in

Como potencializar suas vendas nos períodos sazonais

Como potencializar suas vendas nos períodos sazonais

Os períodos sazonais são os mais aguardados do ano pela maioria das empresas. Eles podem ser um verdadeiro divisor de águas e fazer com que seu negócio obtenha um número muito maior de vendas ou que atraia mais pessoas para conhecer seu empreendedorismo. 

Porém, muitas vezes não é fácil obter resultados positivos nestas datas, é preciso se preparar e utilizar estratégias que realmente sejam eficazes e que façam sucesso em dias específicos. 

Mesmo que seu nicho seja específico, como venda de plataforma niveladora de doca, vão existir oportunidades e datas para que você consiga obter maior sucesso de vendas. 

O que é sazonalidade?

A sazonalidade é o período do ano em que ocorrem datas específicas, ou seja, algo temporário, que só acontece de vez em quando. 

No caso das vendas, se tratam de datas comemorativas, como por exemplo, o natal, a páscoa, o dia das mães, dos pais, dia das crianças, black friday e por aí vai.

São todas essas datas que ocorrem uma vez por ano, e que possuem vendas específicas de produtos que geralmente movimentam o comércio de forma muito mais elevada do que o ocasional.

Como potenciar suas vendas nessas datas? 

Agora que você já entendeu como funciona a sazonalidade, é necessário montar estratégias e saber ao certo como você pode utilizar estes períodos a seu favor. 

Por mais óbvio que pareça, essas datas são extremamente previsíveis, e por maior impacto que causem, se você não estiver com seu planejamento alinhado, talvez não consiga potencializar suas vendas. 

Então é preciso ter uma boa estratégia e seguir algumas dicas para aproveitar cada data de maneira específica e da melhor forma possível, e não se esqueça, até nichos mais específicos como manutenção de inversores de frequência podem ter uma data sazonal favorável. 

Como potenciar suas vendas nessas datas? 

Planejamento antecipado

A primeira prática para conseguir potencializar suas vendas é realizar um planejamento de forma antecipada. Todas as datas estão marcadas no calendário e são de conhecimento geral, já que a sua maioria tem um dia específico para ser realizada. 

Então é necessário se adaptar a cada uma dessas datas específicas e moldar um planejamento para cada uma delas. Saiba quais produtos de sua empresa é possível vender e como fazer ações de marketing equivalente a cada um. 

Na Black Friday, algumas ofertas podem ser vistas com bons olhos, um desconto em sua automação predial, ou alguma metade do preço em produtos específicos da loja. 

Já no dia das crianças ou dia das mães, por exemplo, as estratégias de marketing devem ser voltadas para este tipo de público, e aí por diante. Sempre faça seu planejamento antecipado e seguindo o cronograma de datas sazonais. 

Invista no atendimento 

Outro ponto importante é dar uma atenção a mais para seu atendimento. Nessas datas, o costume é que a procura seja maior, e que mais pessoas entrem em contato pedindo informações sobre certos produtos. 

Por isso, é necessário ter uma equipe preparada e treinada para atender e transmitir tranquilidade em todas as possíveis dúvidas que possam existir em relação aos clientes. Investir em atendimento é um ótimo ponto para que sua empresa se destaque. 

Invista no atendimento 

Prepare sua logística e seu estoque

Como já dissemos anteriormente, essas datas tendem a ter uma maior procura e fazer com que sua marca seja mais conhecida e suas vendas aumentem de forma exponencial. 

Por conta disso, é necessário obter uma logística preparada e um estoque que atenda todas as expectativas do seu público. Já antecipe seus produtos, faça um cronograma de entregas ou de tudo que deve estar exposto na sua loja. 

Dessa forma, seus clientes não precisarão esperar, e quanto mais você tiver para vender, mais as pessoas irão consumir. 

As datas sazonais são fundamentais no cronograma de todo comerciante, então é preciso estar atento, realizar um planejamento antecipado, com promoções específicas, investir no atendimento e preparar seu estoque, para atender todas as demandas necessárias dentro destes períodos. 

Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

É possível morar no interior e trabalhar em São Paulo

É possível morar no interior e trabalhar em São Paulo?

2 cursos de inglês online para quem trabalha na hotelaria

2 cursos de inglês online para quem trabalha na hotelaria