in , , ,

Por onde começar uma pesquisa de mercado?

Por onde começar uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante para planejar, coletar e analisar dados relacionados a uma empresa, independentemente de seu segmento ou porte.

O objetivo deste trabalho é gerar conhecimento sobre o mercado e o público, reduzir o risco nas tomadas de decisões e identificar oportunidades de crescimento, portanto, algo fundamental para qualquer organização.

As estratégias de marketing digital são totalmente orientadas por dados e ferramentas, que ajudam a analisar e prever resultados de maneira precisa, mas qualquer tipo de decisão relacionada ao negócio precisa de um bom embasamento.

Uma marca pode investir em pesquisas e análises para entender sua própria natureza e o funcionamento do mercado onde está inserida, o que reduz a margem de erro por parte do empreendedor e seu time.

Fazer uma pesquisa de mercado é fundamental para prever alguns resultados e identificar oportunidades em diferentes estágios de existência do negócio. Mas mesmo sendo uma prática usual e importante, seus propósitos e métodos nem sempre são simples.

Por isso, vamos explicar o conceito de pesquisa de mercado, por onde o empreendedor deve começar e quais são os tipos de pesquisas existentes hoje em dia.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado nada mais é do que um recurso que ajuda a compreender a realidade do mercado e a aumentar a efetividade das ações relacionadas a um empreendimento.

Por meio dela, é possível coletar informações importantes que ajudam a tomar decisões de maneira assertiva e segura.

Os dados podem incluir vários aspectos comportamentais, hábitos de consumo, informações relacionadas ao benchmarking, dentre outros fatores que podem ocorrer de maneira primária ou secundária.

A pesquisa primária é realizada pela própria empresa, como no caso de um fabricante de torno CNC horizontal. Ela acontece por meio de alguém que já trabalha na corporação ou com a ajuda de um profissional contratado para essa finalidade.

Também existe a pesquisa secundária, onde os dados são coletados e analisados por terceiros, podendo ser um profissional ou uma empresa especializada no assunto.

Nesse caso, a empresa tem acesso a relatórios, artigos e guias disponibilizados por outras organizações.

Tipos de pesquisa de mercado

Os tipos de pesquisa de mercado variam muito de acordo com o objetivo da empresa, seu método de trabalho e o perfil do público que atende. Entre os tipos mais comuns estão:

  • Hábitos de consumo;
  • Força de marca;
  • Satisfação dos clientes;
  • Satisfação dos colaboradores.

A pesquisa que estuda os hábitos de consumo tem como foco o público da empresa e costuma ser realizada para conhecer melhor os clientes, com base nos dados de consumo.

Um fabricante de esticador de arame para apicultura se beneficia desse tipo de pesquisa porque tem acesso a informações valiosas para identificar demandas ocultas.

A pesquisa de mercado costuma ser usada quando a marca quer criar estratégias de vendas e marketing, mas aliadas com suas expectativas ou com as expectativas de um grupo de consumidor específico.

Tipos de pesquisa de mercado

Outra vantagem é poder descobrir em quais redes sociais a marca terá mais resultados, modelo de negócios que atende suas necessidades, estratégia de precificação e outras informações fundamentais para a condução do negócio.

A pesquisa de força de marca tem como foco a própria empresa e seu propósito é medir a atenção que ela recebe em relação aos concorrentes, pois isso ajuda a descobrir elementos positivos ou prejudiciais para as estratégias de branding.

Quando uma marca não tem um bom desempenho com o público, é sinal de que precisa fazer algumas melhorias e todos os dados gerados por esse tipo de pesquisa ajudam a impulsionar um bom posicionamento para a organização.

As companhias precisam compreender o nível de satisfação dos clientes, pois são eles que decidem o que fica ou o que sai do mercado. Tentar entender o quanto os clientes estão satisfeitos é uma forma de obter feedbacks valiosos.

Poucas pessoas vão entrar em contato com o atendimento ao cliente de uma empresa de aluguel de caçamba basculante para fazer um elogio, mesmo que o indivíduo esteja extremamente satisfeito com o serviço prestado.

Entretanto, a maioria entra em contato com a marca para reclamar ou falar de algum problema. Para compreender o quanto seus clientes estão satisfeitos, envie uma pequena entrevista ou formulário para que possam responder.

O envio pode ser feito por e-mail ou até por WhatsApp, e se o cliente preferir, disponibilize no ponto de vendas também.

Por fim, não se pode esquecer de garantir que os colaboradores também se sintam satisfeitos com a corporação. Quanto mais motivados os profissionais estiverem, melhores serão os resultados da organização.

Se a equipe de trabalho não estiver alinhada com os valores e cultura do negócio, ou se estiverem sobrecarregados, vão gerar impactos negativos que serão percebidos por todos, inclusive pelos clientes.

Nesse sentido, um fabricante de agitador de bancada para laboratorio deve procurar entender o nível de satisfação de seus colaboradores e levantar o que precisa ser mudado e o que pode ser mantido em sua rotina de trabalho.

Dicas para começar uma pesquisa de mercado

Se esta é a primeira vez que você vai fazer uma pesquisa de mercado, não se preocupe, pois separamos algumas dicas para começar a colocá-la em prática. São elas:

1 – Definir um objetivo

O primeiro passo a ser dado é definir um objetivo, ou seja, a dúvida principal que o negócio quer esclarecer com esse investimento, e é ela que vai direcionar toda a pesquisa.

Por exemplo, é possível iniciar esse processo com o objetivo de aumentar as vendas, entender tipos de produtos e serviços que precisa desenvolver, como pode fazer para melhorar as mercadorias, dentre outras questões pertinentes.

Se um fabricante de dispositivo skimmer tiver um objetivo bem definido, terá mais facilidade para definir as perguntas que precisa fazer, destrinchar respostas muito amplas e construir um caminho para o sucesso.

2 – Definir a coleta de dados

Outro ponto fundamental é determinar de que maneira as informações serão coletadas, pois mesmo tendo em vista alguns formatos que parecem muito óbvios, como no caso de uma pesquisa para entender a satisfação do cliente, é necessário avaliar outros aspectos.

Deste modo, o negócio pode considerar a possibilidade de automatizar o envio de perguntas e determinar o formato desse processo, como no caso é de formulários e enquetes.

Uma pesquisa para entender o hábito de consumo das pessoas, por sua vez, pode ser realizada por meio de uma entrevista detalhada e com diferentes tipos e níveis de perguntas.

2 - Definir a coleta de dados

3 – Fazer relatórios e analisar dados

Se um fabricante de aquecedor rinnai 23 litros dedicou uma parte do seu tempo para fazer a pesquisa, não pode negligenciar a etapa de análise de dados e elaboração de relatórios.

Elas são fundamentais para o sucesso da pesquisa, pois filtrou todas as informações e agora elas serão transformadas em ideias valiosas para melhorar as estratégias internas.

Para facilitar ainda mais esse trabalho, uma dica é usar uma boa ferramenta que ajude a fazer a gestão do negócio.

4 – Escolher um tipo de pesquisa

Como mostramos ao longo deste conteúdo, existem diferentes tipos de pesquisa, e é fundamental escolher aquela que mais atende às necessidades da empresa no momento.

Ou seja, um fabricante de púlpito em acrílico cristal deve considerar seu objetivo na hora de escolher o tipo de pesquisa que vai realizar.

Logo, se a pesquisa escolhida foi a de hábitos de consumo, então talvez a organização esteja interessada em entender se há espaço para o lançamento de um novo produto.

Uma pesquisa de satisfação dos colaboradores, por outro lado, ajuda a compreender se vale a pena um mudar o plano de saúde dos funcionários, se o valor do vale alimentação é suficiente, e assim por diante.

5 – Selecionar um canal

Também é necessário escolher em qual canal a pesquisa será realizada, posto que nem sempre é possível fazer pessoalmente ou talvez esse formato não seja a melhor opção.

Assim, uma autoescola especializada em habilitação de caminhão pode fazer a pesquisa pessoalmente, porém, uma plataforma e-commerce não tem essa mesma facilidade.

Assim sendo, é fundamental escolher as plataformas que serão usadas para distribuir a pesquisa, o que pode ser pelas redes sociais, no site da empresa, por telefone, dentre outras possibilidades.

Considerações finais

Entender o mercado do seu negócio é fundamental para oferecer as melhores soluções aos consumidores, garantir o sucesso das estratégias e investir em práticas compatíveis com as necessidades do público.

Em outras palavras, são metodologias que melhoram o negócio continuamente para que ele seja plenamente capaz de alcançar um bom espaço em seu mercado e seja capaz de transmitir seu valor para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como a área da logística pode impactar nos resultados de uma empresa

Como a área da logística pode impactar nos resultados de uma empresa?

Os benefícios da massoterapia

Os benefícios da massoterapia