in , , ,

Como render mais no trabalho usando a meditação no dia a dia

Como render mais no trabalho usando a meditação no dia a dia

Projetos importantes e prazos apertados fazem parte do dia a dia da empresa.

No entanto, estamos cercados por distrações que podem tirar nosso foco e, consequentemente, podem afetar a nossa produtividade durante a jornada de trabalho.

Diante disso, a meditação pode ser uma ótima opção para voltar sua atenção ao trabalho.

Para vencer a procrastinação e a falta de concentração, muitas empresas e executivos estão usando recursos de autoconhecimento e desenvolvimento profissional, como o mindfulness, que utiliza técnicas de meditação para melhorar o foco e o desempenho no trabalho.

O que é mindfulness?

Mindfulness (do inglês “mindful”, que significa “atento”, “cuidadoso”, “alerta”), é conhecido no Brasil como “atenção plena” ou “consciência plena”.

É uma ferramenta de origem oriental, elaborada para o desenvolvimento pessoal.

A partir dela, são enfatizadas algumas experiências que acontecem no presente, ou seja, é um estado mental de consciência e atenção plena em que o indivíduo está focado no hoje, afastando os pensamentos relacionados ao passado e/ou ao futuro.

Os especialistas explicam que a atenção plena usa algumas técnicas de meditação e outros treinamentos, como: controle da respiração, âncora visual e âncora auditiva, para alcançar este estado de plenitude, cujo objetivo é estimular o autoconhecimento, o controle e o equilíbrio emocional.

Por meio da meditação mindfulness, o cérebro pode ser treinado para ignorar os estímulos externos e se concentrar mais no trabalho, aumentando efetivamente a produtividade.

Diante dos resultados satisfatórios, as técnicas de meditação mindfulness têm sido amplamente utilizadas pela comunidade médica e são recomendadas em alguns países como: Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia, como tratamento complementar para depressão, ansiedade e dependência de drogas, bem como para problemas de saúde relacionados ao estresse.

O que é mindfulness?

Por que a meditação se tornou comum no ambiente de trabalho?

Especialistas explicam que a meditação é um exercício mental que otimiza a função cognitiva, resultando em melhora da concentração, criatividade e foco, redução das respostas ao estresse e agilidade na tomada de decisões – habilidades altamente valorizadas em ambientes corporativos.

Além disso, investir em técnicas de meditação e métodos alternativos de alívio do estresse também pode reduzir as taxas de turnover e o absenteísmo.

Com isso, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir na qualidade de vida dos seus colaboradores, de maneira a alcançar resultados satisfatórios para a própria empresa.

No dia a dia, elas já estão vendo meios de como começar a meditar, pois uma mão de obra produtiva e qualificada é o motor do sucesso de qualquer organização.

Os benefícios de incentivar a meditação no ambiente corporativo

Os benefícios da meditação foram comprovados cientificamente. Exercitar a consciência pode melhorar o desempenho em todos os tipos de tarefas, não apenas no ambiente de trabalho.

  • Melhora o foco e a concentração

O principal benefício da técnica de meditação Mindfulness é que ela melhora o foco seletivo, ou seja, coloca toda a sua energia na resolução de um problema de cada vez.

Dessa forma, por meio da meditação no trabalho, um alto grau de concentração pode ser alcançado para completar a tarefa.

O resultado é o aumento da  produtividade e menos tempo de inatividade.

  • Alivia a pressão

A prática da meditação pode reduzir a estimulação da amígdala, a região do cérebro responsável pela resposta ao estresse que protege contra emoções, como raiva, medo e ansiedade, durante situações estressantes em ambientes corporativos.

Com isso, é possível ter maior controle e equilíbrio emocional, o que permite tomar decisões mais confiantes e evitar conflitos interpessoais.

Os benefícios de incentivar a meditação no ambiente corporativo

  • Melhora a memória e a criatividade

A meditação também é boa para a memória e a criatividade, porque libera a mente para aceitar novas ideias, perspectivas, aprender e registrar novas informações.

A prática também ajuda a tomar melhores decisões em situações complexas.

  • Melhora a satisfação no trabalho

Quando estamos física e mentalmente saudáveis, tudo corre bem, e o trabalho não é exceção. Incentivar a prática da meditação mindfulness no trabalho demonstra um foco na saúde dos funcionários, e os funcionários valorizam esse comportamento da empresa.

  • Aumenta a produtividade

À medida que os pontos acima melhoram, os colaboradores e as empresas só ganham em termos de produtividade, pois menos tempo é gasto na execução das tarefas e a qualidade do trabalho aumenta.

Mais importante ainda é que o aumento da produtividade será o resultado da felicidade dos funcionários, e eles estarão mais motivados para desempenhar suas funções.

Como render mais no trabalho usando a meditação no dia a dia?

A meditação pode ser feita em casa ou no trabalho. Um exemplo de como pode ser desempenhada é seguindo este passo a passo:

  • Escolha um momento em que possa relaxar sem distrações;
  • Escolha um lugar confortável, calmo e tranquilo. Deixe seu celular no silencioso e, se for possível, use protetores de ouvido;
  • Use roupas confortáveis ​​e adequadas à temperatura do local;
  • Sente-se, feche os olhos e comece a respirar lenta e profundamente;
  • Concentre-se no movimento do abdômen, não no peito;
  • Mantenha o foco no corpo, incluindo sensações corporais, como contato com o chão ou cadeira, temperatura da pele ou, ainda, possíveis desconfortos;
  • Concentre-se na sua própria respiração. Sinta o ar entrando e saindo de seus pulmões.
  • Não se preocupe se você não conseguir controlar seus pensamentos. Fazer um esforço para reorientar sua atenção na respiração pode aumentar a capacidade de foco do seu cérebro.

Este exercício pode ser feito em três minutos e serve como uma pequena pausa na consciência em nossa agitada vida diária.

À medida que você vê os resultados, aumenta-se, gradualmente, o tempo de acordo com suas possibilidades e necessidades.

Agora que você já sabe sobre como começar a meditar e a importância de criar o hábito da meditação nos seus funcionários, que tal pensar em práticas para incentivar a sua equipe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Dicas para identificar o número de telefone de uma empresa

6 Dicas para identificar o número de telefone de uma empresa

5 motivos para cursar odontologia

5 motivos para cursar odontologia