in , , ,

Como atendimento ao cliente ajuda nos lucros da empresa?

Como atendimento ao cliente ajuda nos lucros da empresa

Se você é empresário e sabe da importância de construir um bom relacionamento com os seus clientes, certamente concorda que é essencial investir em recursos para otimizar e potencializar o atendimento prestado ao consumidor.

Independentemente do segmento em que se atua, o estabelecimento possui uma quantidade de clientes, que pode aumentar gradativamente de acordo com as estratégias do negócio. 

Conquistar novos compradores pode ser uma tarefa relativamente fácil, mas é imprescindível que se tenha uma equipe de atendimento sempre preparada para oferecer as melhores soluções para quem deseja adquirir os produtos da sua empresa. 

Seja um estabelecimento especializado em locação de brinquedo para festa, seja uma loja que venda roupas femininas, é indispensável que se tenha estratégias e disposição para ouvir as necessidades do cliente, de modo a poder supri-las com eficiência. 

Esse tipo de cuidado é, sem dúvida, um ponto determinante para alcançar a confiança do comprador e, com isso, fidelizá-lo à sua marca. 

De fato, um bom atendimento faz total diferença no momento da compra. A abordagem e a simpatia que um funcionário da sua empresa apresenta podem ser elementos determinantes do sucesso de uma venda. 

Por isso, mais do que um mero detalhe dentro do seu estabelecimento, o atendimento ao cliente pode ajudar positivamente nos lucros da empresa. 

Para saber mais sobre esse assunto, de modo a trabalhar e investir em treinamento e recursos, siga na leitura deste conteúdo e entenda o que pode ser feito para otimizar esse pilar fundamental de qualquer tipo de negócio. 

Atendimento ao cliente: a importância da comunicação

Não é difícil perceber que um bom vendedor pode ser o diferencial de uma marca. Se um cliente busca soluções para aluguel de máquina de café expresso, ele vai esperar que aquele representante tenha um equipamento que possa atender a sua demanda. 

Mas para que esse processo ocorra de modo prático e eficaz, algumas etapas devem ser percorridas no atendimento, de maneira que aquele relacionamento com o consumidor possa ser concluído da melhor maneira possível. 

Para tanto, é possível dizer que os principais pontos de um bom atendimento passam por:

  • Entender o cliente;
  • Selecionar meios para ajudá-lo;
  • Apresentar as opções;
  • Resolver a necessidade que ele possui.

Atendimento ao cliente a importância da comunicação

Quando um comprador vem até o seu estabelecimento, ele está em busca de uma solução para a necessidade que ele apresenta. 

Nesse sentido, o primeiro passo para um atendimento de sucesso é entender o que o cliente quer. 

Depois de entender o seu consumidor, é preciso pensar e selecionar os meios oferecidos pela sua empresa e que possam ser úteis para aquele caso. 

Com isso, apresentam-se diferentes alternativas. Uma família que busca por buffet a domicílio infantil, por exemplo, precisará conhecer os planos que a empresa comercializa e, havendo necessidade, deve-se considerar a opção de personalizar um pacote para ela. 

Afinal, garantir que o cliente tenha exatamente aquilo o que ele procura é fundamental para o sucesso de um estabelecimento. Por isso, oferecer a melhor opção para o comprador é a melhor maneira de conquistar a preferência dele e fidelizá-lo.

Tudo isso é importante, mas não seria possível sem um elemento crucial: a comunicação. É por meio dela que o vendedor entende o cliente e vice-versa. 

Por isso, ter uma equipe bem treinada, que tenha técnicas de atendimento desenvolvidas para prestar a melhor assistência ao cliente, é um dos melhores investimentos que uma marca pode ter em relação ao seu público.

Nesse sentido, ter colaboradores que saibam falar bem, sejam articulados e possam sanar as dúvidas que um aluno tenha a respeito de aulas de percussão, é fundamental para o processo. 

Para melhorar constantemente a comunicação da sua empresa, é indispensável promover cursos para a equipe, potencializar os treinamentos, fazer dinâmicas onde se possa identificar as dificuldades de comunicação e, com isso, resolvê-las.

Utilizar exemplos de bons atendimentos, elaborar respostas completas para envio por chat ou e-mail marketing e desenvolver a capacidade de ouvir o que o comprador tem a dizer, são outros exemplos práticos de como potencializar a comunicação do seu negócio.

Dessa forma, o relacionamento com o público pode ser cada dia mais eficiente e promover a satisfação de quem compra no seu estabelecimento.

É possível reverter um atendimento ruim?

Mesmo que se invista bastante em capacitação e treinamento para o seu time de vendas e atendimento, nem sempre é possível evitar situações ruins, onde o cliente se sente ofendido ou lesado. 

Sem dúvidas, um dos principais questionamentos nesse aspecto é se há alguma maneira de reverter um caso desses. 

Algumas sugestões podem ser aplicadas, com o intuito de tentar reverter esse desconforto: 

1. Passar o caso para os gestores

Se depois de um atendimento, o cliente se sentiu insultado, a sua equipe pode transferir o caso de um determinado comprador para a gerência, indicando que ele será analisado por outro setor da empresa. 

Com isso, a situação ganha um novo fôlego, o que pode trazer maior tranquilidade para o comprador.

2. Oferecer outras soluções

Pode ser que o cliente tenha contratado um determinado serviço do seu estabelecimento, mas a solução não tenha sido suficiente para ele. 

Mesmo que o erro tenha sido cometido pelo próprio consumidor, mostrar-se disposto a solucionar a questão pode ser uma forma de conquistar a preferência daquele cliente.

Um exemplo disso pode ser o de um inquilino que buscava pelo serviço de entrega de documentos convencional, mas tinha urgência de que o conteúdo chegasse no destinatário. Ao perceber que o prazo seria maior, ele pode ter se sentido prejudicado. 

Se, ao entrar em contato com sua empresa a sua equipe de atendimento prontamente oferecer a troca do que havia sido contratado pelo serviço de motoboy express, provavelmente o problema do cliente foi solucionado.

Por isso, é essencial investir no oferecimento de outras possibilidades, que venham a suprir a demanda que ele apresentou, conquistando a satisfação do cliente com a sua empresa. 

3. Disponibilizar uma recompensa

Garantir o contentamento do consumidor não é uma ciência exata. Sendo assim, outra possibilidade para que uma empresa de motoboy, por exemplo, possa ter maior sucesso em reverter um cliente insatisfeito é disponibilizar uma “recompensa”.

Há várias formas de se oferecer esse tipo de recurso: é possível disponibilizar um voucher para novas compras, um crédito para contratação de outros serviços ou realizar o envio de um pequeno presente para o comprador. 

Dessa forma, a empresa se mostra preocupada com a opinião do público, o que faz com que o cliente admire a marca por se sentir reconhecido por ela.

Como ser mais receptivo?

É comum ouvirmos que a primeira impressão fica, não é mesmo? Nesse sentido, a receptividade oferecida aos clientes pode ser um fator determinante. É essencial trabalhar bem este elemento para ter maior sucesso no dia a dia do seu estabelecimento. 

Um paciente que está buscando por um endocrinologista para emagrecer e agenda uma consulta, certamente espera sem bem recebido ao chegar no consultório.

Isso inclui ter uma equipe sorridente, que se comunique com o tom de voz adequado e seja prestativa, oferecendo comodidade durante a visita do cliente. 

Além disso, é fundamental transmitir confiança, mostrando que o serviço prestado ali possui qualidade e comprometimento com a satisfação do consumidor. 

A receptividade deve estar presente tanto no primeiro contato do comprador com a marca, quanto em situações de pós-venda ou de reclamações, mostrando que o diferencial do seu estabelecimento é justamente proporcionar as melhores experiências para o público.

Como ser mais receptivo

A relevância do feedback dos clientes

O bom atendimento prestado ao cliente pode ser responsável por uma série de benefícios, que vão desde o aumento dos lucros do estabelecimento, até a conquista da preferência dele pela sua empresa. 

De fato, quando um interessado em aluguel de espaço comercial procura a sua imobiliária, ele espera que ela entenda o que ele precisa, ofereça as melhores opções e esteja sempre receptiva ao que ele tem a dizer. 

Justamente por isso, é essencial lembrar da importância do feedback do cliente para um estabelecimento. 

Afinal, é por ele que se torna possível perceber possíveis falhas nos processos de atendimento, que precisam ser melhoradas. 

Além disso, há também um elemento indispensável em ouvir o que um consumidor quer dizer: uma sugestão pode fazer com que a marca desenvolva novos produtos ou serviços, ampliando o portfólio e aperfeiçoando o seu atendimento. 

Por isso, investir no relacionamento com o comprador é uma das melhores ações que uma empresa pode ter, garantindo não apenas que os seus clientes mantenham a confiança no estabelecimento, mas também que indiquem o negócio para outras pessoas. 

Dessa forma, mais do que aumentar os lucros, a companhia desfrutará do aumento do seu número de clientes, da sua autoridade no mercado e do destaque da marca entre os seus principais concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como a metrologia industrial interfere no nosso cotidiano

Como a metrologia industrial interfere no nosso cotidiano?

Como Hobbies podem se tornar lucrativos

Como Hobbies podem se tornar lucrativos?