in , ,

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia

A pandemia da Covid-19 afetou as pessoas de todas as formas. No âmbito econômico, várias empresas tiveram que adotar novas práticas de negócios, e muitos empreendedores tiveram que investir em estratégias para aumentar as vendas diante da crise.

Aliás, os pequenos empresários foram os que mais sofreram. Com o fechamento repentino das lojas físicas, houve uma queda no consumo e, como consequência, uma redução no faturamento das empresas.

Isso exigiu que muitos negócios tivessem que se reinventar. Até mesmo escola particular infantil teve que oferecer alternativas de ensino, com a aprendizagem a distância e o uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Mas, calma. Você, dono(a) de um negócio, não está sozinho(a) nessa. O artigo de hoje vai mostrar algumas dicas de como aumentar as vendas na pandemia e superar a crise do Covid-19. Acompanhe a leitura!

1 – Invista em um atendimento virtual

Já que a recomendação é manter o isolamento social, uma maneira de garantir a sobrevivência do seu negócio é investir nas tecnologias de interação online, com um ambiente virtual próprio para atendimento ao cliente.

Assim, mesmo que o seu estabelecimento físico esteja de portas fechadas, o cliente tem a oportunidade de entrar em contato por canais digitais. Ou seja, ele pode fazer uma compra sem precisar sair de casa.

Aliás, essa alternativa tornou-se tão eficiente que muitas empresas dispensaram ou renegociaram seus contratos de locação de espaço comercial, permanecendo apenas na internet, como forma de se recuperar da crise.

O crescimento dos e-commerces (comércios eletrônicos), por exemplo, foi um dos maiores dos últimos anos, justamente porque os empreendedores tiveram que oferecer opções aos seus clientes, diante do isolamento social.

Mesmo para quem não tem recursos suficientes para abrir um comércio online, é possível ter um canal de atendimento através de aplicativos gratuitos, como o WhatsApp Business.

As redes sociais também ajudam no processo de digitalização do atendimento. Uma dica é instalar um chatbot nos canais de comunicação, para atender os seus clientes durante 24 horas, nos 7 dias da semana, garantindo maior agilidade e personalização do contato.

2 – Ofereça serviços de entrega

Já que o atendimento tornou-se majoritariamente online, é importante garantir a entrega dos produtos através de um serviço de motoboy delivery, ou mesmo tendo parcerias com transportadoras de encomendas.

Os serviços de entrega são fundamentais para manter o seu negócio ativo, colaborando com o aumento das vendas na pandemia.

2 - Ofereça serviços de entrega

Atualmente, os comerciantes conseguem cadastrar suas empresas em aplicativos que conectam seus estabelecimentos com motoboys. Os bares e restaurantes foram os mais beneficiados, já que eles puderam atender a demanda de seus clientes com os deliverys.

Assim, até mesmo a entrega de doces finos para festa pode ser feita em poucos minutos, a partir do pedido do cliente e a entrega dos produtos aos motoboys.

3 – Firme parceria com outras empresas

A crise da Covid-19 afetou todos os segmentos comerciais, então, uma boa estratégia é unir esforços para conseguir enfrentar esse momento de instabilidade. Ou seja, você pode buscar parcerias com outras empresas.

Uma dica é procurar por marcas que ofereçam soluções complementares às suas. Por exemplo, se você é especialista na confecção de placas informativas personalizadas, busque parceria com uma agência de marketing.

Assim, vocês podem vender pacotes de serviços aos seus clientes, sendo uma ótima maneira de aumentar as chances de venda e ampliar o reconhecimento de ambas as marcas no mercado.

Vale dizer que até mesmo as grandes empresas firmam parcerias. Portanto, o tamanho do seu empreendimento não importa. O segredo é encontrar marcas que compartilhem os mesmos valores e tenham interesses semelhantes.

4 – Esteja presente nas redes sociais

Não há como negar que as redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Durante o isolamento social, o crescimento dessas plataformas foi ainda maior, visto que elas se tornaram canais de encontro entre as pessoas.

Fora que as pessoas estão passando mais tempo em casa, o que significa que o tempo delas nas redes sociais também aumentou. 

Agora, ao invés de sair para shows, as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas passassem o tempo vendo lives.

Por isso, quem deseja aumentar as vendas na pandemia precisa estar presente nas redes – não em todas, é claro, mas pelo menos nas principais, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • YouTube.

Além disso, as redes sociais oferecem inúmeras alternativas para divulgação do seu negócio. Você pode fazer a gravação de áudio para propaganda, criar conteúdos interativos e até mesmo vender produtos direto nas plataformas.

5 – Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas por quem deseja ampliar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas, especialmente na internet.

Afinal de contas, quando alguém faz uma pesquisa online, muito mais do que se deparar com propagandas massivas, os usuários também desejam ser bem informados sobre os mais diversos assuntos.

Ou seja, se você busca por um serviço de cartório, por exemplo, não é só o horário de funcionamento que interessa, mas como é feita toda a entrega de documentos e informações relevantes, que vão te ajudar a sanar um problema.

Durante a pandemia, o marketing de conteúdo se popularizou ainda mais. As pessoas estavam em busca de informações verídicas sobre diferentes temas, já que as dúvidas sobre funcionamento, medidas de isolamento, entre outras questões, eram frequentes.

Por esse motivo, quem soube aproveitar o marketing de conteúdo conseguiu expandir a sua marca para diferentes tipos de público.

O importante é focar na produção de conteúdo relevante, isto é, que tenha interesse para o seu público. Para isso, vale a pena realizar uma pesquisa de mercado, investigando quais são as preferências  da audiência.

O marketing de conteúdo não é uma estratégia massiva. Por esse motivo, a pesquisa de mercado é fundamental para a produção de materiais.

6 – Observe a concorrência

Analisar e observar a concorrência é uma forma de perceber quais estratégias oferecem boas chances de aumento das vendas, além de ser uma maneira de acompanhar as principais tendências do mercado.

Claro, você não deve copiar exatamente o que os seus concorrentes estão fazendo, mas dá para usar as campanhas como inspiração.

Isso vale não somente para questões de marketing e vendas, mas também para outras estratégias que se modificaram na pandemia.

6 - Observe a concorrência

Por exemplo, com as medidas de isolamento social, a locação de sala comercial compartilhada tornou-se uma opção mais viável financeiramente, do que a manutenção de um espaço único para a empresa.

Fora a grande quantidade de empreendimentos que resolveu manter o home office, já que essa modalidade de trabalho ajudou na economia de recursos.

Portanto, acompanhar o mercado é uma forma de não ficar para trás e garantir o sucesso de vendas da sua empresa.

7 – Inove na oferta de produtos ou serviços

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a valorizar novos tipos de produtos e serviços. A venda de álcool gel e máscaras, por exemplo, teve uma disparada. 

Desse modo, empresas que comercializavam esses produtos não sofreram tantas perdas financeiras. No entanto, é óbvio que isso não é a realidade de todos os estabelecimentos.

Por esse motivo, uma dica para aumentar o faturamento da sua empresa é justamente inovar na oferta de produtos e serviços.

Muitas marcas de vestuário, por exemplo, passaram a investir na confecção de máscaras. Assim, elas puderam oferecer novos produtos aos clientes, sem terem que investir tanto em materiais, já que as máscaras também são feitas com tecidos.

No caso dos prestadores de serviço, é importante que eles destaquem o respeito às normas de segurança. Dessa forma, os clientes se sentem seguros na hora de contratar a empresa.

Muitas academias, por exemplo, mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento social, resolveram oferecer aulas online. Assim, os alunos puderam fazer seus exercícios em casa, com total segurança contra o coronavírus.

A inovação de oferta de produtos e serviços é uma forma de se reinventar. Inclusive, muitas empresas e profissionais conseguiram ampliar suas vendas, pois conseguiram atender públicos mais amplos, com interesses diversos.

Conclusão

A pandemia da Covid-19 transformou as relações comerciais. Todos os segmentos se modificaram, ainda mais com as medidas de isolamento social para a contenção do vírus.

Mas, apesar da crise e da dificuldade do momento, a pandemia abriu várias oportunidades para os empreendimentos que estão dispostos a se reinventar.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como aumentar as suas vendas e conquistar sucesso com o seu negócio, mesmo em um momento difícil, como a pandemia. 

Assim, além de se manter ativo no mercado, é possível conquistar novos públicos, expandir a sua marca e alcançar o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Por que empreender

Por que empreender?

Gestão de pessoas Entenda a importância na pandemia

Gestão de pessoas: Entenda a importância na pandemia