Muito se fala sobre marketing de conteúdo nos dias de hoje porque essa estratégia está totalmente de acordo com os objetivos e necessidades do consumidor moderno.
Trata-se de uma ação de marketing que tem como foco criar e distribuir materiais relevantes, mas sem promover a marca de maneira direta. A companhia consegue ajudar o público a resolver seus problemas e se torna uma autoridade.
Na era da informação, as pessoas procuram dados sobre tudo aquilo que desejam fazer ou comprar, independentemente do tipo de produto ou serviço. Também pesquisam informações na internet sobre algum problema ou necessidade.
Até mesmo uma curiosidade abre as portas para que os materiais criados por uma marca cheguem até os usuários, e a partir disso a companhia pode criar um relacionamento proveitoso com essas pessoas.
Mesmo não divulgando a marca de maneira direta, o marketing de conteúdo ajuda a construir a autoridade do negócio em seu segmento, além de conquistar a confiança das pessoas.
No entanto, antes de investir nessa prática, é necessário conhecer o conceito de marketing de conteúdo, para que serve, se vale a pena investir, tipos de conteúdo que podem ser criados, como fazer e quais são seus benefícios.
Conceito de marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em produzir materiais para o público, auxiliando as pessoas durante o processo de compra e atraindo os usuários de maneira espontânea e natural.
Hoje em dia, é uma das principais estratégias de inbound marketing, e seu objetivo é informar os indivíduos para que passem a respeitar a organização e se tornem clientes da empresa.
Para trabalhar com marketing de conteúdo, um fabricante de cobertura metálica com policarbonato deve manter as pessoas sempre bem informadas, com isso, elas vão respeitar o negócio e enxergá-lo como referência.
Diante de tantas oportunidades para comprar os mesmos produtos e serviços, conquistar a confiança dos consumidores é primordial para ser a empresa escolhida por eles, algo que pode ser feito com a ajuda de diferentes materiais, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Publicações nas redes sociais;
- Áudios;
- Imagens.
A cada dia, mais e mais formatos vão surgindo, o que ajuda a corporação a encontrar aquele que seja mais compatível com as características de seu público.
Oferecer uma newsletter para os usuários, criar um podcast que possa ser ouvido de qualquer lugar, dentre outras práticas, trazem maneiras diferentes de consumir conteúdo, e por trás dessas ações existe uma boa estratégia de marketing.
O propósito de criar materiais de valor é atrair, engajar e reter a audiência, por meio de informações consistentes, relevantes e valiosas, capazes de resolver problemas, educar e entreter a audiência.
Para que serve o marketing de conteúdo?
Para uma companhia de laudo ergonômico esocial, o marketing de conteúdo serve para muitas coisas, mas para os negócios que estão começando a investir agora, é normal não entender muito bem seu propósito.
É necessário dizer que o processo de convencimento, de acordo com os interesses dos clientes, ajuda a construir uma relação que está além da compra e venda.
O marketing de conteúdo serve para conquistar a confiança das pessoas e oferecer um produto ou serviço, apenas se a solução realmente for necessária.
As pessoas estão cada vez mais conectadas, afinal, cerca de 59% da população tem acesso à internet, e esse número continua crescendo. É justamente por isso que hoje se vê tantas marcas presentes nos canais digitais.
Em outras palavras, assim como cada vez mais pessoas estão conectadas, é cada vez maior o número de propagandas online.
Com a quantidade de anúncios que circulam nas plataformas, uma das extensões mais populares do Google Chrome é o AdBlock. Ele ajuda a filtrar uma grande quantidade de anúncios aos quais os usuários são expostos diariamente.
Porém, se uma empresa de limpeza condominial investe em marketing de conteúdo, está na contramão de tudo isso e consegue atrair as pessoas, ou seja, ela não vai procurá-la diretamente.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode ser trabalhada por qualquer tipo de organização, e ele serve para melhorar seu posicionamento, construir autoridade, fazer a marca ser encontrada pelos potenciais clientes e gerar vendas.
É importante dizer que as vendas são uma consequência de todo esse trabalho, uma vez que esses materiais não falam diretamente sobre a marca, seus produtos e serviços.
No entanto, estabelece uma relação proveitosa, e ao longo do tempo, vai conquistando a confiança das pessoas. Quando finalmente for o momento de comprar, elas vão se lembrar da marca e dos conteúdos criados por ela.
Contudo, mesmo diante de toda essa importância, ainda existem muitos gestores e empreendedores que se perguntam se realmente vale a pena investir na criação de conteúdos ricos.
Para uma empresa especializada em instalação ar condicionado central, vale muito a pena porque melhora o relacionamento com clientes e potenciais clientes, amplia o engajamento com a marca e ainda fideliza clientes.
Também vale a pena porque aumenta a visibilidade do negócio, a organização estará presente na vida dos clientes de várias formas e como resultado consegue aumentar as vendas.
Tipos de conteúdo e como criar
Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser criados pela marca, como vídeos, imagens, áudios, e-book, newsletter e por aí vai. Mas independentemente do tipo, é necessário saber criá-los. Algumas dicas são:
Criar conteúdos para diversos estágios do funil
O marketing de conteúdo é muito útil no funil de vendas, visto que os materiais são distribuídos, considerando as perguntas que os usuários fazem em cada uma dessas fases.
Assim sendo, uma empresa de carga expressa deve levar esses pontos em consideração na hora de criar os materiais, procurando sempre responder às principais dúvidas dos usuários em cada etapa do funil.
Usar canais diferentes
O blog é conhecido como a principal plataforma quando se trata de marketing de conteúdo, mas existem outros canais trabalhados pela empresa que não devem ser desconsiderados, como no caso das redes sociais.
O perfil da marca no Facebook, por exemplo, deve ser usado para compartilhar os conteúdos postados, aumentando os acessos orgânicos, além de enriquecer o perfil da marca na plataforma.
Da mesma maneira, o negócio pode mandar e-mails para sua lista de contatos informando sobre um conteúdo que acabou de ser publicado.
Fazer demonstrações
Quando uma pessoa ainda não conhece um produto ou serviço, mesmo que queira adquiri-lo, pode sentir um pouco de receio para comprar, principalmente se não entende muito bem como funciona.
O negócio pode aproveitar seus canais de divulgação para oferecer demonstrações de suas soluções, pois isso ajuda a fisgar as pessoas e mostrar a relevância do que é produzido.
Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, usado por um fabricante de vinho português famoso para melhorar suas páginas e seus conteúdos e aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.
Trata-se de uma estratégia orgânica, que eleva a qualidade do material, sua relevância e consegue atrair usuários, com base em palavras-chave específicas.
Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para as empresas, entre eles o aumento do tráfego no site institucional. Para se ter uma ideia, uma empresa que produz treze conteúdos por mês, tem cerca de quatro vezes mais visitas.
Para uma empresa de higienização de ar condicionado de janela, é uma forma de fazer com que mais pessoas reconheçam a marca e seus serviços.
O consumidor está mais propenso a comprar com uma empresa familiar e que lhe agrade, com base nisso, um leitor assíduo do blog institucional vai preferir a marca quando tiver a necessidade de adquirir um produto ou serviço.
Ele confia na solução porque a empresa conseguiu ajudá-lo várias vezes com os materiais postados.
Ao mesmo tempo em que o brand awareness do negócio aumenta, o engajamento melhora e com isso a companhia consegue construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência selecionada.
É assim que uma marca de caldeiraria universal vai aumentar as interações do público e conquistar evangelizadores que recomendam e defendem seus produtos.
Por fim, embora as vendas não sejam o principal objetivo do marketing de conteúdo, ainda assim consegue aumentar os lucros da empresa.
No entanto, isso é possível porque ela vai manter o foco de sua produção e com isso guiar os leads durante todo o processo de compra, preparando os leads para que amadureçam suas decisões.
Considerações finais
O marketing de conteúdo é uma estratégia que veio para ficar e está totalmente de acordo com as características do consumidor moderno.
É uma forma que o negócio tem de se comunicar com o público, fornecer informações relevantes sobre seus produtos e serviços, ajudar as pessoas no dia a dia e se tornar uma autoridade naquilo que faz.