in , , ,

Como as formas de cobrança podem afetar o seu negócio

Como as formas de cobrança podem afetar o seu negócio

Como as formas de cobrança podem afetar o seu negócio

O sucesso de uma empresa não pode ser definido através de uma fórmula certa. Caso isso existisse, ter um negócio próprio seria muito mais simples. Infelizmente a tal “receita de bolo” com passo a passo para o sucesso muitas vezes é equivocado.

Existem diversos fatores que devem ser considerados e que contribuem para o sucesso empresarial, cada um relacionado ao seu segmento e as variáveis do mercado. 

A vida útil do seu negócio dependerá da qualidade das soluções que você oferece, a situação do mercado, a aceitação do público e outras, como a gestão interna e dedicação. 

Começar um negócio próprio requer engajamento para que dê certo. Não adianta apenas começar uma empresa e deixá-la nas mãos dos funcionários, sem acompanhar de perto o que acontece.

Toda empresa é regida sobre 3 pilares fundamentais para se manter no mercado, sendo: 

  • Financeiro;
  • Relacionamento;
  • Gestão.

Possuindo um financeiro saudável, um bom relacionamento com clientes e fornecedores e uma gestão ativa e atenta, as chances de continuação são muito maiores. 

Alguns erros podem abalar esses pilares, fazendo com que o negócio se encaminhe rapidamente para o fim. 

Sabendo disso, veja a seguir como as formas de cobrança podem afetar de forma direta o seu negócio e desestruturar o seu financeiro.

Como as formas de cobrança podem afetar o seu negócio

As formas de cobrança utilizadas pela empresa influenciam diretamente na maneira que ela vai se relacionar com o cliente e em como a empresa será vista. 

Estilos de cobrança muito engessados podem dificultar a aceitação do público em relação ao serviço.

Entenda: uma empresa que oferece como opção de pagamento, somente o boleto bancário está se fechando para as demais opções. Assim, o consumidor que não tiver o valor integral no momento da compra, é impedido de continuar.

Nessa situação, é provável que você perca este consumidor, já que ele buscará por uma solução junto de outra empresa mais flexível. 

O mesmo pode acontecer quando as opções de pagamento se restringem a cartões. Muitas pessoas no Brasil ainda não possuem contas em bancos, ou não se sentem à vontade para fornecer seus dados de pagamento na internet. 

Em outras situações, a cobrança tem um valor maior do que o disponibilizado no cartão.

Assim, ao limitar a esse tipo de pagamento, você novamente estará perdendo a atenção do cliente que não se identifica com essa opção de pagamento. 

Está claro que oferecer uma opção apenas pode afetar fortemente seu negócio. A perda desses consumidores terá impactos ao final do mês e a conta pode não fechar. 

Como as formas de cobrança podem afetar o seu negócio

Entre os principais problemas de uma cobrança ineficiente estão:

Perda de clientes

Como já visto anteriormente, quando os consumidores não encontram  forma de pagamento que se sentem mais confortáveis, eles buscam por uma empresa que as ofereça. Dificilmente ele esperará conseguir o valor total ou pegará emprestado um cartão. 

De modo geral, o consumidor opta pelo que é mais cômodo.

Falha na criação de relacionamento

Quando não conseguem finalizar a compra, é criado um certo ressentimento em relação a sua empresa. Dessa forma, ele perde o interesse e dificilmente volta futuramente, além de descrever seu negócio de forma negativa para os amigos e conhecidos.

Complicação na gestão 

A limitação a um estilo de cliente acaba trazendo maus resultados. Caso o cliente não efetue a contratação de um serviço, o dinheiro não entra, porém, todas as despesas operacionais continuam e a conta não fecha ao final do mês. 

Os gestores passam a ter que buscar por alternativas, mas quando o cenário continua se repetindo, o destino é apenas um: ter que fechar as portas. 

Essas questões não devem ser problema e podem ser evitadas com um sistema de cobrança automatizada.

Um sistema de cobrança recorrente, permite que as cobranças sejam feitas nos diversos formatos, permitindo que seu negócio ofereça variedade nas opções de pagamento. Outra vantagem, é a possibilidade de diminuir a inadimplência e facilidade em parcelar sem ocupar todo o limite do cartão. 

A empresa Construsite Brasil, está a mais de 15 anos no mercado de criação de soluções para a web e utiliza de forma ativa a cobrança recorrente para receber suas mensalidades.

Utilize as formas de cobrança que mais fazem sentido para o seu negócio e conheça o curso de finanças empresariais. Esteja preparado para o mercado. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Odontológico nas redes sociais como fazer sua live

Marketing Odontológico nas redes sociais: como fazer sua live?

5 dicas práticas para impulsionar a sua carreira

5 dicas práticas para impulsionar a sua carreira