in , , , ,

A importância das aulas de informática na educação

A importância das aulas de informática na educação

Você adora utilizar ferramentas digitais em seu cotidiano? Veja por que as escolas precisam oferecer aulas de informática para os estudantes e os benefícios desse processo!

Hoje, é difícil lembrar como era o mundo antes da invenção do computador e da internet.

Presentes nos mais diversos contextos e lugares, os recursos digitais foram uma das maiores revoluções que os seres humanos fizeram ao longo de sua história.

A comunicação com outras pessoas, a realização de atividades relacionadas aos estudos, entre outros exemplos, demandam ter o mínimo de domínio sobre informática.

Isso se reflete também na educação.

As escolas incorporaram elementos sobre o tema ao longo da última década, mas ainda é preciso debater mais esse assunto no ensino, bem como investir em equipamentos de informática, já que eles são tão importantes na vida cotidiana e na inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Veja mais detalhes sobre esse tema a seguir!

Habilidades de pesquisa

Hoje, é muito simples pesquisar em plataformas como o Google. No entanto, na hora de redigir um trabalho escolar, os estudantes precisam saber como explorar esse tipo de plataforma e os bilhões de sites que elas abrigam.

Por isso, aulas de informática podem ser ótimas para ajudar a desenvolver as habilidades de pesquisa dos estudantes.

Habilidades de pesquisa

Quais sites e programas são os melhores para levantar informações precisas e confiáveis?

Saber explorar tal habilidade permite a formulação de novos pensamentos e abre oportunidades para produzir novos tipos de materiais.

Produção em novos formatos

Tradicionalmente, quando se pensa em trabalho escolar, a primeira imagem que vem à cabeça é um documento textual, com citações bibliográficas e recheada de dados estatísticos.

No entanto, com os recursos da informática, os professores podem diversificar o formato de suas avaliações: em vez de limitá-los a trabalhos escritos e fichamentos, que tal pedir aos estudantes a produção de vídeos e podcasts?

Hoje, existem inúmeros sites e aplicativos de fácil manejo que os estudantes podem utilizar para editar e produzir materiais audiovisuais. 

Dinamizar as aulas

Outra grande vantagem em incorporar aulas de informática na educação é a possibilidade de dinamizar as aulas a partir deste recurso.

Hoje, os estudantes já nasceram inseridos em uma sociedade extremamente digitalizada e, desde pequenos, já têm contato com algum tipo de tecnologia digital.

As escolas podem apostar nas aulas e ferramentas digitais não só nas aulas de informática, mas também utilizar tais recursos em outras disciplinas.

Dinamizar as aulas

Alguns exemplos disso são: vídeos nas aulas de Biologia, Química e Física para ilustrar melhor cada um dos processos estudados, desenhos animados trazendo algumas lições de História e Geografia e exibir videoclipes na sala de aula para exemplificar as lições de gramática.

Além de dinamizar as aulas, utilizar esses recursos pode estimular ainda mais a curiosidade e o interesse dos estudantes!

Novas descobertas

Ferramentas digitais também permitiram aos professores explorarem novos jeitos de compartilhar os conteúdos.

Em vez da aula com lousa e giz (ou quadro com caneta), hoje eles podem explorar vídeos, jogos com softwares e aplicativos e verificar com mais detalhes como está o desenvolvimento dos alunos.

Os estudantes podem utilizar de conhecimentos de informática para transmitir os conhecimentos aprendidos e aprimorar as suas habilidades de comunicação.

Os recursos virtuais ampliam as variáveis e informações tanto para estudantes quanto para professores. 

Vale lembrar que, para um bom ensino de informática, é essencial investir em bons equipamentos e acessórios e manter bons profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para dar assistência caso ocorram problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para os pais abrirem uma conta bancária para os filhos

Dicas para os pais abrirem uma conta bancária para os filhos

Quais as especialidades da medicina veterinária

Quais as especialidades da medicina veterinária?