in ,

Como é a carreira de um advogado criminalista?

Como é a carreira de um advogado criminalista

A carreira do advogado criminal é uma das mais conhecidas no Direito Penal. Para ser considerado um bom advogado nesta área, é necessário ter um amplo conhecimento acadêmico, técnico e saber se impor quando necessário, tendo em vista que é imprescindível passar segurança aos seus clientes, cuja liberdade provavelmente estará em jogo. 

O diferencial nessa área é a especialização, que deve ser crescente, repleta de dedicação, estudo e leitura. Possuir um excelente conhecimento técnico é o principal pilar para ser um profissional de sucesso. 

Carreira do Advogado Criminalista 

Esta é uma área cheia de desafios que exige muito preparo psicológico, estabilidade e equilíbrio.

O serviço de um advogado criminalista consiste na defesa criminal do suspeito, investigado ou acusado de algum delito criminal, seja em âmbito policial na fase do inquérito policial ou em âmbito judicial na fase da ação penal. Afinal, todo cliente tem direito a defesa. 

Inclusive vale ressaltar que, na sociedade em que vivemos, qualquer pessoa (inclusive familiares, amigos, culpados e inocentes) corre o risco de ser acusada em algum momento na vida de delitos. 

O advogado criminalista lidará com situações complexas, clientes emocionalmente abalados e vulneráveis, onde o profissional terá o dever de oferecer suporte básico para amenizar e lidar com a situação da maneira mais profissional e humana possível.

É preciso estar ciente que não há uma rotina tranquila nesta área. O advogado passará a maior parte do tempo fora do escritório, participando de julgamentos, visitando seus clientes, delegacias ou até centros de detenção. 

O profissional deverá estar preparado para atuar em qualquer situação. Caso o advogado tenha que defender uma pessoa culpada, será necessário ter muita habilidade para extrair toda a verdade do cliente, além de ter que lidar com a opinião pública, que na grande maioria dos casos é contra o criminoso e negociar uma pena justa.

Carreira do Advogado Criminalista 

Já em outros casos, ele terá o dever de auxiliar o réu a provar sua inocência, o que requer muita dedicação. 

A ética da profissão o impede de fazer julgamentos morais dos seus clientes, afinal julgar é um dever apenas do juiz, enquanto o advogado criminalista tem o dever apenas de defender o seu cliente.

A imposição ética deve ser seguido à risca por todos os advogados que atuam nessa área, por exigência legal do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (artigo 33, Lei Federal 8.906/94)

Além disso, hoje em dia, são muitas as empresas que contratam advogados criminalistas em caráter preventivo para evitar que acabem cometendo atos ilícitos ou para ter o serviço de compliance. Existem também os crimes pelas redes sociais, que é um novo ramo no mercado e exige um estudo específico. 

Algumas opções de atuação

Advocacia correspondente

Esse profissional tem a responsabilidade de atuar de forma remota como um auxiliar de um escritório de advocacia ou um advogado autônomo.

Ele poderá direcionar suas atividades somente para a área criminal, onde sua atuação poderá se dar em todos os processos judiciais, como o protocolo de petições, a realização de despachos, cópias dos processos e de cumprimento de diligências.

O advogado correspondente também executará atividades específicas do processo penal, desde o acompanhamento do cliente na realização de depoimentos até as reuniões em penitenciárias.

Carreira criminal privada

O advogado que preferir seguir a carreira criminal privada atuará em defesa de seus clientes diante de questões que envolvam o Direito Penal.

Carreira criminal privada

Quando acontecer de o cliente ser o réu, a culpa ou inocência no crime não são consideradas. Em outros casos, o dever do advogado criminalista será realizar a sua defesa em conformidade com os preceitos do ordenamento jurídico brasileiro.

Prisões em flagrante delito em crimes como o homicídio e ajuizamento por contravenções penais serão algumas situações em que o advogado especializado nessa área deverá atuar constantemente. 

Carreira criminal pública

A área penal na carreira pública é alcançada através de concursos públicos, provas e títulos.

O advogado que seguir essa carreira será responsável por proteger os direitos e bens jurídicos fundamentais da sociedade e dos cidadãos, como, por exemplo, o direito à vida, à liberdade, à integridade física, ao patrimônio, dentre outros.

São exemplos de profissões que atuam no direito criminal público: delegado, policial civil ou militar, juiz ou promotor alocados nas diversas varas do Direito Penal, perito criminal, investigador, defensor público, além de outras atividades de apoio desses profissionais.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Marketing digital Como pode mudar um negócio

Marketing digital: Como pode mudar um negócio

O que um gestor de produção faz

O que um gestor de produção faz?