in , ,

Biografia para Instagram: a importância para as empresas

Biografia para Instagram a importância para as empresas

Criar uma biografia para Instagram criativa e eficaz, é uma das formas formas de melhorar a produtividade de uma empresa, tanto em termos de vendas como de crescimento de clientes.

Para ser capaz de transformar seguidores em clientes reais, no entanto, é importante cuidar da sua conta da melhor maneira possível.

Escrever biografias de forma eficaz certamente poderia aumentar a visibilidade e, portanto, também a continuação do perfil, mas uma biografia bem escrita, com todas as informações importantes, talvez inspirada em empresas em várias atividades, é outro aspecto que não deve ser subestimado.

Biografia para Instagram: a importância para as empresas

Os mínimos gráficos do Instagram podem fazer com que a biografia para instagram seja percebida como uma seção de pouca importância em relação ao conteúdo que é carregado: uma pequena foto de perfil, algumas centenas de personagens que contêm as principais informações da atividade, um link e pouco mais.

Na realidade, é uma filosofia que se adapta perfeitamente às necessidades do internauta de hoje, em busca constante de informações essenciais, a serem obtidas no menor tempo possível.

Não é por acaso que o Instagram é hoje a rede social mais popular, principalmente entre os jovens, com uma base de usuários que hoje ultrapassa um bilhão.

É claro, portanto, que precisamos aproveitar ao máximo o espaço limitado disponível onde as pessoas irão ler para saber mais sobre sua empresa.

Além de fornecer as informações mais importantes, uma biografia para Instagram deve descrever sua atividade em poucas palavras e guiá-lo para uma ação específica, com base em seus objetivos (por exemplo, visitar o site oficial, comprar produtos ou serviços ou agendar uma consulta online ).

A ação deve ser algo que possa realmente contribuir para o seu crescimento, não apenas do ponto de vista social.

Aqui estão 5 dicas úteis para escrever uma biografia para Instagram eficaz e tornar o seu perfil do Instagram mais lucrativo.

1. Escreva e atualize as informações do seu perfil

Embora possa parecer um conselho óbvio, nem sempre se dá atenção à integridade das informações e à sua “atualidade”.

É necessário inserir todos os dados necessários e atualizar quaisquer dados que tenham mudado ao longo do tempo. Entre as informações mais importantes estão:

A imagem do perfil 

Para uma empresa o mais adequado é utilizar a logomarca ou algum outro símbolo que identifique o negócio, a fim de construir e fortalecer sua marca, tornando-a sempre visível nas conversas, comentários em outras páginas e stories. 

Nome e nome de usuário da empresa

O uso do mesmo nome, tanto para a página quanto como nome de usuário, ou nomes que sejam consistentes entre si, torna o perfil mais claro e fácil de pesquisar.

Pode ser útil criar um nome que inclua o tipo de negócio e a cidade onde você opera, para que um usuário possa obter informações concretas ao lê-lo.

Nome e nome de usuário da empresa

CTA

Os botões de “call to action” permitirão ao usuário realizar ações diretamente da biografia, como enviar um e-mail para o endereço do salão, abrir a navegação no Maps tocando no endereço da empresa ou ligar para o número para marcar uma consulta simplesmente pressionando-o.

Para acessar essas funções, no entanto, é necessário ter um perfil da empresa no Instagram.

2. Converta a conta do Instagram em um perfil de negócios

Além dos CTAs, um perfil de empresa também permitirá que você insira o tipo de atividade, a categoria de referência, economizando assim um espaço precioso na já limitada área da biografia. O perfil empresarial do Instagram também oferece outros benefícios, incluindo:

  • Instagram Insights: para obter dados detalhados sobre o andamento de postagens e stories;
  • acessar o serviço Instagram Ads (para criar anúncios que podem ser visualizados na rede social e campanhas reais);
  • acesso às novas funções da rede social em pré-visualização e responder aos perfis privados.

Para converter uma conta pessoal existente, basta ir a Configurações e escolher a opção dedicada “Mudar para perfil de empresa”, seguindo então todos os passos para concluir a operação.

Será possível combinar o perfil do Instagram Business com a página de uma empresa existente no Facebook ou pular a opção se você não tiver ou não quiser fazer isso.

3. Inclua os stories mais significativos

Postar fotos e vídeos constantemente em seu perfil é, sem dúvida, uma forma eficaz de divulgar sua empresa e atrair novos clientes em potencial, mas os stories são talvez a ferramenta mais poderosa para “permitir que os usuários entrem” em sua empresa, para ver o que está sendo feito, para saber sobre o pessoal e os serviços executados.

É possível incluir os stories na seção de biografias. É aconselhável fazê-lo escolhendo os momentos marcantes, condizentes com a biografia e com o próprio perfil, que pode oferecer ainda mais informações sobre o negócio, sobre os profissionais que trabalham lá, nos produtos e serviços que você pode encontrar.

Um compartilhamento decididamente mais poderoso do que um simples texto, que dará ao usuário a oportunidade de assistir e observar o que acontece dentro de sua empresa, perceber o ambiente, conhecer a equipe de trabalho e/ou sua proposta.

Além do conteúdo, é importante definir uma imagem de capa para cada story, de preferência alinhada com a marca do próprio programa, de forma a torná-lo mais agradável e fácil de navegar.

3. Inclua os stories mais significativos

4. Aproveite todo o potencial do Instagram na biografia

Conforme mencionado no início, você terá apenas 150 caracteres para escrever uma biografia para Instagram. Além da capacidade de resumir, é aconselhável utilizar, além do texto simples, todas as ferramentas disponibilizadas pela rede social, entre elas:

  • emojis: pequenas imagens podem atrair a atenção dos visitantes e tornar o bioespaço da página mais original, resumindo humores, características e outras informações em um espaço muito pequeno;
  • hashtags e menções: usar hashtags específicas e citar perfis relacionados à atividade (por exemplo, contas de funcionários ou empresas parceiras) é outra forma eficaz de estender a informação sem usar mais caracteres do que o necessário;
  • link para o site ou para uma página específica: se você tem um site é muito importante indicar o endereço na conta do Instagram. É o único ponto, de fato, onde é possível inserir um links online.

Para tirar o máximo proveito de uma biografia para Instagram, portanto, é imprescindível o uso de uma conta empresarial, graças à qual você poderá acessar diversos recursos não presentes nos perfis padrão, liberar a criatividade para escrever um texto conciso mas repleto de informações, com hashtags, menções e apelos à ação para os usuários. 

Além disso, o endereço, os dados de contato, o link do site (ou uma seção dele) e os stories vão tornar a biografia mais completa e permitir que o relato da sua empresa seja mais visível, única e interessante.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Autogestão para o colaborador sustentar o protagonismo profissional

Autogestão para o colaborador sustentar o protagonismo profissional

Whatsapp Web como usar pelo computador 

Whatsapp Web: como usar pelo computador