in ,

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet

Como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet

Você sente que a sua carreira estagnou e não sabe o que fazer? Pois, saiba que estudar através da internet não é mais novidade para muitos profissionais que buscam melhorar o currículo. Confira como o ensino à distância contribui na sua carreira! 

Estamos vivenciando um cenário, no qual, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e que as carreiras exigem uma maior qualificação dos profissionais. Hoje não basta apenas ter uma graduação, é preciso fazer cursos de extensão e especialização, além de dominar outro idioma e ter experiência com ferramentas digitais. Pois, todo mundo está cada vez mais capacitado.

No universo profissional há um dilema presente tanto naqueles profissionais que acabaram de entrar no mercado quanto naqueles que já contam com mais de 20 anos de atuação: como evoluir na carreira? 

Seja qual for o objetivo, estudar através da internet para alavancar a carreira tem sido a escolha de muitos profissionais. Os cursos online contribuem para a formação profissional levando mais conhecimento e sendo um diferencial no currículo. 

Assim como os cursos online, outras duas plataformas digitais se tornaram ótimas aliadas na hora de estudar através da internet: os webinars, uma espécie de seminário online que permite interação via chat entre os participantes, e os podcasts, material entregue em forma de áudio que pode ser escutado a qualquer momento.

Vamos ver cada um deles em detalhes e entender como evoluir na sua carreira profissional estudando através da internet, principalmente pensando nas profissões do futuro.

Cursos online

Mais barato e com flexibilidade de tempo e de espaço, os cursos online fazem parte da realidade de muitos profissionais que buscam modernizar o currículo e se encaixar em vagas de emprego mais disputadas. 

Além da disponibilidade das aulas e do contato com o professor, via e-mail ou chat, a maioria dos cursos ainda oferece materiais complementares, que estão inclusos no valor a ser pago. 

Flexibilidade

Nos cursos à distância, é o próprio aluno que gerencia o tempo e o ritmo dos seus estudos sem, é claro, comprometer o aprendizado. 

Além do tempo de estudo, a localização também fica por conta do estudante. Basta um acesso à internet, é possível que o aluno tenha acesso ao curso e a todo o material, de forma ágil e eficiente. 

Flexibilidade

Interatividade

Vídeos, fotos, infográficos, áudios, slides e até fóruns com todos os alunos do curso, ficam à disposição do aluno, que pode acessar sempre que desejar. Essas técnicas de interatividade estimulam a absorção de conhecimento e tornam o processo de aprendizagem mais interessante e completo. 

Oportunidade para desenvolver outras habilidades

Além de dominar novas tecnologias, um curso online pode ser a opção ideal para estimular o estudante a ter mais foco e disciplina, se adapte às novidades, tenha autonomia e lide melhor com as dificuldades. 

Prova só quando você quiser

Diferente da modalidade presencial, nos cursos online é o aluno que escolhe quando realizará as avaliações. De forma natural e sem pressão, obter boas notas se torna muito mais possível do que no outro método de ensino. 

Grande variedade de cursos

Presentes em todas as áreas do mercado de trabalho, os cursos online oferecem autonomia ao disponibilizar uma variedade de temas dentro de uma única profissão. 

Não ficou muito claro? Imagine que você trabalha em uma agência de marketing, para modernizar seu currículo você pode optar por fazer cursos de marketing digital, marketing de conteúdo, marketing offline, entre outros. 

Com diversos curso gratuitos, o Certificado Cursos Online disponibiliza cursos válidos para concursos públicos e provas de títulos, além de serem válidos para comprovar atividades complementares em universidades.

Certificado de conclusão 

É claro que o importante é o quanto de conhecimento foi adquirido durante o curso, mas o certificado serve como uma espécie de credencial e você não só pode como deve usá-lo para divulgar essa conquista na hora de fazer o seu currículo e redes de relacionamentos profissionais, aumentando as chances de conquistar novas oportunidades. 

Webinars

Os webinars, ao vivo ou gravado, são uma ótima forma de se engajar profissionalmente. Eles entregam conteúdos ricos e não apresentam nenhuma burocracia na hora de participar. 

Além do apresentador, muitos seminários online ainda contam com convidados – sempre especialistas em determinado assunto – para enriquecer o encontro. 

Os webinars costumam durar em média de 1h a 1h30 e também disponibilizam materiais complementares. 

Esse tipo de ferramenta serve como uma capacitação online, pois aborda temas atuais sobre diversas áreas de atuação. Como uma espécie de bate-papo, os webinars são descontraídos sem deixar o conhecimento de lado. 

Podcasts

Na academia, no trânsito, em casa, sozinho ou com os amigos, os podcasts podem ser ouvidos em qualquer lugar. 

Baseados no áudio marketing, os podcasts nasceram com a função de educar o público, mesclando conhecimento, criatividade e entretenimento.

Perfeitos para quem tem uma rotina agitada, é possível ouvi-los onde quiser, a qualquer hora do dia. 

Para ouvir um episódio de podcast, basta escolher sua plataforma de áudio preferida (Spotify ou Sound Cloud, por exemplo). Para facilitar ainda mais, é possível baixá-los para ouvir quando não tiver internet ao alcance. 

Além de serem práticos, também são gratuitos. Já imaginou estudar sem precisar pagar por isso? A maioria dos programas são realizados por profissionais especialistas em diversas áreas. 

Dependendo do tema de sua escolha, o podcast pode ter uma dinâmica bem descontraída e trazer a impressão de que você está em uma roda conversando com os amigos. Mas no caso de assuntos mais sérios, os podcasts se parecem muito com programas de rádio.

Podcasts

Dicas para estudar online

Como vimos, há ótimas possibilidades de estudar através da internet e evoluir na sua carreira. Porém, antes de pensar na praticidade e acessibilidade das plataformas, é preciso se atentar ao ritmo de estudos e saber aproveitar os conhecimentos adquiridos nas salas virtuais. 

Para não deixar escapar essa oportunidade de aprender online, confira algumas dicas:

1. Estabeleça um objetivo – No universo digital, há diversas opções do que estudar. Então, trace um objetivo claro para o seu aprendizado. Caso você tenha pouco conhecimento em um assunto, o ideal é optar por cursos básicos, que tirarão as principais dúvidas.

2. Escolha o curso ideal – Leia com atenção qual é a grade curricular do curso e se a mesma atende às suas expectativas. Pesquise sobre a formação do professor e como ele poderá ajudar na sua formação.

3. Defina uma rotina de estudos – Há aqueles que aprendem melhor à noite, enquanto outros preferem estudar pela manhã. Aproveite a flexibilidade do ensino à distância e monte uma rotina de estudos que mais combine com as suas outras tarefas.

4. Escolha o melhor ambiente – Diferente dos podcasts, que podem ser escutados em qualquer lugar, na hora de assistir as aulas dos cursos online, o ideal é escolher um ambiente silencioso, que ofereça conforto.

5. Tenha disciplina – O recomendado é que se evite todo tipo de distração. Televisão ligada, celular por perto e familiares conversando, podem atrapalhar o processo. 

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como criar uma conta no Google

Como criar uma conta no Google?

A Importância da Rotina e o Sono Infantil

A Importância da Rotina e o Sono Infantil