in ,

Cabelos cacheados e crespos: saiba identificar o seu

Cabelos cacheados e crespos saiba identificar o seu

Os cabelos crespos e cacheados são os tipos mais predominantes entre os brasileiros. Eles vem ganhando muito destaque, principalmente por conta da tendência em deixar os cabelos cada vez mais naturais.

Entretanto, muitas pessoas ainda não conseguem identificar as principais diferenças entre eles. Isso porque a maioria considera seus cabelos crespos quando eles ganham um pouco mais de volume.

Para definir seu tipo de cabelo, é preciso realizar algumas etapas fundamentais, como:

  • Manter os fios hidratados;
  • Ter o corte certo;
  • Fazer uma boa finalização;
  • Ter os produtos adequados.

Entretanto, as diferenças entre os cabelos crespos e cacheados são muito mais notáveis, sobretudo na questão da raiz. O cabelo crespo é espiralado desde a raiz até a ponta, enquanto o cabelo cacheado possui uma raiz lisa.

Essa característica dos cabelos crespos torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural, responsável por manter os cabelos hidratados. Por consequência, os cabelos crespos acabam ficando mais secos com muita frequência.

Os cabelos crespos são mais difíceis de pentear, além de estarem mais sujeitos a formar nós por conta de seu formato espiral.

No entanto, existem diversos produtos e tratamentos que auxiliam esse processo sem perder a beleza natural deste tipo de cabelo, inclusive a alimentação, como um hambúrguer artesanal vegano, podem ter um impacto na sua oleosidade.

Os cabelos crespos também apresentam uma tendência maior a arrepiar e apresentar excesso de volume, sobretudo em condições climáticas mais úmidas. Por isso, é preciso alguns cuidados especiais se você deseja manter os cabelos de forma natural.

Já no caso dos cabelos cacheados, por conta da raiz nascer lisa, a tendência é que eles sejam menos ressecados que os crespos. Por isso, saber exatamente a diferença entre os dois evita que você use produtos errados.

Quando você utiliza um shampoo ou outro produto para cabelos crespos em um cabelo cacheado, ele pode acabar perdendo o movimento e o brilho. O mesmo acontece ao contrário, se você utilizar produtos de cabelos cacheados em crespos.

O tratamento deve ser adequado para que os cachos sejam cuidados de maneira correta, tanto em questão de hidratação para cabelos cacheados para controlar o volume, quanto na definição que você deseja dar a ele.

A curvatura do cabelo pode variar desde o ondulado fino e pouco volumoso, até o cabelo extremamente crespo, com fios em forma de zig-zag.

Além disso, existe um tipo muito raro no Brasil conhecido como crespíssimo, que é tão denso que não consegue alcançar definição.

Conhecendo os tipos de cachos

Para conseguir compreender melhor o tipo de cabelo que você possui, é importante ter em mente as variações dentro de seu formato de cabelo e os cuidados especiais que cada tipo precisa para fazer os tratamentos adequados.

Os cabelos são uma importante parte de sua identidade visual, e você deve usá-lo de uma maneira que te deixe confortável.

Conhecendo os tipos de cachos

Cabelos cacheados

Como dito, o cabelo cacheado possui algumas variações. O mais comum é o formato em espiral com cachos abertos, que tem uma beleza natural única. Este tipo de cabelo não precisa de muitos cuidados, além de um bom corte arredondado no cabelo.

O ideal para mantê-los em ordem é evitar penteá-los enquanto estiverem secos. O pente pode deformar os cachos e perderá o formato dele. Uma boa maneira de manter o cabelo sempre pronto é hidratar as pontas com bastante frequência.

Utilizar uma fita de cetim personalizada como decoração para o cabelo também pode fazer toda a diferença.

Já os cachos mais definidos e que começam mais perto da raiz costumam dar um pouco de trabalho. Este modelo exige um pouco mais de atenção se você estiver tentando alisar. Entretanto, utilizá-lo de forma natural pode valorizar muito mais o cabelo.

Neste tipo de cacho, você pode usar um creme para pentear como forma de proteger o comprimento. Além disso, é importante que eles ainda estejam molhados quando começar o processo de pentear, para garantir o volume e o formato ideal.

Se decidir secar o cabelo, é essencial contar com o apoio de um difusor, que ajuda a distribuir melhor o ar e mantém os cachos em evidência.

Já os cachos mais volumosos precisam ser controlados para que você consiga modelar corretamente de acordo com seu gosto. Isso não significa que você precise diminuir o volume, uma vez que ele pode acabar ficando muito mais impactante.

Muitas vezes, o ideal é começar os cuidados desde a compra da primeira escova de cabelo para bebê, garantindo mais força e vitalidade para os cabelos.

Para conseguir um bom resultado, existem alguns produtos com efeito de ativação de cachos, que podem ajudar muito na finalização do penteado, modelando o cabelo e marcando as curvas dele.

Cabelos crespos

Os cabelos crespos precisam de alguns cuidados especiais para você aproveitar todos os potenciais de penteados e cortes possíveis. Alguns modelos possuem cachos definidos bem pequenos, porém, com cutículas finas.

Esse tipo de cabelo acaba ficando muito mais exposto a danos externos, com elementos como o calor e a umidade. Por isso, é muito importante se atentar a hidratação e nutrição desse tipo de cabelo.

Alimentos que ajudam cabelos crespos são sempre muito bem vindos. Por isso, esteja sempre atento ao rótulo alimentar para identificar bons elementos.

Existem alguns produtos específicos para cuidar desse tipo de cabelo, sobretudo nas pontas, que são as áreas mais sensíveis.

O cabelo mais crespo possui cachos muito pequenos, que dificultam criar uma definição. Além disso, os fios costumam ter ângulos agudos ao invés de circulares, um formato que é muito mais difícil de modelar.

O volume é um grande diferencial nesse modelo de cabelo, e deve ser aproveitado. Turbantes, faixas e outros elementos que dêem destaque para este cabelo e sua beleza são ideais.

Além disso, a utilização de produtos específicos para a hidratação, higienização e nutrição são fundamentais, já que são como convites personalizados e chamam a atenção para a beleza dos cabelos..

Alguns cabelos crespos possuem cachos quase imperceptíveis. Neste caso, o cabelo costuma crescer para cima, o que garante um volume muito maior. É o tipo de cabelo mais comum para o corte conhecido como black power.

Para tratar este tipo de cabelo, o ideal é utilizar o pente garfo, que possui dentes largos e ajuda a manter o penteado, com muito mais estilo e volume.

Como cuidar de seus cabelos?

Os cabelos cacheados e crespos precisam de alguns cuidados especiais, que você pode fazer em casa e garantir mais tranquilidade e conforto com os cabelos no dia a dia.

O primeiro passo é não exagerar na quantidade de lavagens. Duas a três vezes por semana no máximo, é mais do que o suficiente para manter seus cabelos limpos sem correr o risco de danificá-los, uma vez que os cabelos crespos são mais sensíveis.

Além disso, lembre-se de sempre avaliar o produto que você está usando no cabelo. Se você passar o produto para o tipo errado de cachos, pode acabar tendo dificuldade para controlar o cabelo depois.

Como cuidar de seus cabelos?

Em caso de cabelos crespos e cacheados, o uso de secador pode acabar prejudicando os fios. O ideal é que sempre que possível você o deixe secar naturalmente.

Caso precise de agilidade para a secagem para trabalhar em um stand promocional, por exemplo, você pode utilizar um bico difusor.

Entretanto, mesmo com o difusor, o ideal é que você evite colocar o vento quente muito tempo no cabelo para evitar qualquer tipo de problema.

Os maiores vilões dos cachos são a forma de pentear e pouca hidratação. Por isso, é fundamental conhecer melhor seu cabelo para saber exatamente as quantidades de produto que precisa passar.

Além disso, o ideal é que você evite colocar as mãos no cabelo enquanto ele estiver secando naturalmente. Nossas mãos possuem oleosidade que pode ser danosa para o cabelo e deformar a modelagem dos cachos.

Quanto mais cuidado você tomar neste momento de secagem, melhor o cabelo ficará, apresentando mais saúde e vida e ficando muito mais bonito. 

Por isso, é importante evitar pranchas e outros tipos de modeladores, que podem acabar alterando a estrutura do cabelo.

A água quente do chuveiro também é prejudicial para a lavagem. O ideal é que a temperatura esteja entre morna e fria, com preferência para temperaturas abaixo da sua corporal. Além disso, lavar a cabeça à noite pode acabar prejudicando seus cachos.

Quando você faz isso, mesmo que seque com um difusor, nem sempre conseguirá deixar as raízes secas. Então, quando deitar, o couro cabeludo mantém uma temperatura capaz para a proliferação de fungos.

O mesmo vale para bonés e chapéus, por isso evite utilizar esse tipo de acessório.

Considerações finais

Os cabelos crespos e cacheados possuem uma enorme variedade de possibilidades, e os cuidados com eles são essenciais para ter um cabelo vivo e cheio de brilho. 

Por isso, é importante saber exatamente o tipo de cabelo que você possui, e contar com entregas rápidas para garantir a compra e a entrega dos produtos adequados para o tratamento de suas madeixas.

Assim, você consegue explorar todas as suas possibilidades com segurança e garantindo que seus cachos ficarão protegidos e em destaque no seu visual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Neurodiversidade entenda mais sobre

Neurodiversidade: entenda mais sobre

Lip tint como usar

Lip tint: como usar?