in

Como criar uma conta no Google?

Como criar uma conta no Google

Falar em público pode ser muito difícil para muitas pessoas, mas é um desafio muito maior do que criar uma conta no Google.

Essa plataforma é o maior site de buscas do mundo, sendo importante mencionar que o Google praticamente tornou-se uma necessidade no dia a dia de pessoas e empresas, muito por conta de suas ferramentas e facilidades que ele oferece.

Ter uma conta no Google, hoje em dia, é essencial para realizar diversas tarefas na internet, afinal, por meio dela é possível compartilhar documentos, divulgar um produto ou serviço, enviar e receber e-mails, entre outros.

Por se tratar de uma plataforma confiável e uma das mais usadas no mundo todo, uma conta no Google pode ser uma mão na roda na rotina de muitos usuários, o que tem levado milhares de pessoas a criarem seu cadastro.

Mesmo sendo muito popular, alguns usuários ainda não compreenderam sua importância e, por isso, não possuem uma conta. Por isso, é natural que elas sintam dificuldades em alguns momentos, principalmente durante o tempo em que utilizam a internet.

Pensando nisso, neste artigo, vamos contar um pouco a história do Google, mostrar suas funcionalidades, ferramentas, benefícios, tipos de conta que a plataforma possui e um passo a passo de como criá-la. Acompanhe!

Como surgiu o Google?

É difícil imaginar como seria a nossa vida sem o Google. Para se ter uma ideia de sua importância, teríamos de recorrer a diferentes sites e ferramentas para ter acesso a funcionalidades como mapas, e-mails e variados tipos de pesquisas.

O Google foi fundado em 4 de setembro de 1998, por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Juntos, eles desenvolveram uma tese sobre ferramentas de busca, que resultou em um protótipo do que conhecemos hoje, na época chamado de BackRub.

De início, o BackRub foi hospedado no site da própria universidade, que até meados de 1996, já tinha cerca de 75 milhões de sites cadastrados.

Com o passar do tempo, os dois estudantes foram aprimorando o buscador, até se tornar a grande ferramenta que conhecemos hoje.

Funcionalidades do Google

O Google possui diversas funcionalidades, desde encontrar tudo o que você precisa saber sobre bloco personalizado 10×15 nos mecanismos de buscas, até jogos online.

O buscador é a sua funcionalidade mais utilizada, movimentando milhões de dados em todo o mundo. Além disso, essa função tornou-se a porta de entrada para os outros serviços que ele oferece.

Por meio do buscador, o usuário consegue obter informações precisas a respeito de sua pesquisa, tais como:

  • Google Imagens;
  • Google Shopping;
  • Google Notícias;
  • Google Livros;
  • Google Acadêmico;
  • Entre muitos outros.

Para usá-lo, basta abrir a página do Google e digitar a palavra. Os serviços de e-mail oferecidos pelo Google, mais conhecido como Gmail, revolucionaram essa prática em nosso dia a dia. Para usá-lo, basta criar uma conta no próprio Google.

Antigamente, as opções disponíveis eram lentas e tinham pouco espaço, o que desfavorecia uma comunicação rápida, comparada com a que temos hoje.

Nos dias de hoje, se precisamos falar com uma fabricante de envelopes pequenos, por exemplo, podemos fazer isso através do Gmail, iniciando uma conversa instantânea, de maneira fluida e organizada.

Outra funcionalidade do buscador é o Google Chrome, que veio para substituir outros navegadores como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.

Funcionalidades do Google

Hoje em dia, este é o navegador mais usado em todo o mundo, sendo muito fácil de instalar e manusear, perfeito para as necessidades do dia a dia. Para usá-lo, é necessário baixar o navegador e instalá-lo.

O Google Maps, por sua vez, é sem dúvidas uma das funcionalidades mais famosas e usadas pelos usuários. Por meio dele, é possível traçar rotas, medir distâncias e até se informar sobre itinerários de ônibus.

Ele oferece visualizações por satélite e também por imagens, além do Street View, funcionalidade que permite ao usuário visualizar a imagem das ruas.

Por exemplo, se ele precisa se dirigir até uma fabricante de porta papel de acrílico, pode visualizar o prédio da empresa com antecedência e não se confundir.

O Maps também oferece informações sobre pontos comerciais, como horário de funcionamento de determinado estabelecimento. Para usufruir dessa funcionalidade, basta digitar o endereço procurado e escolher as funções que deseja, como rotas, ônibus etc.

Serviços que antes eram exclusividade dos desktops agora podem ser usados na web, como o Google Docs e Sheets, que permite criar, editar e compartilhar documentos em formato Word e Planilhas, respectivamente.

Esses são apenas algumas das muitas funcionalidades do Google, mas independentemente de qual você use, ter uma conta sempre traz muitos benefícios, conforme vamos apresentar a seguir.

Benefícios de ter uma conta no Google

Ter uma conta no Google é sinônimo de ter acesso à diversos serviços essenciais e gratuitos, como o e-mail, serviços de anúncio e muitos outros que mencionamos anteriormente.

Além disso, usar as ferramentas dessa conta ajuda a promover um site, o que organiza melhor a web. Por isso, se alguém pesquisa por buffet de festas de 15 anos, ele traz os resultados de maneira coerente e de acordo com a solicitação.

Ao fazer pesquisas com a conta ativa, o próprio buscador vai oferecer outros resultados que possam ser compatíveis com as suas necessidades nas próximas pesquisas, inclusive, podendo fornecer resultados de vídeos do YouTube.

Os usuários do Google têm acesso a um e-mail prático e simples, de fácil carregamento, ideal para acesso mobile e que garante um bom espaço de armazenamento, sem alto consumo de dados.

Tipos de conta

Esses e outros benefícios estão presentes nos diversos tipos de conta do Google, tais como:

Conta pessoal – acesso a produtos e serviços do Google, como Gmail, Google Drive, Agenda, Fotos, etc.

Conta G Suite – indicada para organizações, como uma escola particular integral, com acesso a produtos e serviços que colaboram com os processos de trabalho.

Cloud Identity – gerenciada pelo administrador do domínio da organização, não dando acesso a produtos pagos do G Suite, como Gmail, Google Agenda e Drive.

Google Play – para organizações que desejam configurar o Android, mas não têm contas do Google gerenciadas e nem do G Suite. Essa opção também não dá acesso a produtos pagos do Google.

Passo a passo para criar uma conta Google

O primeiro passo para criar a conta é escolhendo um tipo, que o é pessoal ou para empresas.

Se for uma conta empresarial, é necessário personalizá-la, uma vez que isso também ajuda a configurar o Google Meu Negócio.

Da mesma forma, em qualquer caso – tanto para uma conta pessoal quanto para uma empresa de controle de acesso externo -, é preciso fornecer alguns dados pessoais para proteger a conta e facilitar o uso dos serviços.

Não é necessário usar a conta do Gmail para criar uma conta Google, ou seja, é possível usar um e-mail de outro site.

Depois, é só acessar a página de login do Google, clicar em “Criar Conta”, inserir seu nome, digitar o nome de usuário no respectivo campo, criar e confirmar senha, adicionar um número de telefone (opcional) e, em seguida, ir para a próxima página.

Passo a passo para criar uma conta Google

Para usar um endereço de e-mail existente, basta acessar a página de login de conta do Google, clicar em “Criar Conta”, inserir o nome e, em seguida, clicar em “Usar meu endereço de e-mail atual” e escrever corretamente o endereço de e-mail que vai ser usado.

Depois, aperte o botão de “Próxima”, verifique o e-mail cadastrado com o código enviado e clique em “Verificar”.

A segunda etapa consiste em proteger a conta com informações de recuperação. Isso é importante em casos de esquecimento de senha ou se outra pessoa acessar a conta sem permissão.

Os dados de recuperação inseridos vão ajudar o usuário a recuperar sua conta sem maiores problemas. Para isso existem duas opções: cadastrar telefone ou cadastrar um e-mail de recuperação.

O usuário, que pode ser tanto uma pessoa quanto uma gráfica rápida banner, deve escolher a melhor opção e inserir nos campos as informações solicitadas.

Conclusão

A internet é, hoje, o ambiente mais importante na vida das pessoas para muitas necessidades. Dentre elas estão a comunicação, o trabalho, compras, pagamentos de conta, entre outras. 

Ou seja, nós usamos a internet para as mais diversas atividades, principalmente para nos manter informados.

Esse é um dos objetivos do Google, servir com uma fonte segura e confiável de informações, levando até eles os melhores sites com informações sobre aulas práticas para habilitados ou qualquer outra dúvida.

Por ter essa confiabilidade e deixar seus usuários seguros, o Google criou uma série de ferramentas e funcionalidades que podem ser usufruídas, principalmente, por aqueles que estejam cadastrados na plataforma.

Mais do que usar um endereço de e-mail poderoso e superior aos demais, os usuários do Google têm acesso a diferentes funções, como as que mencionamos no decorrer deste artigo, como o Google Drive.

Com essa aplicação, é possível armazenar uma grande quantidade de documentos na nuvem, suspendendo padrões antigos de armazenagem, como pen drives, sendo muito mais seguro para quem usa e sem riscos de perda.

Por isso, empresas e pessoas criam suas contas a fim de ter acesso a todas as facilidades que esse buscador único tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Coleta seletiva Importância e vantagens

Coleta seletiva: Importância e vantagens

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet