in , ,

Como criar um blog para postar textos?

Como criar um blog para postar textos

Talvez você esteja pensando em criar um blog para colocar seus textos. Mas a pergunta que fica é como criar um blog para postar textos?

Você quer compartilhar com outros leitores seu gosto pela literatura, falar sobre seus autores favoritos, recomendar aquele livro que você tanto gostou…

E é fantástico, porque além de se divertir e conhecer novas pessoas, você estará fazendo a sua parte para promover a leitura e a disseminação da cultura.

Mas antes de começar, você precisa saber como criar um blog para postar textos.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como criar um blog para postar textos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como criar um blog para postar textos? 9 dicas que vão te ajudar!

1. Procure um bom nome

O nome é como uma carta de apresentação e deve ser usado para que o leitor saiba apenas lendo do que se trata a página.

Você pode achar muito óbvio usar as palavras “livros”, “ler” ou “leitura” no título do seu blog, mas é necessário. Não só porque orienta o leitor, mas também porque o ajudará com o posicionamento.

Antes de criar um blog para postar seus textos, aproveite e pense em um subtítulo que defina ainda melhor do que o nome do que se trata o blog. Por exemplo, “Meus textos românticos” se você planeja se especializar em um gênero específico.

2. Cuide do design

Como quase sempre, menos é mais. Ao criar um blog para postar seus textos, procure um design claro, onde seja fácil distinguir as diferentes seções do blog.

Não o sobrecarregue com banners, publicidade e imagens.

Crie uma estrutura simples e lógica.

Por exemplo, um menu com as últimas resenhas, outro para outros conteúdos, como entrevistas com escritores, concursos ou notícias.

Em suma, certifique-se de que é fácil navegar entre as diferentes seções.

3. Escreva bem

Esse conselho nem deveria estar aqui, mas infelizmente é comum encontrar muitos textos na Internet atormentados por erros ortográficos.

Claro, alguns erros de digitação sempre entram sorrateiramente, mas você tem que tomar o máximo de cuidado com sua ortografia e gramática.

Podendo tambem fazer um curso de digitação online grátis para lhe ajudar com a ortografia

3. Escreva bem

Se você lê e gosta de livros, cuide desse aspecto do seu blog. Seus leitores vão te agradecer.

Se você precisar de uma revisão, contrate uma pessoa para isso.

4. Escreva bons artigos

Escrever bons artigos é uma arte.

Felizmente, é melhorado com a prática. Então, se você tiver um blog e atualizá-lo com frequência, melhorará quase sem perceber.

Mas lembre-se, um artigo não é apenas uma opinião. Você deve fornecer informações úteis sobre o assunto e coletar os aspectos mais relevantes sobre o tema em questão.

5. Inclua mais do que avaliações

Seus leitores regulares agradecerão pela variedade. E ampliar o foco ajudará você a atrair mais visitas ao seu blog.

Portanto, publique mais do que apenas suas opiniões.

Você pode incluir entrevistas com autores e editores ou uma seção com suas opiniões sobre os tópicos que você acha interessantes relacionados à leitura.

Existem milhares de tópicos para você explorar.

6. Inclua novos recursos

Centenas de livros são publicados todos os dias.

Você pode dedicar uma seção para coletar as notícias que achar mais interessantes. Seus leitores vão adorar, porque você vai mantê-los a par do panorama editorial do momento.

Você não precisa escrever uma resenha de todas as notícias (seria impossível), mas pode fornecer os dados do livro e o link para a editora que o publica.

7. Configure um mecanismo de busca

É básico.

Ter um mecanismo de busca torna mais fácil para um leitor encontrar o que está procurando em seu blog.

No começo, pode parecer supérfluo, no total, você tem dez artigos publicados. Mas com o tempo, você verá que os leitores o usam sem parar.

Relacionado a isso, ao criar um blog, não se esqueça de manter a ordem. Crie categorias e tags para agrupar os artigos e torná-los acessíveis a partir de um menu ou da barra lateral.

Isso permitirá que seus leitores tenham uma ideia rápida do que você publicou e possam navegar facilmente por suas categorias favoritas.

8. Faça contatos

Tenha um e-mail no qual você possa ser contatado bem visível em seu blog. Dessa forma, qualquer pessoa interessada em colaborar com você poderá entrar em contato com você facilmente.

Mas não espere que novos contatos escrevam para você: vá procurá-los.

8. Faça contatos

Passe por outros blogs literários, visite as redes sociais e deixe comentários. Pense se há alguma maneira de você e o outro blogueiro colaborarem. Se houver um, proponha-o.

Um blog é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas com suas mesmas preocupações e uma fonte inesgotável de oportunidades interessantes.

De fato, se você quiser ter visitas em seu blog constantemente, precisa de backlinks. Nesse caso, comprar backlinks é uma forma simples e rápida de conseguir resultados.

9. Atualize

Administrar um blog é um grande trabalho. Você tem que ler, escrever resenhas, manter-se atualizado com as notícias do mundo editorial, responder a comentários, gerenciar e-mails, etc.

Mas se você decidiu dar o passo, não abandone a primeira mudança.

Crie um calendário editorial e cumpra a frequência de publicações que você marca nele.

Você não precisa publicar todos os dias, pode ser uma vez por semana. Mas se você concordar em publicar às terças-feiras, deve haver um novo artigo sua na rede todas as terças-feiras.

A euforia do início pode levá-lo a atualizar o blog diariamente por várias semanas para, após esse tempo, perceber que você não tem mais nada a dizer.

Dose suas energias. Vá com calma e tenha paciência para ver os resultados. Eles vão chegar!

Se você seguir essas dicas, tenho certeza de que seu blog será um sucesso, ainda mais se fizer um curso de digitação online grátis para ajudar na sua escrita. 

Considerações finais

Gostou de saber mais sobre como criar um blog para postar textos?

Então não deixe de acompanhar o curso de digitação grátis e os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 características de um bom empreendedor!

6 características de um bom empreendedor!

3 dicas para um bom plano de negócios

3 dicas para um bom plano de negócios