in , , ,

Entenda a importância de uma boa gestão empresarial para seu negócio

Entenda a importância de uma boa gestão empresarial para seu negócio

Grande parte dos empreendedores e microempreendedores podem até ter sucesso e um retorno financeiro bacana em sua empresa, mas se eles não tiverem uma boa gestão empresarial que sustente isso, o negócio pode vir a ter problemas.

Muitos não percebem que uma péssima gestão empresarial pode prejudicar suas vendas, pensam que o problema é a falta de clientes, enquanto a solução poderia ser uma melhoria na organização interna da empresa.

Neste post vamos te mostrar a importância de ter uma boa gestão empresarial no seu negócio e lhe dar algumas dicas de como trabalhar nessa implantação.

Afinal, o que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é a base do negócio. Ela cuida da parte de estruturação de todos os recursos da empresa, desde estratégias, desenvolvimento de atividades e processos, de modo que o empreendedor tenha controle sobre tudo que acontece dentro da corporação.

Por exemplo, se você tem empresas de brindes corporativos, é preciso ter uma boa gestão que organize processos administrativos, operacionais e financeiros, ou seja, determinar o fluxo de cada função para não ter problemas na venda desse produto ou serviço.

Com esses processos organizados, você consegue ter controle sobre a empresa e caso alguém lhe pergunte como funciona o processo de venda desses “brindes corporativos”, graças a uma gestão bem implantada, você saberá dizer o fluxo de ponta a ponta.

Quais os benefícios de uma boa gestão empresarial?

Primeiro, a organização, fora os benefícios de obter resultados, justamente por ter cada departamento bem alinhado para atender ao fluxo e dar retorno as vendas, respeitando prazos e aumentando a chance de atingir metas. 

Vamos dar um exemplo, você possui salas de reunião para locação, porém o gerente está doente e pegou 7 dias de atestado, com isso, você descobre que terá de cuidar da parte de gestão dele. 

Será que você saberá conduzir suas funções sem ter conhecimento dos fluxos?

Se você não tiver uma auditoria bem instalada na empresa, cada fluxo, função ou atividade fica exclusivamente em cima do líder ou gestor da área, o intuito é deixar tudo uniforme, ter um fluxograma de cada departamento, assim qualquer um pode ter acesso, inclusive você.

Ter conhecimento do acontece na empresa faz você crescer

A partir do momento que você conhece o fluxograma de sua empresa, sabe o que cada um faz lá dentro, você tem autonomia e liberdade de reconhecer certos pontos e implantar melhorias que influenciam em seus clientes.

Uma empresa bem gerida, apresenta resultados, nunca se esqueça disso, portanto, faça reuniões nos departamentos, conheça as funções de cada funcionário, faça pesquisas de satisfação com os colaboradores, monte um cronograma e relatórios que descrevem a atividade de todos, etc.

Por exemplo, você tem uma prestadora de serviços que faz a colocação de fumê espelhado para carros, conhecendo o fornecedor, sabendo quem vai fazer essa colocação e determinando um fluxo para isso, o solicitante fará sempre a contratação de seus serviços, pois à uma gestão boa por trás deles.

Ter conhecimento do acontece na empresa faz você crescer

Como implantar uma boa gestão empresarial?

Primeiro, é preciso investir em alguém especializado em qualidade, que consiga implantar fluxos e regras aos departamentos, depois, fazer auditorias mensais com os gestores, o auditor da empresa senta com o operacional, analisa os fluxos e te mostra resultados.

Posteriormente, se deve instalar o sistema de análise SWOT, SWOT ou Análise FOFA, é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos.

Por fim, o planejamento, ele é essencial para perceber oportunidades, ameaças e reduzir os riscos das ações. 

Com ele, o negócio sabe para onde ir e como chegar até lá (estratégia), de maneira que a equipe fique alinhada para minimizar as falhas e gerar resultados.

Benefícios de uma boa gestão instalada

Vamos listar uma série de benefícios que podem te ajudar a tomar iniciativa para implantar um sistema de qualidade em sua empresa:

  • Proporciona uma visão geral do negócio;
  • É o alicerce para o planejamento seguro;
  • Permite focar na eficiência e lucratividade;
  • Sustentabilidade da empresa;
  • Assertividade na tomada de decisão;
  • Comunicação entre os departamentos;
  • Redução de custos;
  • Prevenção de falhas;
  • Monitoramento facilitado.

Entende a quantidade de benefícios que uma boa gestão empresarial pode fornecer a você empreendedor? 

Agora vamos explicar como funciona um pouco o sistema de qualidade dentro de uma empresa.

Gestão de qualidade, o que é e pra que serve?

A gestão da qualidade total, refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, ela pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos ou serviços.

Por exemplo, se você trabalha com equipamento de segurança em construções, a qualidade fará uma análise de como é feita essa colocação, quais as funções dos técnicos, quanto tempo leva, como é o fluxo, identificar as falhas e trabalhar melhorias junto a gestão.

O sistema de gestão de qualidade (SGQ) é uma ferramenta que traz controle e padronização dos processos e também permite a mediação da eficácia das ações tomadas, ou seja, permite mostrar o erro e implantar tais melhorias no intuito de aprimorar tal processo.

Como é feita essa auditoria de qualidade na gestão empresarial?

Abaixo vamos listar o passo a passo de como é e como deve ser feito um processo de auditoria dentro de um ambiente corporativo:

  • Escolha um processo;
  • Defina os objetivos e resultados esperados;
  • Faça um cronograma definindo periodicidade da auditoria;
  • Faça um plano descrevendo tudo o que vai acontecer, de acordo com o passo 2;
  • Valide as ações e não conformidades geradas;
  • Acompanhe essas ações e não conformidades.

Vamos supor que sua empresa faça a venda de dobradiça para box de vidro, na auditoria feita no setor de vendas é evidenciado uma certa dificuldade na venda deste produto, o auditor identifica que o vendedor presta informações erradas sobre o produto, afastando assim o cliente da compra.

Esse é o objetivo principal da auditoria, identificar a falha e trabalhar nela, sem ela, você como dono, jamais saberia o porquê da dificuldade da venda deste produto, pois você não possui contato com o operacional e não conhece o sistema de gestão do setor.

Como é feita essa auditoria de qualidade na gestão empresarial

O que é preciso ter para implantar um bom sistema de gestão empresarial?

É preciso ter confiança em seus funcionários, manter a equipe sempre motivada, fornecer plano de carreira a eles e oportunidades de crescimento, depois, trabalhar com uma boa equipe de gestores que tenha comprometimento com a empresa e dedicação.

Reconhecendo isso, vamos supor que você tenha um projeto de venda de uma cápsula para crescer cabelo, se o operacional tiver motivado a atingir metas sabendo que será recompensado e os gestores das áreas ter em mente que o CEO sabe o que está fazendo e que pode trazer resultados, permite efetivação na venda.

Para que isso aconteça, o CEO precisa ter essa gestão muito bem estruturada, identificar as suas falhas e ter bom relacionamento com os funcionários, ou seja, implantar um RH (Recursos Humanos) que tenha a parte psicológica bem desenvolvida, assim todos podem crescer junto com a corporação.

Coloque essas dicas em prática!

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a ter uma visão benéfica em cima deste investimento, vale a pena apostar em uma boa gestão empresarial para obter resultados.

Não perca tempo, tenha um retorno lucrativo e assertivo em cima de suas vendas e melhore o desempenho de trabalho do seu negócio!

Conteúdo produzido pela empresa Business Connection

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como gerar engajamento no YouTube

Como gerar engajamento no YouTube

Aprenda como o marketing de conteúdo pode ajudar nos seus estudos

Aprenda como o marketing de conteúdo pode ajudar nos seus estudos