in ,

Certificação: Quais são as importâncias para o mercado de trabalho?

Certificação Quais são as importâncias para o mercado de trabalho

Há anos atrás, o máximo que um profissional precisaria oferecer para conseguir um emprego de qualidade seriam suas disposições e habilidades para trabalhar. Já hoje em dia, a certificação para o mercado de trabalho passou a ser cada vez mais requisitada.

Isso acabou se tornando uma prioridade, uma vez que com as inovações e mudanças tecnológicas e comportamentais da sociedade, muitas empresas tiveram que se reinventar e estudar novos caminhos para continuar em funcionamento.

Uma empresa que emite ltcat construção civil, por exemplo, precisa continuamente se manter atualizada para acompanhar novas formas de execução de serviços relacionados à segurança do trabalho, além de estar sempre antenada com as tendências de mercado.

Por isso, contar com profissionais que saibam captar essas tarefas, ou que tenham facilidade em conhecer novas ferramentas e implementar conhecimentos coletivos para toda a empresa, vem se tornando cada vez mais necessário no mundo corporativo.

Em um outro exemplo, uma escola que oferece aula de violão para crianças começa a solicitar que todos os seus colaboradores tenham as certificações necessárias para cada um de seus cargos educacionais, algo que pode ser visto como uma modernização na área.

Essa demanda surge em tempos cada vez mais modernos e alinhados com possíveis erros e problemáticas que possam ser causados pelo não treinamento devido de profissionais, como pessoas com graduação e com cursos profissionalizantes.

Questões tecnológicas

Essa necessidade de mudança e obrigatoriedade de certificação de profissionais também se conecta com as demandas tecnológicas que são sentidas pelas empresas.

Por exemplo, em um mundo como o de hoje, reuniões e aulas por meio de aplicativos e programas de transmissão passaram a ser cada vez mais comuns, bem como a utilização de plataformas para aplicação de testes e provas, em setores educacionais.

Para os que trabalham com comunicação, por exemplo, sistemas que fazem a distribuição de postagens nas redes sociais, organizações de tarefas e armazenamento de dados e arquivos se tornaram essenciais, e saber usá-los tornou-se uma regra.

É interessante para um profissional que trabalha com projetos de automação industrial saber usar alguns programas da área desde a faculdade. 

Hoje em dia, além dessas ferramentas, é importante que ele tenha cursos de gestão de projetos, por exemplo. 

A cada momento em que o mercado vai se modificando e transformando seus conhecimentos e processos em novas oportunidades de negócios, mais profissionais com certificações adequadas são requisitados, provando que esta é uma realidade a ser vivida.

Tipos de certificações

Hoje em dia, não são apenas as certificações relacionadas à graduação que contam como necessárias. 

Como dito anteriormente, atualmente as empresas buscam profissionais que estão em constante atualização, logo, são certificações baseadas em questões inéditas. 

No momento presente, são três as principais solicitadas por empresas:

Acadêmicas

São aquelas relacionadas à academia. Dentre elas, podemos citar:

  • Tecnólogos;
  • Mestrados;
  • Doutorados;
  • Pós-doutorados;
  • Bolsas de pesquisas.

Essa é uma certificação interessante para áreas relacionadas à saúde, comunicação e também para contratações em universidades, faculdades e institutos.

Especializações

As especializações são, talvez, as mais pedidas por empresas e uma das mais importantes para o crescimento profissional. São cursos de pós-graduação, MBA, lato sensu e outras modalidades destinadas a um estudo específico de uma área já conhecida.

Para cargos de gestão, em especial de análise e pesquisa com grandes equipes, essas certificações podem ser importantes portas de entrada. 

Uma empresa de demolição de casas ou quaisquer outras do mesmo nicho, podem querer contratar apenas especialistas com formação em edificações.

Em algumas áreas as especializações são ainda mais importantes ,como no direito por exemplo. Nessa área os profissionais se especializam em advocacia criminal, cível, financeira entre outras.

Cursos de atualização

Estes são conhecidos como cursos livres ou cursos rápidos, interessantes para quem tem pouco tempo, mas precisa se certificar.

Geralmente, estes aprendizados acontecem em módulos, ou até mesmo em alguns dias. Por serem mais curtos, no geral focam em assuntos ou áreas novas, ferramentas a serem implementadas em empresas ou introduções a conhecimentos inéditos.

Por exemplo, para profissionais de paisagismo jardim de uma empresa, foram solicitadas certificações em um novo curso de paisagismo em ambiente de concreto. 

Por serem módulos cursos e rápidos, foi possível que esses funcionários se profissionalizassem no assunto.

Cursos de atualização

Vantagens profissionais e pessoais

Até aqui você pôde compreender que a importância da certificação tem a ver com as questões organizacionais de empresas que pensam em novas e inovadoras formas de trabalhar e lidar com os desejos de mercado.

No entanto, é interessante perceber que correr atrás de certificações nada mais é do que uma chance que os profissionais têm em projetar suas carreiras e, principalmente, proporcionar novos ares e sensações pessoais.

Conheça agora algumas vantagens que você pode ter para sua vida profissional e pessoal ao optar pelo investimento em uma certificação:

1 – Novas oportunidades de trabalho

Em um viés mercadológico, investir em uma certificação pode possibilitar entradas em novas áreas, ou até mesmo a disposição para participar de processos seletivos relacionados à novas oportunidades na sua carreira.

Por exemplo, digamos que você é um engenheiro civil e trabalha com projetos referentes a telecomunicações, mas há anos já se sente insatisfeito com o trabalho que leva. 

Ao investir em uma especialização na área de gestão de projetos, você pode utilizar a base de sua formação, aliada a um novo ensinamento, para mudar de área e começar a trabalhar com algo que realmente faça sentido para você.

Isso além de possibilitar uma nova oportunidade de trabalho, também pode ser um redirecionamento de carreira, afinal, você pode conseguir trabalhar em outras áreas, como alimentação, educação e comércio, por exemplo.

2 – Ampliação do networking

Essa é uma alternativa interessante para pessoas qualificadas que tiveram uma primeira base educacional há muitos anos atrás, seja na academia ou não.

Muitos profissionais, depois que começam a trabalhar na área, seja na manipulação de proveta laboratorio ou em um escritório de advocacia, acabam não tendo oportunidades para conhecer novas pessoas.

Indivíduos estes que podem mostrar formas mais recentes de trabalho ou servir como indicadores para vagas, entre outras possibilidades.

Mergulhando em uma nova certificação, esses profissionais conseguem unir o conhecimento novo a novas relações, tanto pessoais quanto profissionais, algo que fortalece e incentiva o propósito de vida ou de carreira.

3 – Novas habilidades

Nada mais interessante do que aprender novas ferramentas e formas de trabalhar.

Isso ajuda não somente a se destacar no trabalho, mas também a retirar a robotização de algumas tarefas que, com o tempo, podem acabar trazendo insatisfação.

Além disso, a certificação cria uma possibilidade de enfrentamento de situações dentro de uma empresa, mostrando que o profissional tem capacidade para ajudar as equipes e criar resoluções de problemas, com dedicação e expertise.

4 – Mais reconhecimento

Profissionais que concluem suas certificações e voltam para as empresas com maiores aptidões para trabalhar em suas áreas são reconhecidos desde a porta do prédio até dentro de uma academia com hidroginástica.

São pessoas que criam oportunidades para mostrarem que são capazes de resolver e de melhorar questões ou processos, além de responderem com maior exatidão à situações vistas como complicadas em uma rotina de trabalho.

Por exemplo, um jornalista especializado em cobertura de conflitos de guerra acaba tendo maior aptidão em lidar com as coberturas de uma crise social em um país. A forma de trabalho, a experiência e os ensinamentos fazem com que ele se torne uma referência.

Isso é válido para todas as áreas do mercado, sendo uma excelente forma de combater os desgastes que a profissão traz, por exemplo. Se jogar em uma certificação nova pode fazer com que você se torne o que deseja.

5 – Desafio pessoal

Por fim, para além de questões profissionais, atender a uma certificação é, além de tudo, um desafio pessoal, que deve ser celebrado sempre que atingido.

Com vidas tão atribuladas, rotinas corriqueiras e preocupações pessoais cada vez mais invasivas em nossos meios profissionais, tirar um tempo para se deixar ser ensinado sobre questões totalmente novas é um exercício – e também uma conquista.

Coloque, sempre que puder, desafios como este na sua vida, assim enxergará o quão gratificante é concluí-los, mesmo que nem seja um curso ou uma pós.

Mas algo mais acessível como um curso profissionalizante de reforma de casas ou de design de interiores, com foco na criação de uma sala de tv planejada.

Conclusão

Embora as certificações sejam necessárias e bem-vistas por empresas, algo que facilita o crescimento e o sucesso profissional, é importante entender que nem todos têm as mesmas condições para arcar com os custos financeiros ou até mesmo tempo para isso.

Ainda assim, é interessante tirar alguns meses ou dias de férias, ou até mesmo aproveitar os finais de semana para procurar cursos e possibilidades de educação e atualização online. Em muitos casos, você pode conseguir cursos gratuitos.

Sempre que possível, procure certificações e cada vez mais oportunidades para crescer e se destacar no mercado. Você verá o quanto isso poderá fazer um bom feito para sua carreira e sua satisfação pessoal!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PNL o que é

PNL: o que é?

Segurança do trabalho entenda sobre o curso

Segurança do trabalho: entenda sobre o curso