in ,

Balanças: conheça os diversos tipos

Balanças conheça os diversos tipos

É cada vez mais comum ouvir falar em exercícios físicos, alimentação saudável, dietas, academias e outros elementos desse universo. Porém, um dispositivo que não pode ficar de lado é o das balanças, inclusive para ter em casa.

De fato, a importância do controle de peso hoje é algo inquestionável, cujos benefícios para a saúde vão muito além da estética ou da aparência. Estamos falando de pressão arterial, colesterol e até mesmo do funcionamento do coração.

Para manter tudo isso em dia, o único modo não é fazendo exames ou mesmo a aplicação de um aparelho de medir pressao, mas também investindo na famosa reciclagem, que é um estilo de vida saudável, que evita problemas como o “efeito sanfona”.

Ou seja, o fenômeno em que a pessoa engorda e emagrece várias vezes durante o ano, sem método e sem o devido diagnóstico.

Esse efeito é tão danoso sobre o corpo, que pode chegar a causar confusão no cérebro, quanto à autoimagem.

É justamente aí que entra o papel do controle de peso e das balanças, como algo que a pessoa pode usar em academias e consultas médicas, mas também em casa. Afinal, isso garante um acompanhamento muito mais contínuo e consciente.

Basta pensar na praticidade de manter uma balança de precisão digital no banheiro, a qual ocupa muito pouco espaço e pode garantir diariamente o controle de peso. Lembrando que, no fundo, ela vai enriquecer outras medidas.

Por exemplo, uma rotina de exercícios, ou ainda a reeducação alimentar, sem falar em dietas equilibradas que podemos praticar durante toda a vida.

Ainda assim, infelizmente uma pesquisa recente mostrou que mais de 40% dos brasileiros não seguem isso.

Quer dizer, no último ano, segundo o levantamento da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), essa foi a proporção de pessoas que acabaram não conseguindo levar o controle do peso como gostariam ou deveriam.

Por esse motivo decidimos escrever este artigo, explorando melhor os diversos tipos de balança existentes, não apenas com foco na digital, mas também na mecânica e nas de monitoramento de gorduras corporais e afins.

O mais bacana é que hoje essas soluções são realmente bem mais acessíveis, seja para uso em casa ou mesmo para aplicação comercial, como em academia de ginastica. Então, se você quer entender mais sobre o assunto, basta seguir a leitura.

O que são as balanças?

Em termos mais técnicos e precisos, as balanças são dispositivos que podem assumir um alcance bem maior do que imaginamos em um primeiro momento.

Basicamente, trata-se de um instrumento que mede a massa (peso) de um corpo ou objeto qualquer, seja um elemento da natureza, um produto ou uma pessoa.

Assim, a classificação universal das balanças inclui a seguinte tipografia:

  • Balanças biomédicas;
  • Balanças farmacêuticas;
  • Balanças comerciais;
  • Balanças industriais;
  • Balanças metrológicas;
  • Balanças nutricionistas.

Ou seja, uma balanca comercial agricola pode ter uma finalidade e até mesmo uma aplicação totalmente diferente de uma balança digital para fazer o controle do peso do próprio corpo em casa.

Também assim, é preciso considerar que dentro de cada tipografia há subtipos e modelos diversificados.

O que são as balanças?

No caso da balança para pessoas, por exemplo, temos a variedade já mencionada acima: caseiras, de academia, de monitoramento, entre outras.

Inclusive, hoje já se fala em “balanças inteligentes”, no mesmo sentido de smartphone, que é um “celular inteligente”, e de “casas inteligentes”.

O que elas podem operar é um monitoramento, diagnóstico e acompanhamento muito mais elaborado, inclusive em conexão com aplicativos de celular e outros dispositivos que podem ser integrados à busca por controle de peso e saúde.

Entenda as balanças mecânicas

Esses dispositivos são os mais tradicionais, em termos de história e evolução das balanças. Elas não precisam de pilhas ou fontes de energia elétrica.

Isso ocorre pois não há um painel digital, nem tampouco microchips ou placas lógicas dentro do equipamento, que funciona apenas com um sistema mecânico de peso e contrapeso.

Geralmente, essa solução é mais em conta e mais acessível. Nela, o resultado do peso do corpo aparece em um mostrador analógico, com ponteiros que giram sobre números fixos.

Embora elas sejam comuns em aplicação comercial, também já foram utilizadas em farmácias e como aparelhos de academia, uso que hoje é mais incomum.

Ainda assim, como a compra costuma ser acessível e a leitura do resultado é facilitada, a balança mecânica continua sendo uma opção para qualquer um aplicar em casa.

Sobre as balanças digitais

Aqui já temos um salto de qualidade que é considerável, ao menos em termos de tecnologia agregada.

Essas balanças funcionam com pilhas ou fontes de energia elétrica, pois contam com curto circuito integrado e tecnologia de hardware e software.

Só de o mostrador ser um painel digital, a facilidade e agilidade de aplicação já é bem maior. Além disso, a tecnologia informática permite recursos como armazenamento e configuração.

Assim, você consegue salvar um histórico dos pesos apresentados em determinado período, criando uma facilidade maior de uso contínuo, especialmente para controle de peso.

Aliás, as vantagens não se limitam à aplicação residencial. Imagine, por exemplo, uma balança digital veterinária, que ajuda muito na hora de pesar um animal, por ser mais rápida e precisa, facilitando um manuseio que poderia ser bem mais complicado.

Também foi o avanço informático e tecnológico do modelo digital que permitiu integrações ainda mais avançadas, como a que veremos abaixo, das opções “inteligentes”.

O que são balanças inteligentes?

Também conhecida como balança smart, as balanças inteligentes são o último estágio de evolução que esse dispositivo tem hoje.

Se o avanço do mostrador analógico para o digital já era bom, imagine o que a conexão a distância não pode fazer. É disso que se trata, pois essas balanças contam com wireless e bluetooth, trazendo ainda mais confiabilidade.

Com isso, é possível transferir todas as informações e diagnósticos coletados durante ciclos pré-determinados, ligando isso com um computador, um smartphone ou um tablet.

Além disso, outra vantagem para ter em casa é que você pode criar várias “contas” diferentes, sendo possível dividir o uso e as funções integradoras com mais usuários.

Assim, quem já tem o controle de uma vida mais saudável na palma da mão, mantendo no celular aplicativos como dieta, aula de pilates e outros, pode integrar a balança inteligente como mais um dispositivo que ajudará ainda mais.

O que são balanças inteligentes?

As balanças de monitoramento

Ao ouvir falar sobre “balança de bioimpedância” é bem provável que algumas pessoas imaginem um dispositivo enorme, de uso exclusivo para academias ou mesmo para indústrias.

Na verdade, é algo mais simples, por isso não é possível falar sobre qual balança ter em casa sem mencionar essa alternativa, que também tem se disseminado cada vez mais como aplicação doméstica.

O que essas alternativas mais elaboradas fazem é mensurar não apenas a massa do corpo em quilogramas, mas também a quantidade de gordura de maneira distribuída no corpo.

Logo, é possível levantar o acúmulo de gordura na região do abdômen, por exemplo, e tudo por meio de formas estatísticas e comparativas.

O mais bacana é que o design dela é bem moderno, além de ser muito parecido com a balança digital simples, que não passa de algo como uma chapa um pouco mais grossa, que vai direto no chão e dispensa o uso de apoios laterais.

Com a diferença de que no caso da balança de bioimpedância ou de monitoramento, é preciso subir na chapa medidora e então puxar, do chão até a altura do queixo, uma espécie de alavanca.

Esse recurso ativa uma corrente elétrica (de baixa amplitude), que não tem nada a ver com o funcionamento do dispositivo (ou ele seria mecânico), mas sim com o próprio diagnóstico, que se dá através desse aparelhinho ou haste levantada.

As versões mais modernas já permitem mensurar vários outros dados, como nível de hidratação do corpo, frequência cardíaca, massa óssea e até a dose rotineira indicada de nutrientes, calorias e proteínas.

Cuidados a serem tomados

Por fim, depois de explicar os tipos de balanças existentes e por que motivo ter uma ou outra em casa, é necessário salientar alguns cuidados que esse assunto exige.

O primeiro deles tem a ver com a questão do selo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É preciso priorizar os produtos que contam com esse reconhecimento, pois só isso pode atestar a qualidade e segurança do item.

O mesmo tipo de lei que regula a fabricação de balanças é o que regula outras frentes de conscientização, como a prática correta de descarte aparelhos eletronicos, então é preciso levar isso em conta.

Depois, é preciso pensar sempre nos impactos psicológicos de mexer com a própria saúde, especialmente quando o assunto é controle de peso. Caso o monitoramento constante ocasione ansiedade ou angústia, é preciso procurar ajuda especializada.

Considerações finais

Com o avanço tecnológico as balanças se mostraram verdadeiras aliadas na hora de manter o controle do peso e uma melhor qualidade de vida.

Ainda assim, é preciso conhecer melhor os diversos tipos existentes e suas características. Com as informações que trouxemos aqui, vai ficar mais fácil fazer isso com sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os benefícios do Açaí

Conheça os benefícios do Açaí

Métodos para aumentar a visibilidade do seu negócio

Métodos para aumentar a visibilidade do seu negócio