in

Como funciona a metrologia?

Como funciona a metrologia?

Você sabe o que é a metrologia e como ela influencia em diversos momentos do seu cotidiano? 

A metrologia é o estudo das medições e das suas aplicações, e pode ser utilizada em várias situações, tanto para atividades simples da rotina como em aplicações comerciais ou empresariais.

Isso porque esse tipo de conhecimento pode ser importante em uma linha de produção, possibilitando a criação novos de itens, assim como para melhorar a qualidade dos atuais.

Desde os tempos do colégio, era muito comum ouvir o termo metrologia, que apesar de ter a escrita e a pronúncia bastante parecidas com a meteorologia, são coisas distintas.

Enquanto a meteorologia trata dos fenômenos associados ao tempo, é possível dizer que a metrologia diz respeito ao espaço, mais especificamente sobre as dimensões e medições de superfícies ou de qualquer outro item.

A metrologia deve ser aplicada na fabricação de um reservatório tubular, do mesmo modo que ela pode ser utilizada dentro de uma confeitaria, para calcular a quantidade dos ingredientes que serão usados na produção interna da local.

Por isso, é possível dizer que a metrologia faz parte do dia a dia das pessoas, muito mais do que se imaginava. 

Para entender mais sobre a metrologia, as suas aplicações, e importância desse elemento no dia a dia, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

O que é a metrologia e quais são as suas aplicações?O que é a metrologia

Se ao pensar em metrologia, o que vem à mente são termos muito complexos ou processos para o funcionamento de um sensor indutivo, saiba que isso não é bem assim. 

A metrologia pode ser utilizada para diversas finalidades, assim como para várias frentes e ações comuns. 

Para as empresas que fabricam, vendem ou distribuem produtos no mercado, a metrologia é ainda mais comum, ao se pensar no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Isso porque todo país deve ter normas em relação aos seus padrões de medidas, tornando-os mais seguros para as pessoas e para as empresas de diversos segmentos.

A origem do termo é grega, onde “metron” significa medidas, e “logos” quer dizer estudo. Por isso, a metrologia significa o estudo das medidas e das suas aplicações, que são várias. 

Por isso, entre as principais aplicações da metrologia no cotidiano estão:

  • Avaliar a adequação de produtos ou processos; 
  • Garantir as relações comerciais; 
  • Promover áreas como saúde, segurança e meio ambiente; 
  • Atestar a qualidade de um item; 
  • Promover a inovação e a competitividade; 
  • Garantir a segurança da indústria e consumidor brasileiro;
  • Facilitar o reconhecimento nacional e internacional de produtos.

Os elementos mencionados acima são indicadores de como a metrologia é importante para vários tipos de aplicações. 

Ela pode ser imprescindível para avaliar se um sistema de alarme de incêndio atende a todos os requisitos do mercado, para que a sua produção seja feita seguindo os processos indicados e o produto final esteja dentro do permitido. 

Além disso, a metrologia garante as relações comerciais, para que empresas possam contar com a qualidade das matérias-primas adquiridas dos seus fornecedores, sem qualquer tipo de problema. 

Também é importante mencionar que a metrologia ajuda no desenvolvimento de áreas como a saúde, a segurança e o meio ambiente, justamente porque ela aprimora uma série de elementos e faz com que eles estejam adequados para servir a áreas como essa. 

Como é sabido, o Inmetro é o Instituto responsável por validar e atestar a qualidade de um produto de acordo com as suas especificações, que devem atender às normas previstas, sendo essa outra aplicação da metrologia. 

Isso quer dizer que, ao comprar um epi para eletricista que foi atestado pelo Inmetro, você tem a certeza de que aquele produto está devidamente regularizado e oferece a segurança necessária para quem for utilizar o equipamento. 

A inovação e a competitividade também se tornam possíveis, já que ela auxilia em uma série de aperfeiçoamentos, onde um produto que estava presente no mercado pode ganhar uma versão ainda mais interessante, graças à metrologia.

Por fim, vale citar que a metrologia é uma maneira de garantir a segurança dos produtos, e facilitar que eles sejam reconhecidos em todo o país e no exterior como itens de qualidade e de excelência. 

A metrologia no dia a dia das pessoas A metrologia no dia a dia das pessoas 

Apesar do termo ser técnico, a metrologia está presente em diversas atividades do dia a dia, que vão desde empreendimentos pessoais até profissionais. 

Isso quer dizer que você não precisa ser um engenheiro ou um arquiteto para perceber a importância da metrologia, ou mesmo para aplicá-la nas suas tarefas diárias. 

Sendo assim, a metrologia pode ser vista no controle de produção de uma empresa, na avaliação da qualidade do ar, no acompanhamento dos sistemas de saúde ou na elaboração de relatórios de segurança.

Ela também é percebida na qualidade de um separador de água e óleo adquirido para uma residência, assim como na confecção de alimentos, e até mesmo quando você vai ao supermercado para comprar porções de frutas e legumes. 

Ao observar esse cenário, é possível compreender o quanto a metrologia está presente na rotina de empresas e de pessoas. 

A metrologia no crescimento econômico e social do mundometrologia no crescimento econômico

É possível perceber o quanto a metrologia foi indispensável para o crescimento social e econômico do mundo, depois de entender um pouco mais sobre as suas funções e aplicações.

Isso porque a metrologia começou a ser aplicada como uma maneira de proporcionar mais segurança dentro das relações comerciais, tanto de um fornecedor com o seu comprador, como de uma loja com o seu cliente. 

Além disso, a metrologia se tornou indispensável para que a montagem de tubulações industriais, por exemplo, seguisse um padrão seguro para o meio ambiente, para os profissionais deste estabelecimento e para a saúde das pessoas. 

Essa precaução só se tornou possível depois de estudos e investimentos, que permitem adquirir conhecimentos por meio da metrologia, e que ajudaram na construção de edificações e de estruturas de grande importância para o desenvolvimento da sociedade. 

Tudo isso influencia também no crescimento econômico mundial, principalmente porque permite que empresas de todo o mundo possam oferecer os seus serviços com maior qualidade e aumentar a sua competitividade no cenário nacional e até internacional. 

Isso porque uma fabricante de equipamentos para moldagem por injeção que possui o selo Inmetro atestando a segurança dos seus maquinários, pode ampliar a sua atuação mundialmente, o que não só traz mais lucros, como aumenta o seu reconhecimento. 

Nesse sentido, é possível perceber o quanto a metrologia contribui para o crescimento econômico de empresas e fornece benefícios para a sociedade de acordo com a sua importância e aplicação.

A metrologia e suas ferramentasA metrologia e suas ferramentas

Como a metrologia é uma área bastante abrangente, ela possui ferramentas que possibilitam a medição de diversos elementos, e permite a atuação dos profissionais de modo cada vez mais assertivo e qualificado. 

Isso é importante por vários motivos, mas principalmente para agilizar os processos de produção de uma empresa, que podem contribuir para a economia de materiais, assim como para garantir um estoque adequado para as vendas.

Uma fábrica de etiquetas, por exemplo, já determina todas as medidas das suas produções, o que otimiza a sua rotina e torna o dia a dia muito mais eficiente e ágil. 

Isso é feito com vários equipamentos conhecidos no seu cotidiano, e há ainda alguns que são mais específicos, sendo utilizados nos mais variados segmentos. Confira alguns deles logo abaixo.

Régua

A régua é um dos instrumentos mais populares da metrologia. A sua estrutura é bastante simples, e tem como objetivo medir superfícies lisas. 

É comum encontrá-las com a medida de 30 cm, mas há outras alternativas no mercado, de acordo com a aplicação que se fará dela. 

Trena

As trenas são medidores de distância, e medem comprimentos muito maiores do que uma régua.

É possível encontrar a versão digital, laser ou manual, que são operadas com apenas uma das mãos para facilitar o trabalho do utilizador. 

Paquímetro

O paquímetro, tanto na sua versão digital quanto na mecânica, é um instrumento que mede dimensões de maneira bastante precisa, por meio de uma régua graduada com um encosto fixo.

Ele permite obter a profundidade e as dimensões lineares, internas ou externas, de peças com tamanhos reduzidos, como é o caso de pregos, porcas, parafusos ou tubos. 

Multímetro

O multímetro é um equipamento de medição bastante comum na área elétrica, justamente porque ele avalia grandezas como os watts, a voltagem ou a corrente elétrica. 

Há modelos digitais e analógicos, mas a finalidade é sempre a mesma: utilizá-lo para obter dados de instalações elétricas. 

Considerações finais

A metrologia é a área que estuda as medições e as suas aplicações, sendo de grande importância para pessoas e empresas. 

Ela pode contribuir para a formação de profissionais cada vez mais qualificados em seus segmentos, sendo ao mesmo tempo um requisito para a realização de alguns processos. 

A metrologia é também uma área que traz aprendizados de grande relevância para o dia a dia. Por isso, se você quer ampliar os seus conhecimentos em metrologia, não deixe de ler materiais sobre o tema e de investir em uma formação mais específica. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso de barista no intercambio

Como o curso de barista pode te ajudar a se dar bem no intercâmbio

Cursos para atração de clientes

Cursos para atração de clientes: saiba como funciona