in ,

AutoCAD: vantagens de investir nesse curso

AutoCAD vantagens de investir nesse curso

AutoCAD é um programa que faz desenhos técnicos e de peças industriais, mas ele vem evoluindo constantemente para atender a várias necessidades.

Por isso, vem sendo cada vez mais utilizado por profissionais de diferentes áreas, como engenharia, arquitetura, construção civil, metalúrgicos, dentre outros, para melhorar os produtos e serviços oferecidos.

As pessoas que querem uma boa colocação no mercado de trabalho encontram nesse curso a oportunidade que estavam procurando.

Ele é voltado para o desenvolvimento de projetos e produtos gráficos, podendo ser uma excelente alternativa para os arquitetos.

O AutoCAD possui diferentes funções, por isso, é uma ferramenta poderosa e cheia de diferenciais, sendo aplicada desde desenhos 2D quanto em projetos em 3D.

Mas, para seguir carreira com esse recurso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele e nas portas que pode abrir para a vida profissional de alguém. 

Isso também é uma forma de se decidir se você realmente gosta ou não desse trabalho.

Pensando em te ajudar nesse sentido, neste artigo, vamos explicar o que é AutoCAD e quais são as vantagens de investir no curso que ensina a trabalhar com essa ferramenta.

Afinal, o que é AutoCAD?

AutoCAD é uma ferramenta criada em 1982, e sua sigla significa Computer Aided Design. Ela foi criada para facilitar o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, tais como:

  • Arquitetura;
  • Construção civil;
  • Engenharia;
  • Engenharia mecânica;
  • Indústria automobilística.

Por meio dessa ferramenta, é possível explorar a parte interna de uma casa, de um carro ou de qualquer outro projeto com riqueza de detalhes.

Antes de incluir um elemento na construção, como deck retrátil para piscina, o arquiteto pode usar o AutoCAD para fazer cálculos estruturais, interpretar desenhos e assim reduzir erros no projeto final.

Fica muito mais fácil produzir ideias diferentes de maneira ágil e verificar se o resultado vai ficar como realmente se espera.

Atualmente, é considerado um dos programas mais completos, além de lançar novidades todos os anos. Elas aperfeiçoam o desempenho da ferramenta, consertam problemas internos e reparam eventuais bugs.

Possui diferentes funcionalidades, como a realização de cálculos estruturais em projetos de construção, documentos de projetos em 2D de maneira abrangente e personalização das configurações, de acordo com o estilo de trabalho.

Também pode ser usado para modelagem 3D e visualização em diferentes ângulos, além de poder ser acessado remotamente, de qualquer lugar.

Com essas facilidades, o profissional consegue ler e interpretar desenhos, de modo a facilitar sua vida profissional e agilizando a produção e execução dos trabalhos.

Por que investir na ferramenta?

Não faltam razões para um fabricante de persiana motorizada interna investir em um AutoCAD. Em primeiro lugar, estamos falando de um programa que revolucionou a arquitetura e o modo como os projetos são pensados e elaborados.

Antes de existir, os projetos arquitetônicos e suas plantas eram feitos todos à mão, com o profissional precisando se apoiar em uma prancheta quando visitasse o cliente.

Logo após o lançamento do AutoDesk, o AutoCAD ainda era um recurso primário, com poucas funcionalidades de diferenciais que não se destacavam muito.

Por que investir na ferramenta?

Só que com o passar do tempo ele foi evoluindo e passou a atender boa parte das necessidades de seus clientes. Atualmente, é uma das ferramentas mais poderosas e procuradas do mercado.

O sistema modernizou tanto os seus processos que facilitou a vida de profissionais das mais variadas áreas.

Em 2007, passou a contar com funcionalidades tridimensionais avançadas, facilitando ainda mais a elaboração de projetos.

Também conquistou profissionais de diferentes áreas, principalmente da arquitetura, pela facilidade em criar desenhos de maneira prática e intuitiva.

Isso é muito importante para garantir a qualidade do produto ou serviço e até mesmo para convencer o cliente sobre a viabilidade da proposta. Outra vantagem é que os desenhos podem ser compartilhados em tempo real.

Mas, estas são apenas algumas das muitas possibilidades que uma empresa de projeto condominio residencial tem em mãos ao usar a ferramenta.

Com relação ao trabalho do arquiteto, o AutoCAD é importante porque ajuda a criar projetos com detalhes ricos, muita exatidão, criatividade e excelência.

Com base nas projeções e pesquisas, o programa ajuda a reduzir custos, uma vez que é capaz de indicar quantas soluções podem ser utilizadas, além de encontrar uma boa maneira de dar início ao processo de criação das construções.

Consequentemente, o tempo para criar um projeto diminui muito e o profissional pode trabalhar com diferentes tipos de projeto em pouco tempo, aumentando sua carteira de clientes e levando até eles propostas diferenciadas.

Só que para aproveitar todos os benefícios do AutoCAD, é fundamental saber utilizar o programa, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de um curso.

Vantagens do curso de AutoCAD

Uma empresa paisagismo e jardinagem pode pagar o curso de AutoCAD para seus colaboradores, pois ele traz muitas vantagens para a companhia e os profissionais. E dentre as que mais se destacam estão:

Visualização dos projetos

Para conquistar clientes e parceiros é muito importante estabelecer uma relação de confiança, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio dos desenhos que podem ser disponibilizados nas redes sociais e no site do negócio.

Por meio do AutoCAD, é possível aproximar a organização de sua clientela ou até mesmo duas empresas de engenharia.

Isso porque depois da versão de 2019, os profissionais envolvidos no projeto conseguem divulgar melhor o trabalho, o que aumenta a competitividade.

Modelar objetos 3D

O usuário também pode construir modelos com estrutura de arame, malha, sólido ou superfície, e visualizá-los em 3D para modificar suas propriedades. Essa imagem tem uma qualidade muito superior à 2D.

O engenheiro que pretende incluir churrasqueira gourmet externa em seu projeto também pode aplicar planos de corte nos objetos criados para exibir a transversal deles, dentre outras possibilidades.

A ferramenta também pode ajudar a gerar componentes de equipamentos eletrônicos, ser usada na confecção de redes de esgoto e no projeto de fiação. 

Inclusive, essas aplicações são um incremento na credibilidade do negócio, caso ele participe de licitações.

Uso de aplicativos para dispositivos móveis

A organização pode encontrar um cliente em potencial a qualquer momento, e quando isso acontece, não se pode perder a oportunidade de mostrar um projeto só porque não está no ambiente de trabalho.

Com o AutoCAD, a empresa não corre esse risco, visto que o criador do projeto pode salvar suas produções em um computador e visualizá-las por meio de qualquer outro tipo de dispositivo móvel, como tablet e smartphone.

No caso, o funcionário de uma empresa de manutenção corretiva ar condicionado split só precisa instalar o aplicativo, e a partir disso poderá mostrar os projetos, toda vez que algum potencial cliente aparecer.

Outro ponto que merece destaque é quando o engenheiro ou arquiteto visita o canteiro de obras e repara que precisa fazer alguns ajustes na planta, e por meio do aplicativo, isso é perfeitamente possível.

Uso de aplicativos para dispositivos móveis

Comparações de desenhos precisas

A última versão da ferramenta possui uma funcionalidade conhecida como DWG Compare, que compara duas versões de um mesmo desenho, para que elas possam ser interpretadas e comparadas de maneira dinâmica e sistemática.

Ao usar esse programa, uma empresa de instalação e manutenção elétrica pode produzir imagens bidimensionais que se sobrepõem à tela.

Todas as versões são ilustradas por uma cor que o próprio usuário seleciona, após isso, consegue acessar todos os detalhes dessas plantas, podendo modificá-las como quiser.

Valoriza o tempo dos profissionais

Por fim, aprender AutoCAD é uma forma de realizar cálculos estruturais de maneira rápida e precisa, além de contar com ferramentas que vão muito além disso.

Engenheiros e arquitetos assumem projetos de diferentes graus de complexidade, e por meio desse programa, fica mais fácil personalizá-los.

Independentemente da versão usada, é possível incluir comandos e automatizar tarefas de rotina.

Por exemplo, uma empresa de pintura fachada comercial pode usar a linguagem de programação do sistema para adequar o programa de maneira tranquila, inclusive quando os usuários não são programadores de software.

A velocidade com que o usuário interage com o programa ajuda a finalizar o projeto de maneira ágil, sem que para isso seja necessário esperar a atuação de profissionais da área de informática.

Considerações finais

Resumindo, fazer um curso de AutoCAD é válido para profissionais e estudantes da área de engenharia e arquitetura. 

O programa valoriza os desenhos e as plantas, agilizando esses processos de trabalho que costumam ser os mais demorados.

Quem sabe lidar com pelo menos uma parte de seus recursos, e conquistar um grande diferencial no mercado. 

Por isso, qualquer pessoa que queira se destacar no mercado e conquistar a atenção de novos clientes, deve fazer o curso de AutoCAD.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem de férias como aproveitar milhas do cartão de crédito

Viagem de férias: como aproveitar milhas do cartão de crédito

Descubra as vantagens de um coaching

Descubra as vantagens de um coaching