verdade? No entanto, isso já foi possível.

Várias civilizações ganharam destaque na arquitetura, tanto pelas suas descobertas quanto pelos traços presentes nas suas obras, que se tornaram verdadeiras referências na história. Entre as principais, é possível citar:

  • A romana;
  • A grega;
  • A egípcia;
  • A persa;
  • A bizantina;
  • Entre outras.

Tanto a arquitetura romana quanto a grega são conhecidas pela sua grandiosidade. Tendo a primeira se desenvolvido por volta de II a.C. e a segunda em VIII a.C., a arquitetura grega tem grande inspiração na romana. 

A origem da arquitetura

Entre as obras mais conhecidas do período, temos o Coliseu em Roma e o Parthenon, em Atenas. Em ambas, os materiais mais vistos eram o mármore, a madeira, as pedras, o calcário, etc.

Posteriormente, surge no cenário a Arquitetura Medieval e Renascentista entre os séculos V e XV. Os principais modelos desse período são as igrejas, os castelos e os mosteiros. 

Mesmo sendo bastante antigas, esse tipo de edificação hoje já conta com uma série de melhorias, visando a proteção e a sua integridade. Assim, é possível ver uma instalação para raio predial, por exemplo, em locais dessa importância. 

Na sequência, temos a Arquitetura Moderna (séc. XIX e XX) e a Contemporânea (séc XXI), nas quais é possível perceber a inovação e as técnicas cada vez mais aprimoradas. Um dos elementos mais marcantes de ambas é a altura das construções. 

Além disso, a funcionalidade e as causas sociais ocupam as maiores preocupações desses movimentos da arquitetura, deixando de lado a estética como uma das principais características da área. 

Mais recentemente, a arquitetura tem sido relacionada ao urbanismo, de forma que ela se torna um meio de planejamento e construção do espaço urbano. 

Não à toa, é cada vez mais constante ver que, em grandes centros das principais cidades, uma demolidora de casas atua para que um ambiente que poderia ser pouco aproveitado seja o cenário da evolução, e traga uma nova construção de relevância para o local. 

O desenvolvimento da arquitetura é um dos assuntos mais estudados dentro da área, e ter conhecimento sobre o tema é indispensável para um bom profissional que se forma no setor. 

A evolução da profissão

A profissão de arquiteto é uma das mais antigas. Ela envolve uma série de conhecimentos indispensáveis, tanto no que diz respeito à construção de novas edificações quanto na reforma comercial das já existentes.

Para quem deseja atuar no setor, as possibilidades se tornam cada vez mais vastas, de forma que é possível que um arquiteto encontre o seu nicho preferido sem que isso signifique apenas a construção de imóveis com uma estética bonita. 

Assim, hoje o profissional de arquitetura pode se especializar em projetos urbanos de cidades, na implementação deles, na restauração de grandes monumentos e obras, e até mesmo com designer de uma peça, por exemplo. 

Nesse sentido, o arquiteto que decide trabalhar na construção de um prédio da prefeitura de uma cidade precisará alinhar as suas funções com a de um profissional especializado na instalação de quadro elétrico externo, para o sucesso do projeto. 

Isso porque cada etapa do trabalho pode ser fundamental para a entrega de uma edificação bonita, funcional e que ofereça toda a segurança necessária para as pessoas que vão desfrutar daquele espaço. 

A área ainda permite uma atuação mais diversificada, uma vez que novos ramos vão sempre surgindo na arquitetura. O desenho industrial, o paisagismo e a comunicação visual são exemplos disso. 

Por fim, vale mencionar que muitas ferramentas estão otimizando de maneira especial o trabalho do arquiteto. A informática e a tecnologia permitem a criação de projetos cada vez mais realistas e detalhados, que facilitam o dia a dia como um todo. 

Assim, os softwares do setor se tornam cada vez mais importantes, seja para idealizar a aparência final de uma obra de restauração na qual é possível ver como vai ficar a pintura de residência, até mesmo a construção de uma praça pública. 

Diante desse cenário, ter conhecimento sobre as principais técnicas e os principais recursos que um arquiteto pode utilizar no seu trabalho não apenas enriquece a sua experiência, como também facilita a sua rotina com sucesso. 

Obras arquitetônicas brasileiras

Como não poderia deixar de ser, o Brasil tem algumas obras arquitetônicas de grande importância para a história nacional, e que renderam vários prêmios na área. Conheça algumas delas a seguir. 

1. Sala São Paulo

A obra que teve início em 1920 é um dos cartões-postais da cidade de São Paulo. Na sua história, é possível verificar que ela foi abandonada por diversas vezes, até ser finalmente restaurada por Nelson Dupré, que a assumiu em 1997.

O local é bastante famoso pelas suas apresentações de orquestras e balé, sendo um dos pontos de referência de arte que merece ser visitado. 

2. Biblioteca Brasiliana

O edifício da Biblioteca Brasiliana está localizado dentro da Universidade de São Paulo (USP), e apresenta uma área extensa, com 25 mil metros quadrados. Foi criado pelos escritórios Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos e Eduardo de Almeida Arquitetos.

Ele ganhou o prêmio de melhor obra arquitetônica em 2013, concedido pela Associação Paulista de Críticos da Arte (APCA). Um dos seus pontos altos é a presença de uma coleção de livros e manuscritos particular e de grande importância.

2. Biblioteca Brasiliana

3. Edifício Copan

Uma das grandes obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer é, sem dúvida, o Edifício Copan, que foi idealizado com o auxílio de Carlos Alberto Cerqueira, e está localizado no centro da cidade de São Paulo. 

O início do projeto se deu em 1957 e foi finalizado em 1966. Ele possui 32 andares, com 120 mil metros quadrados, além de 115 metros de altura. Conta com 1.160 apartamentos divididos em seis blocos e cerca de 70 estabelecimentos comerciais. 

Dada a idade do edifício, é comum que os moradores façam uma reforma elétrica apartamento, assim como os comerciantes que atuam no local invistam em melhorias na sua estrutura, sendo essas ações importantes para a manutenção do espaço. 

Além dessas obras, há ainda outras de grande relevância para o cenário nacional, como o Palácio da Alvorada (DF), o Edifício Gustavo Capanema (RJ), A casa de vidro (SP) e a Praça das Artes (SP).

De fato, a arquitetura é uma manifestação artística que não apenas embeleza diversas cidades, como ajuda na construção da sua história. 

Por isso, ela merece o seu reconhecimento e valorização, e depende que os profissionais que atuam no setor possam se especializar para oferecer projetos cada vez mais importantes para a população e para as mais diversas localidades. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é e para que serve o adestramento de cães

O que é e para que serve o adestramento de cães

Argila tipos e benefícios

Argila: tipos e benefícios