in , , , ,

Como aprender SEO e ter resultado

Como aprender SEO e ter resultado

Como aprender SEO e ter resultado

Search Engine Optimization (SEO) é a arte e a ciência de fazer com que seu site e conteúdo apareçam na primeira página do Google. Não só é um trabalho lucrativo por si só, mas é uma habilidade que todo profissional de marketing deve ter.

1. Comprometa-se com o estudo e pesquisa

Qualquer estudo requer comprometimento. Um ditado antigo diz que “ninguém ensina a quem não quer aprender”. 

Portanto, acima de tudo é necessário desprendimento, vontade e comprometimento. Esses são os três ingredientes principais para tirar você de onde está e levá-lo para lugares mais altos. 

2. Compreenda o objetivo do SEO

Seguir a regra sem entender o princípio dela é algo completamente ineficiente em todas as áreas. No SEO isso pode ser ainda mais prejudicial.

Se você não compreende primeiramente o contexto dele e o porquê de estar fazendo, será difícil obter resultados reais. 

As empresas têm objetivos de marketing diferentes, mas cada empresa compartilha o desejo de aumentar a receita – e esse é o objetivo geral do SEO .

Melhorar seu site com SEO permite que você se classifique no topo das páginas de resultados de pesquisas (SERPs), gerando tráfego que gera receita.

Antes que isso aconteça completamente, você precisa entender o funcionamento interno dos mecanismos de pesquisa.

O Google e outros motores de busca líderes têm “spiders” ou “bots” que rastreiam a Internet para encontrar, indexar e classificar sites.

Quando alguém entra em uma pesquisa, os mecanismos de pesquisa fornecem uma lista de sites com conteúdo relevante.

Os motores de busca precisam encontrar o seu site, portanto, essa deve ser a sua primeira prioridade. Você pode pedir ao Google para indexar sua URL com a Ferramenta de Inspeção de URL e o Bing por meio das Ferramentas do Bing para webmasters.

3. Saiba dominar a busca as palavras-chave 

O ponto mais forte é o uso da palavra-chave. É nela que consiste o início e o fim de uma estratégia SEO bem sucedida. Portanto, dominar a busca através dela é fundamental. 

Existem diferentes tipos de palavras-chave e as mais importantes de se conhecer quando está aprendendo são:

Palavras-chave curtas: São termos de uma só palavra, sendo mais abrangentes e gerais. Por exemplo, “camisa”.

Quando pesquisada, ela apresenta inúmeros resultados na SERP, que podem ou não corresponder à intenção de busca do usuário.  

Palavras-chave de cauda longa: são termos compostos por duas ou mais palavras. Elas são mais precisas e afunilam mais a pesquisa. Por exemplo, “camisa de manga longa para surfistas”.

Essa palavra, quando pesquisada, gera resultados bastante específicos e reduz a competitividade, facilitando o rankeamento. 

4. Acompanhe as referências do seu nicho

Conhecer seu nicho e os seus concorrentes dentro dele também são de suma importância.

Você precisa compreender o comportamento dele e “imitá-lo”. Não se trata de copiar o que a concorrência faz, mas aprender com suas estratégias.

Portanto, você deve usar como referência os sites ou empresas que são do mesmo segmento que você.

Ou seja, se você vende brinquedos, precisa estar de olho em seus maiores concorrentes, como a Rihappy, para compreender seus comportamentos, avaliar seus resultados e colocar em prática no seu site também.

4. Acompanhe as referências do seu nicho

5. Saiba a diferença entre SEO On page e SEO Off page 

Esses dois conjuntos de estratégias são bastante diferentes, ainda que busquem um resultado em comum e tenham nomes parecidos. 

SEO on-page (também conhecido como SEO “on-site”) é o ato de otimizar diferentes partes do seu site que afetam as classificações do seu mecanismo de pesquisa. 

Onde seu site aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa é determinado por uma série de fatores de classificação, incluindo acessibilidade do site, velocidade da página, conteúdo otimizado, palavras-chave, tags de título, etc. 

São coisas que você controla e pode alterar em seu próprio site. 

O SEO off-page se concentra em aumentar a autoridade de seu domínio por meio do ato de obter links de outros sites.

Uma boa analogia de como a autoridade funciona é esta. Se você tiver uma banheira com patinhos de borracha (os patos são suas páginas) e começar a encher a banheira com água (links), seus patinhos vão subir até o topo.

É assim que um site como a Wikipedia se classifica em praticamente tudo que existe. Tem tanta água na banheira que, se você jogar outro pato de borracha nela, ela vai flutuar até o topo sem nenhum esforço.

Existe uma pontuação chamada “ Autoridade de Domínio ” que calcula a autoridade do seu site em comparação com outros sites. Você pode digitar seu nome de domínio aqui para ver sua pontuação.

6. Aprenda a identificar sinais do público alvo 

É necessário acompanhar seu público alvo e conhecer seu comportamento dentro de seu site. Dessa forma fica fácil saber quais páginas otimizar e como trabalhar o SEO para entregar bons resultados. 

Criar um conteúdo incrível não é suficiente para gerar tráfego nos motores de busca e obter uma classificação elevada para as palavras-chave alvo.

É importante entender o conteúdo do usuário e usá-lo para melhorar seu SEO. Como o Ahrefs apontou num estudo , 91% do conteúdo online recebe tráfego zero do Google.

Para fazer isso, você precisa criar o conteúdo certo que ressoe com seu público-alvo, utilizá-lo para relevância e publicá-lo onde quiser.

Já vimos algumas das vantagens que ele pode oferecer usando o gráfico de conhecimento, caixas de resposta, pacotes locais e outros resultados de pesquisa diferentes para palavras-chave de correspondência ampla.

Se você não otimizar seu conteúdo para a intenção do usuário, ele pode ser desvalorizado. 

Certifique-se de entender melhor a intenção das palavras-chave alvo, execute a análise SERP dessas palavras-chave, descubra que tipo de conteúdo está bem classificado, pesquise palavras-chave semanticamente relacionadas, responda a todas as perguntas que os usuários possam ter e otimize o conteúdo para esses termos.

7. Saiba que um conteúdo de qualidade é importante 

A criação de conteúdo de qualidade deve ser a base do seu site e de sua estrutura. É a melhor maneira de garantir que você esteja usando estrategicamente palavras-chave relevantes em todo o conteúdo. 

Conteúdo de qualidade ajuda a atrair o público certo para o seu site, engajá-lo e trabalhar para fazer com que o usuário execute uma ação em seu site. Se o usuário achar o conteúdo valioso, é mais provável que ele compartilhe. 

A criação de conteúdo valioso não só beneficia o usuário que o lê, mas também a classificação de pesquisa do seu site.

O Google usa a qualidade do conteúdo e os links dentro do conteúdo para estabelecer classificações de páginas nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Conteúdo de qualidade pode ser usado estrategicamente para gerar altas taxas de cliques (CTR) e backlinks. Quanto mais usuários visitarem seu site e clicarem em seu conteúdo, melhor. 

O Google perceberá isso e melhorará a classificação de seus sites, pois será considerado relevante para o que os usuários estão procurando.

7. Saiba que um conteúdo de qualidade é importante 

Em linha com isso, o conteúdo projetado para responder, ajudar ou informar os usuários também é benéfico para backlinking. 

O que novamente melhora o desempenho geral de seus sites nas SERP’s. A criação de links para sites externos pode realmente ajudar o usuário a ter uma ideia melhor do tópico que você está cobrindo.

Para que seu conteúdo seja eficaz e obtenha os resultados exigidos, as pessoas precisam ser capazes de encontrá-lo.

O conteúdo simplesmente não pode ser encontrado sem um bom SEO, que inclui o uso de palavras-chave, links internos e externos, texto alternativo e muito mais. Então, quais são exatamente os benefícios:

  • O conteúdo pode ser encontrado facilmente
  • Boas posições de classificação
  • Melhor pontuação do site
  • Melhor usabilidade do site
  • Experiência do usuário aprimorada
  • Alcançando o público-alvo certo

8. Faça um curso de SEO, se quiser.

Quer você esteja administrando uma empresa ou seja um criador de conteúdo, mais visitantes em seu site geralmente equivalem a mais dinheiro, seja por meio de oportunidades de negócios, receita de dólares ou novos clientes. 

Sem conhecer as práticas recomendadas de SEO adequadas, tornar-se um site de primeira linha no Google pode ser quase impossível, o que, na era digital, pode ser um grande erro para empresas emergentes que esperam chamar a atenção de novos clientes ou clientes.

Portanto, você deve adquirir conhecimentos, seja por meio de cursos ou de leituras em sites que ensinem SEO gratuitamente.

O conhecimento é de todos e para todos. Pensar assim vai ajudar você a atingir seus objetivos dentro e fora da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 motivos para manter o banco de dados da sua loja atualizado

5 motivos para manter o banco de dados da sua loja atualizado

O que deve ter na mesa de computador para a rotina de trabalho e estudos

O que deve ter na mesa de computador para a rotina de trabalho e estudos?