in , , , ,

Como desenvolver um plano de negócios eficiente?

Como desenvolver um plano de negócios eficiente

A criação de empresas depende não só da boa vontade dos empreendedores, mas também de um plano de negócios detalhado, com capacidade para mostrar os riscos, os possíveis cenários e as perspectivas do mercado.

Afinal de contas, errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. 

Por esse motivo, o plano de negócios é considerado o primeiro passo na criação de uma empresa, ou até mesmo para a introdução de inovações, mudanças e outras ações. 

Tanto que, atualmente, existem cursos online que capacitam o empreendedor interessado em dar os primeiros passos para a elaboração de um plano de negócios.

No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas de como desenvolver um plano de negócios eficiente e conquistar ótimos resultados com o seu empreendimento.

O empreendedorismo no Brasil

A criação de novos empreendimentos tornou-se uma das maneiras de driblar as constantes crises enfrentadas no Brasil e uma oportunidade para investir em negócios diferenciados no mercado. 

De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores brasileiros chega a quase 52 milhões.

Nesse contexto, não se pode ignorar o crescimento dos microempreendedores individuais (MEI). Em março de 2019, o número de cadastros no Portal do Empreendedor, do Governo Federal, ultrapassou mais de 8 milhões.

Ou seja, já não é incomum encontrar um professor autônomo de musicalização infantil que atua como MEI. Entre os principais micro empreendimentos de baixo custo no Brasil, destacam-se:

  • Vendedores;
  • Manicures;
  • Cabeleireiros;
  • Animadores de festa;
  • Confeiteiros.

Em fevereiro de 2019, os microempreendedores e os pequenos negócios foram os grandes responsáveis pela movimentação da economia no Brasil. 

Cerca de 70% das vagas abertas no mercado foram proporcionadas pelas microempresas.

Hoje em dia, muitos restaurantes, por exemplo, fecham contratos para entrega via motoboy, oferecendo ótimas oportunidades de emprego para pessoas estão desempregadas ou que buscam uma renda extra.

A taxa de empreendedorismo brasileira é a maior entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A China ocupa o segundo lugar.

O empreendedorismo no Brasil

Mas para quê serve um plano de negócios?

Diante desse cenário próspero do empreendedorismo no Brasil, é necessário ter um planejamento adequado, para que as empresas possam sobreviver aos primeiros anos do mercado – que costumam ser os mais difíceis.

Nesse sentido, o plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato das condições econômicas do empreendimento e das perspectivas para o futuro. 

É por meio desse documento que se tem informações detalhadas sobre o segmento, produtos ou serviços, clientes, concorrentes e fornecedores.

Além disso, é possível visualizar os pontos fortes e fracos do negócio, algo que contribui para identificar se a sua ideia é viável.

Por exemplo, a criação de um serviço de disk entulho depende da avaliação das condições do mercado e, fora isso, é preciso encarar quais serão as dificuldades, os objetivos do seu negócio e, desse modo, diminuir os riscos e incertezas.

Assim, embora o plano de negócios não seja obrigatório para a abertura das empresas, ele é fortemente recomendado para todo e qualquer empreendimento como forma de ter um planejamento mais assertivo e, com isso, alcançar o sucesso.

5 dicas para elaborar o plano de negócios da sua empresa

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo um novo empreendimento quanto para quem deseja ampliar a empresa, seja com inovações, mudanças nos métodos de trabalho ou oferecimento de novos produtos/serviços.

É importante salientar que o plano de negócios não elimina os riscos, mas previne a ocorrência de erros pela falta de análise e projeções de cenários, o que enfraquece as incertezas e ajuda os empreendedores a seguirem com seus objetivos.

Além disso, o plano de negócios é uma forma de facilitar a comunicação entre sócios, investidores, fornecedores e clientes.

Afinal de contas, se a ideia é abrir uma empresa de paisagismo de jardim e é necessário ter ajuda de mais uma pessoa, os objetivos devem estar alinhados entre todos os envolvidos.

Além disso, é preciso avaliar se o mercado tem essa demanda e qual é o público-alvo potencialmente interessado no seu negócio.

Abaixo, confira algumas dicas para elaborar um plano de negócios eficiente, claro e completo para a sua empresa.

1 – Faça uma análise de mercado

A análise de mercado é uma das etapas mais importantes para a produção do plano de negócios. 

O processo envolve uma pesquisa detalhada sobre os clientes, concorrentes e fornecedores, bem como as características dos produtos ou serviços oferecidos.

Por exemplo, se a intenção é abrir um empreendimento especializado na retirada de entulho de obra, vale a pena descobrir quem são os potenciais consumidores, se há uma grande concorrência na sua localidade e quais as perspectivas de mercado.

Essas informações serão fundamentais para desenhar um retrato do mercado e apontar se a empresa está caminhando na direção correta. 

A partir desses dados, também é possível direcionar as ações de promoção e marketing, para a conquista de clientes logo no início da atuação.

2 – Identifique o público-alvo

Pode parecer meio óbvio, mas a sobrevivência das empresas depende diretamente dos clientes. 

Por esse motivo, é fundamental buscar informações detalhadas sobre quem é o consumidor, onde ele se encontra, se é pessoa física ou jurídica, seus comportamentos e o que ele espera do mercado.

O levantamento dessas informações pode ser feito de maneira simples, com pesquisas de mercado e aplicação de questionários, entrevistas e conversas com a audiência. 

Também recomenda-se verificar a concorrência, ainda mais quando o público-alvo é similar.

O mais importante é conhecer bem o seu produto ou serviço, pois isso ajuda a convencer as pessoas a comprá-lo.

3 – Desenvolva um planejamento de marketing

Já parou para imaginar que a simples confecção de uma sacola supermercado envolve um planejamento de marketing?

A impressão de logotipos e do nome do estabelecimento é uma prática de marketing, tendo como propósito criar uma identificação natural da empresa para os clientes, algo que aumenta o reconhecimento da marca a longo prazo.

Por esse motivo, é indispensável descrever as principais iniciativas e campanhas que devem ser montadas no seu empreendimento, para a geração de brand awareness e para ampliar a divulgação dos produtos ou serviços.

Além disso, o planejamento de marketing também envolve os custos e investimentos necessários. 

Desse modo, os empreendedores podem direcionar seus gastos, conforme os recursos financeiros disponíveis.

4 – Faça o plano operacional e financeiro

Após concluir as etapas de amadurecimento da ideia e dos objetivos do seu negócio, é o momento de verificar como executar o projeto na prática. 

Para isso, os planos operacional e financeiros são indispensáveis, por eles vão orientar os gastos para abertura da empresa.

O plano operacional descreve como o seu empreendimento está estruturado, isto é, a localização, as instalações físicas, a presença de uma cortina blecaute rolo, equipamentos, máquinas e aparelhos necessários.

Nesta etapa, o empreendedor também faz cálculos de estimativas da capacidade produtiva, quantidade de clientes atendidos no mês, além de delimitar as tarefas de cada colaborador.

Já o plano financeiro mostra se o seu negócio é viável economicamente. A partir da descrição dos custos, é possível ter uma noção de quanto é necessário investir para a abertura da empresa.

De um modo geral, o documento deve conter a estimativa de custos inicias, despesas, capital de giro, fluxo de caixas e lucros. 

Por exemplo, se é indispensável ter um moedor de carne industrial na empresa, o custo do equipamento deve estar detalhado no plano financeiro.

Essa parte pode ser uma das mais demoradas e complexas do planejamento, visto que é preciso fazer cálculos estimados e colocar, em detalhes, todas as informações pré-operacionais.

5 – Verifique o seu plano de negócios

Feito todo o planejamento, é possível verificar a viabilidade do seu negócio. 

Muitas vezes, os empreendedores acabam tendo novos insights sobre a empresa durante a elaboração do plano de negócios, verificando processos mais simples e ações de melhor custo-benefício.

No entanto, vale dizer que o seu plano de negócios não é estático, mas ele pode ser atualizado e adaptado, conforme as mudanças do mercado. 

5 dicas para elaborar o plano de negócios da sua empresa

Conclusão

Elaborar um plano de negócios eficiente é uma tarefa árdua e, por esse motivo, nem sempre conseguimos elaborar o documento de primeira. 

Mas é possível encontrar cursos online direcionados para o setor de empreendedorismo, que podem ajudar no desenvolvimento de um plano detalhado e direcionado.

O importante é realizar pesquisas aprofundadas do mercado, identificando o público-alvo e delimitando os objetivos, a fim de concentrar os esforços e otimizar os custos para a abertura ou transformação do empreendimento.

Pense no plano de negócios como um documento capaz de esclarecer quem é a empresa, o que ela faz, como gera valor para o mercado e quais são as perspectivas de lucratividade. Dessa forma, é possível reduzir os riscos e incertezas futuras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://www.docusign.com.br/blog/passo-passo-saiba-como-elaborar-um-plano-de-negocios-eficiente

https://blog.99empresas.com/plano-de-negocios-eficiente/

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-elaborar-o-plano-de-negocios-de-sua-empresa,d7296a2bd9ded410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://www.lafscontabilidade.com.br/blog/empreendedorismo-no-brasil/

https://andrebona.com.br/empreendedorismo-no-brasil-uma-analise-nos-dias-de-hoje/#:~:text=O%20empreendedorismo%20tem%20a%20capacidade,de%20microempreendedores%20em%20territ%C3%B3rio%20nacional.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Algumas curiosidades sobre as operações de empilhadeira

Algumas curiosidades sobre as operações de empilhadeira

Entenda como um curso de porteiro pode te ajudar na recolocação profissional

Entenda como um curso de porteiro pode te ajudar na recolocação profissional