in , ,

Cloffice: entenda mais dessa tendência

Cloffice entenda mais dessa tendência

O cloffice é uma nova tendência de decoração para quem trabalha em casa e dispõe de pouco espaço para seu home office. Aliás, o trabalho em casa veio para ficar. 

Essa modalidade, na verdade, já era uma tendência, mas com a vinda da pandemia do Covid-19, ela foi antecipada e a maioria das pessoas precisaram se adaptar.

Com o passar do tempo, muitas empresas perceberam que preservar seus colaboradores nesse formato é muito vantajoso.

Isso porque existem todas as ferramentas necessárias para manter a produtividade, os profissionais estão mais satisfeitos e os gastos por parte das companhias foram reduzidos.

O único problema foi que muita gente não estava preparada para isso e nem sequer possuía uma estrutura apropriada em casa. Quem mora em imóveis grandes não teve tanto trabalho, mas quem vive em espaços menores, teve muita dificuldade.

Onde colocar uma mesa e uma cadeira em um apartamento que mal tem espaço para o básico? Então, trabalhar na cama, no sofá ou na mesa da cozinha se tornou a única solução para essas pessoas.

No entanto, existe algo muito melhor e que cabe na sua casa: o cloffice. Por isso, vamos explicar o seu conceito, como montar e quais são seus benefícios. Acompanhe a leitura para entender mais sobre essa tendência!

Afinal, o que é cloffice?

Cloffice é um termo que une duas palavras em inglês, sendo closet e office. Literalmente, é um espaço feito de um armário, com escrivaninha e prateleiras, para que a pessoa possa trabalhar.

Dessa forma, o cômodo escolhido se mantém organizado e confortável, sem que o morador perca espaço em casa.

É vantajoso visto que pode ser feito em qualquer ambiente, como a sala, quarto, varanda e até no próprio closet, caso você tenha um. Basta colocar o seu notebook para escritório na mesa e começar a trabalhar.

Por ser constituído de prateleiras comuns, o morador pode optar por usar portas que escondem o ambiente enquanto ele não estiver sendo usado.

Com base nisso, dá para imaginar muitas formas de criar o cloffice do seu jeito e que deixe tudo com a sua cara. Então, no próximo tópico, trazemos algumas dicas para você montar. 

Dicas para montar um cloffice

Para montar o seu cloffice existem algumas regras de ouro. O primeiro passo é escolher onde ele vai ficar. O ideal é que seja um local arejado, com boa iluminação e próximos à janela, pois dessa forma a rotina se torna mais agradável.

O local não precisa ser muito grande, afinal, a ideia é fazer algo compacto e funcional. Pode ser ao lado do rack da sala, ao lado do guarda-roupa, ou em qualquer outro lugar que esteja sobrando.

Se for fazer uma reformas de casas, aproveite para incluir esse projeto, mas de qualquer forma, a criatividade é fundamental.

É interessante contar com um arquiteto ou designer de interiores, além de optar por um móvel sob medida feito para isso. Mas se essas opções não cabem no seu orçamento, não tem problema.

Um móvel simples, como uma escrivaninha ou uma prateleira já são o suficiente. Só não esqueça de escolher uma cadeira confortável e instalar portas de armário para manter o cloffice fechado quando não estiver trabalhando.

Depois de fazer tudo isso, existem outras ações que você pode colocar em prática para que seu ambiente de trabalho seja perfeito. São elas:

1 – Manter o espaço sempre organizado

Trabalhar em um ambiente desorganizado é muito difícil, sendo assim, é fundamental manter sua mesa sempre limpa e contando apenas com o essencial.

É uma forma de colaborar com a rotina, manter o foco no trabalho e aumentar a produtividade. Além disso, se você fizer demolição de alvenaria, seu investimento vai valer mais a pena e não precisará se preocupar com a bagunça ao final do dia.

1 - Manter o espaço sempre organizado

2 – Investir em conforto

O mobiliário pode ser simples, mas também confortável. Por isso, invista em uma cadeira confortável para trabalhar várias horas sem prejudicar a coluna.

Banquinhos podem até ser mais fáceis de encaixar embaixo da mesa, no entanto, são muito desconfortáveis, visto que não possuem um apoio para as costas.

O ideal é uma cadeira ou poltrona com estofado e apoio para os braços também, assim, seu dia a dia de trabalho será mais confortável e ergonômico.

Aproveite um espaço da parede para pendurar um quadro de tamanho proporcional, e tornar o ambiente mais agradável e descontraído.

Se puder e tiver espaço, um gaveteiro embaixo da prateleira é ótimo para organizar seus objetos e evitar que fiquem em cima da mesa, mas sempre à mão.

Prateleiras e nichos também são bem-vindos, principalmente se você não tem espaço para um gaveteiro. Aquelas menores usadas em sala de reunião são suficientes para acomodar papéis, uma impressora e outros materiais de trabalho.

3 – Ter uma boa iluminação

A iluminação é essencial em qualquer ambiente de trabalho, e mesmo que o seu cloffice fique perto da janela, utilize uma boa iluminação artificial, com luminária ou pontos de luz.

É dessa maneira que você vai conseguir se concentrar melhor e ainda enriquecer a decoração do seu espaço.

4 – Investir em uma decoração

Por incrível que pareça, a decoração influencia sim no cloffice, na sua produtividade e nos resultados do seu trabalho diariamente. Dentre os itens que contribuem para o aspecto deste local, estão:

  • Vasos;
  • Porta-retratos;
  • Quadros;
  • Enfeites decorativos;
  • Entre outros.

Nas prateleiras e nichos do seu cloffice, você pode colocar vasos de tamanho proporcional e em cores que combinem com a mobília. Os quadros vão na parede, mas os porta-retratos podem ser usados na mesa e nas prateleiras.

O segredo é ter bom senso, tanto em relação à quantidade quanto às cores. Por exemplo, se em sua parede de gesso divisória você tem mais espaço, então pode usar mais quadros e outros objetos decorativos.

Só que, quanto menor o seu espaço, menos itens podem ser dispostos. Sendo assim, é possível evitar o acúmulo de informações que poluem visualmente o cloffice.

Cores vibrantes alegram qualquer ambiente e tornam a rotina de trabalho mais agradável, e algumas das mais recomendadas são o vermelho, o azul, o amarelo e o laranja.

Agora, se você prefere um local de trabalho mais sóbrio, pode usar cores mais claras, como branco e bege, ou mais sérias, como o cinza. O segredo é equilibrar as cores para o espaço não ficar enjoativo.

5 – Invista em portas de correr

Essa dica vai do gosto de cada um e do tamanho disponível, mas é fato que as portas de correr ocupam menos espaço e não atrapalham pontos importantes do cômodo, como a tomada de rede e interruptores.

Caso você não possa usar esse tipo, outros podem ser aproveitados, como a porta camarão e a porta de vidro, que também deixam o ambiente moderno, prático e bonito.

5 - Invista em portas de correr

Benefícios do cloffice

Em vista de tudo o que falamos aqui, não é difícil imaginar por que investir nesse espaço é tão vantajoso. Em primeiro lugar, trata-se da opção mais simples e prática para quem precisa trabalhar em casa.

É claro que se você pode montar um escritório completo e tem um cômodo exclusivo para isso, não estará perdendo nada. Mas no cloffice, basta uma mesa, uma cadeira e um pendente de luz para ter um canto lindo e confortável para trabalhar.

Ou seja, é uma forma de criar o seu ambiente sem muito esforço e sem precisar investir muito. Outra vantagem é que ele ocupa pouco espaço, algo valioso nos dias de hoje.

Os imóveis modernos são compactos porque foram pensados para a realidade em que estamos inseridos hoje: passamos pouco tempo em casa. Mas, para quem trabalha no modelo home office, essa realidade não se aplica.

Então, se você mora em um apartamento pequeno, é difícil perder uma parte dele criando um espaço de trabalho, principalmente para quem tem filhos.

Uma família de 4 pessoas que vive em um imóvel de dois quartos não tem como criar um escritório todo equipado. No entanto, o cloffice é uma realidade possível.

Aproveitar um pequeno espaço para colocar um papel de parede para escritório, uma prateleira que funciona como mesa e uma cadeira é muito mais fácil.   

Se você tem filhos, ainda consegue um cantinho mais adequado para que eles possam estudar e fazer as lições aos finais de semana.

Conclusão

Ter um ambiente de trabalho apropriado é muito mais fácil quando encontramos boas ideias. Neste artigo, você conheceu o cloffice e teve acesso a dicas simples e práticas para criar o seu.

Com certeza, a sua rotina de trabalho será muito melhor e mais produtiva se você seguir nossas dicas. Independentemente do tamanho da sua casa ou apartamento, trabalhar home office será muito mais agradável e seu desempenho muito melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lip tint como usar

Lip tint: como usar?

Pix entenda mais desse serviço

Pix: entenda mais desse serviço