in , ,

Como o nutricionismo pode te ajudar

A adoção de uma refeição balanceada e o estilo saudável é uma preocupação de várias pessoas. Por esse motivo, a busca por um curso de nutricionismo tem ajudado quem deseja ter uma educação alimentar eficiente e melhorar a qualidade de vida.

Além do mais, muito mais do que os cuidados estéticos e com o corpo, as dietas balanceadas são fundamentais para melhorar a saúde, evitando a ocorrência de doenças crônicas e cardiovasculares, além de outros problemas relacionados à má alimentação.

Assim, para quem trabalha com a área de saúde, incluindo médicos, esteticistas, ou até mesmo na preparação de manipulados para emagrecer, o nutricionismo pode ser um grande aliado. 

Afinal, com os conhecimentos científicos e técnicos, é possível orientar melhor sobre dietas e reeducação alimentar.

O artigo de hoje vai tratar mais sobre como o nutricionismo pode te ajudar, pessoal e profissionalmente, além de trazer outros aspectos relacionados a curso, carreira e qualificação. Continue a leitura!

O que é o nutricionismo?

O nutricionismo consiste no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, bem como aos problemas relativos à nutrição biológica. 

O termo também refere-se à área de formação em nutrologia ou nutrição, para a profissão de nutricionista.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o profissional de nutrição não ajuda somente no emagrecimento, mas sim dá o suporte necessário para promover a qualidade de vida, contribuindo para a saúde.

Por isso, mesmo que você tenha feito uma plástica na barriga e não precise perder peso, o nutricionismo pode ser fundamental para ajudar na recuperação cirúrgica, reeducação alimentar e na promoção da saúde, evitando o surgimento de doenças que independem do peso do indivíduo.

Até porque quando não nos alimentamos bem, o nosso corpo perde algumas vitaminas e minerais que são importantes para a manutenção das funções vitais. Por esse motivo, é fundamental ter uma orientação adequada na hora de mudar os hábitos.

Atualmente, a profissão de nutricionista não está restrita aos formados em universidades. 

Inclusive, é possível encontrar técnicos em nutrição, além de cursos de nutrição gratuitos livres online, que podem melhorar a qualificação profissional dos graduados, ou então, oferecer uma opção para que outros profissionais possam entender mais sobre nutrição.

Inclusive, ao fazer uma consulta gastroenterologia, o médico pode buscar por cursos específicos na área, orientando algumas dietas para pacientes com problemas gastrointestinais.

No entanto, o profissional nutricionista é focado na saúde da alimentação dos pacientes. 

Diante disso, ele trabalha com diagnósticos nutricionais, elabora dietas, faz o controle da qualidade dos alimentos em restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

O mercado de trabalho é bastante amplo, oferecendo oportunidades em:

  • Consultórios;
  • Academias;
  • Hospitais;
  • Indústrias de alimentos;
  • Restaurantes;
  • Entre outros.

Devido à crescente preocupação com a saúde, alguns estúdios de aula de pilates ou escolas de esportes costumam firmar parcerias com nutricionistas, para oferecer algo a mais aos clientes e potencializar os resultados da prática de atividades físicas.

O que é o nutricionismo?

Quando procurar um nutricionista?

Embora muito procurado por pessoas que desejam emagrecer, os nutricionistas são fontes confiáveis sobre alimentação e saúde – algo extremamente importante no mundo atual, com as inúmeras informações conflitantes e o boom de “dietas milagrosas” na internet.

No entanto, engana-se quem pensa que o nutricionista só ajuda a emagrecer. 

Aliás, o profissional pode ajudar em muitas outras situações, sendo indicado antes de procedimentos cirúrgicos, como bariátricas, intervenções estéticas e plástica no abdômen ou até mesmo silicone seios.

Lembrando que a frequência de consultas irá depender de cada caso, bem como os objetivos dos pacientes. 

Por isso, as consultas são personalizadas e as dietas não podem ser trocadas entre as pessoas.

Abaixo, confira algumas dicas de quando procurar um nutricionista.

1 – Falta de nutrientes

Quando o nosso corpo apresenta falta de nutrientes e vitaminas, costumamos adoecer mais facilmente, ficando mais suscetíveis aos resfriados e gripes. 

Além disso, é comum observarmos fadiga constante, com cansaço e sonolência diurna.

Caso você esteja observando esses sintomas recorrentes, eles podem ser um indicativo de déficit nutricional. 

Nestas situações, o nutricionista irá avaliar as principais necessidades de cada paciente, orientando uma dieta adequada para sanar esse desequilíbrio.

Durante o tratamento, você irá perceber significativa melhora em vários aspectos do seu corpo, principalmente na pele e nos cabelos, já que os nutrientes são importantes para a manutenção e rejuvenescimento.

Assim, com a dieta certa e em conjunto com um creme para tirar manchas do rosto, é possível melhorar a aparência, ao mesmo tempo em que fortalecemos o nosso organismo.

2 – Manter os resultados da dieta

Não é raro encontrar muitas pessoas que seguiram alguma dieta na internet, conseguiram emagrecer, mas logo recuperaram rapidamente todo o peso perdido. O chamado “efeito sanfona” é bastante indesejado.

Mas isso geralmente ocorre porque as dietas da moda não são adequadas a todos os tipos de organismos. 

Por isso, o nutricionista faz uma avaliação da faixa de peso ideal, conforme o seu biotipo, rotina e comportamentos, mostrando como é possível atingir seus objetivos de maneira saudável.

Desse modo, a reeducação alimentar ajuda os pacientes não só a emagrecer, mas ensina como fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia (e sem passar fome!).

Vale dizer que as dietas sem acompanhamento e muito restritivas não levam em consideração o estado de saúde, os hábitos alimentares e o estilo de vida de cada paciente. 

Além disso, elas não têm a intenção de mudar hábitos, por isso, não acompanham a manutenção do peso perdido, o que leva ao reganho de peso e deficiências nutricionais.

Ademais, algumas dietas podem levar à perda de massa magra e compulsão alimentar futura, algo que é extremamente prejudicial para a qualidade de vida. 

Não é raro que pacientes procurem os nutricionistas por sentirem “viciados” ou desequilibrados com a alimentação, por conta de dietas mal elaboradas.

Com uma alimentação saudável, você se sentirá menos ansioso e estressado. 

Por isso, mais do que manter os resultados da dieta, o nutricionista, em conjunto com outras práticas, como massagem shiatsu e terapia, é capaz também de colaborar com a saúde.

3 – Restrições alimentares e doenças

Algumas pessoas nascem com restrições alimentares ou podem desenvolvê-los com o passar dos anos, como a doença celíaca e a intolerância à lactose. 

Nestes casos, o trabalho do nutricionista é fundamental para conduzir dietas adaptadas e evitar o agravamento das enfermidades do paciente.

Assim, com o acompanhamento adequado, é possível aprender novas formas de preparo das refeições, receber orientações sobre cada restrição, sem comprometer a sua rotina e vida social.

Além disso, a comida pode ser uma grande vilã para pessoas hipertensas ou diabéticas. 

Mas, quando nos alimentamos da forma correta, ela pode até mesmo ajudar no combate a essas doenças – daí a necessidade de uma ajuda profissional.

Nestes casos, o nutricionista elabora um cardápio personalizado, levando em conta as necessidades e preferências do paciente.

Muitas pessoas nem sabem que têm essas doenças, descobrindo após um exame de sangue, ou uma intervenção, como o preenchimento olheiras. Por esse motivo, é importante manter os check ups em dia.

3 - Restrições alimentares e doenças

4 – Gestação saudável

A gestação é uma fase que requer o consumo de nutrientes para a mãe e para o bebê. 

Por isso, a orientação profissional é indispensável para manter a saúde íntegra e evitar complicações durante a gravidez, como o ganho excessivo de peso e diabetes gestacional.

Além disso, a gestação saudável é importante para as próximas etapas da vida da criança, uma vez que é possível assegurar os nutrientes certos no leite materno, que são fundamentais para o desenvolvimento completo dos bebês.

5 – Prática de esportes

Algumas modalidades esportivas exigem que os atletas tenham uma determinada estrutura corporal, que não é alcançada somente com a prática de atividades físicas, mas também requer dietas próprias, sem restrição dos nutrientes essenciais.

Para essas situações, existem os chamados “nutricionistas esportivos”, que são especializados para atendimento aos atletas, ajustando a alimentação conforme às necessidades de cada esporte.

5 - Prática de esportes

Conclusão

O nutricionismo é uma área em pleno crescimento, ainda mais com a constante preocupação com a saúde e a estética do corpo. 

Não é à toa que é possível encontrar uma grande diversidade de cursos de nutrição gratuitos online na área, incluindo qualificações profissionais, técnicos e livres, para quem deseja conhecer mais sobre os nutrientes de cada alimento.

Com um mercado de trabalho amplo, o nutricionista e os demais profissionais de nutrição podem atuar em vários locais, indo além de consultas clínicas.

Além disso, é importante que outros profissionais também busquem por aprimoramento e novos conhecimentos em nutricionismo, ainda mais para quem lida diariamente com questões de saúde e do corpo.

Desse modo, fica mais fácil perceber as necessidades de cada indivíduo e, se for o caso, indicar o trabalho de nutricionistas.

Mais do que emagrecimento, o nutricionista será o grande responsável pela promoção da qualidade de vida e mudanças de hábitos, ajudando os pacientes a alcançarem diferentes objetivos, com dietas personalizadas e orientadas.

Gostou do conteúdo? Então não perca mais tempo e venha conhecer os nossos cursos de nutrição gratuitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://nutrireducacional.com.br/o-que-e-nutricionismo-e-quais-seus-reflexos-na-sociedade-moderna/

https://www.medicosaude.com.br/especialidades/detalhes/15/nutricao.html

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-nutricionista/

https://medprev.online/blog/quando-devo-procurar-um-nutricionista.html

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/nutricionista-quando-devemos-procurar-7-motivos-para-buscar-ajuda-profissional_a5235/1

https://www.buzzero.com/medicina-e-saude-352/biologia-368/curso-online-nutricao-a-importancia-de-conhecer-os-alimentos-com-certificado-9334

https://www.abbacursos.com.br/funcao-da-nutricao-para-pessoas-com-diabetes

https://www.medicosaude.com.br/especialidades/detalhes/15/nutricao.html

http://www.drjoffre.com.br/como-a-nutricionista-pode-te-ajudar-a-perder-peso-sem-comprometer-a-saude/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe o que é um curso de teologia

Você sabe o que é um curso de teologia ?

Como o marketing pessoal pode impulsionar a sua carreira

Como o marketing pessoal pode impulsionar a sua carreira