in ,

Carreira Contábil: como ter sucesso na área

Carreira Contábil como ter sucesso na área

Carreira Contábil: como ter sucesso na área

Se você procura por uma área administrativa de grande importância, vale a pena aprender como ter sucesso na carreira contábil. Afinal, o setor tem se tornado cada dia mais importante no mercado.

Atualmente, muitas empresas precisam de um bom contador ou, no mínimo, o apoio de um BPO Financeiro e Contábil de qualidade. A prova disso é o resultado negativo surpreendente que muitos negócios no Brasil enfrentam.

Para se ter uma ideia, 50% de todas as empresas nacionais fecham as portas nos primeiros 4 anos de atividade. Isso acontece, entre outras razões, porque não há um bom trabalho contábil sendo feito. Assim, mesmo que a empresa tenha um bom faturamento, sua falta de controle financeiro resulta em dívidas e o eventual fechamento de portas.

Mas como ter sucesso na carreira contábil? Qual é o caminho das pedras para ter uma atuação positiva no segmento? Siga a leitura para descobrir!

Para ter sucesso na carreira contábil, confira nossas 4 dicas.

1. Esteja atualizado com as novidades

Um erro muito comum de quem tenta seguir a carreira de contador é acreditar que a contabilidade é uma área tediosa e parada. Pelo contrário: o segmento é pujante e cheio de inovações.

Portanto, um dos segredos para ter uma carreira contábil de sucesso é se manter atualizado com as novidades do setor. O BPO Financeiro, por exemplo, é uma estratégia interessante e muito usada por escritórios contábeis atualmente. 

Além dessa estratégia de mercado, ainda existem muitas novidades em termos de pagamentos, tipos de negócios, áreas de atuação e até mesmo na importância da contabilidade para uma empresa.

Antigamente, o papel do contador era puramente operacional. Agora, no entanto, ele deve assumir uma função estratégica, realizando análises de custos, encontrando oportunidades de aumento da margem de lucro e ajudando a empresa a ter melhores resultados.

1. Esteja atualizado com as novidades

2. Estude muito

Se você quer ter sucesso na carreira contábil, precisa estudar muito. Isso porque não só a área é complexa (e ela é!), como também cresce a cada dia. No geral, leva bastante tempo para conseguir dominar um segmento da contabilidade.

Por exemplo, não é rápido para dominar completamente a teoria por trás da contabilidade de custos e sua aplicação prática. O mesmo pode ser dito do compliance financeiro, das obrigações tributárias, auditorias e muito mais.

Além disso, como já mencionado, a área de contabilidade está ficando cada vez mais importante e assumindo mais responsabilidades. Um contador de um escritório de contabilidade, por exemplo, precisa aprender como trabalhar com as responsabilidades contábeis dos seus clientes, mas também ter noções de Direito, Administração e, em alguns casos, até mesmo Marketing.

Por essa razão, é essencial desenvolver uma paixão por estudar e avançar sempre nessa profissão, aperfeiçoando-se cada vez mais e obtendo resultados cada vez melhores.

3. Desenvolva a sua ética

O setor de contabilidade é profundamente dependente de uma ética de trabalho inabalável. Afinal, o contador tem em mãos a vida financeira da empresa e a possibilidade de elaborar relatórios.

Não é à toa que tantos profissionais da área já foram pegos fazendo desvio de dinheiro, por exemplo. Isso falando daqueles que foram pegos, já que existem tantos outros que passaram despercebidos.

Portanto, é essencial que um contador desenvolva um poderoso sentido de ética, se realmente quer aprender como ter sucesso na carreira contábil. Sem uma responsabilidade moral bem desenvolvida, não há como estabelecer um bom trabalho.

Isso é especialmente importante se o profissional deseja trabalhar no segmento de auditorias contábeis. 

Nessa área, a ética de trabalho é um elemento imprescindível. Sem ela, não dá para realizar um bom trabalho e ter uma carreira de sucesso.

4. Elabore um diferencial para a sua carreira

Se você quer ter uma carreira contábil de sucesso, prepare-se para ter um diferencial. Isso porque a concorrência será sempre grande e você poderá se destacar caso tenha algo que o diferencie dos outros.

Muitos negócios atualmente estudam novas maneiras de realizar pagamentos. Por isso, é importante conhecer criptomoedas, saber como funciona o Pix que o Banco Central vai lançar e estar pronto para oferecer esse tipo de consultoria aos clientes.

4. Elabore um diferencial para a sua carreira

Já outras empresas estão focadas em novos modelos de trabalho, com regimes de vínculo empregatício em home office e por aí vai. Nesses casos, é importante dominar as regras trabalhistas, entender o impacto contábil disso e poder ajudar da melhor forma.

Ter esse fator de diferenciação do restante dos contadores é essencial para poder conquistar alguns clientes extras e se manter em ascensão na carreira contábil.

Como pôde constatar, saber como ter sucesso na carreira contábil não é fácil. Exige muito esforço, dedicação e planejamento para traçar um futuro brilhante para um contador. No entanto, este profissional tem se tornado cada vez mais importante no mercado e, por isso, as oportunidades futuras serão muitas.

O que você acha do futuro da profissão de um contador? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvedor de apps quais os melhores cursos

Desenvolvedor de apps: quais os melhores cursos?

Três opções de investimentos para você ir além da poupança

Três opções de investimentos para você ir além da poupança