in , , , ,

Como Se Inscrever no Enem?

como se escrever para o enem

Como se inscrever no ENEM? Você sabe? Não? Então não se preocupe por que hoje falaremos mais sobre como se inscrever para o ENEM.

As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 se iniciaram na segunda-feira (11) e foram até 22 de maio. As inscrições podem ser feitas no site do ENEM.

Ainda mais, este ano haverá uma novidade, o ENEM contara com dois modelos de provas: impressa, com realização prevista para 1 e 8 de novembro, e digital, nos dias 22 e 29 de novembro.

Portanto, os participantes que optarem pelo ENEM impresso não poderão se inscrever na edição digital e, após a conclusão do processo, não poderão alterar sua versão.

No entanto, a estrutura para os dois exames vão ser a mesma. Ou seja, serão realizados quatro testes objetivos, compostos por 45 perguntas cada, e uma redação em português. 

Além disso, durante a inscrição, o participante deve escolher uma opção de idioma estrangeiro: espanhol ou inglês. Então, vamos ao conteúdo sobre como se inscrever para o ENEM, confira!

Como Se Inscrever no Enem?

Hoje vamos falar sobre como se inscrever no ENEM, as inscrições para o ENEM 2020 terminam na quarta-feira, 27 de maio, às 23h59 depois de terem sido prorrogadas. Ainda mais, a taxa de inscrição é de 85 reais.

O período para se inscrever para o exame deveria ser até na sexta-feira, 22 de maio. Mas o Inep o estendeu após alguns erros no envio de fotografias.

No entanto, os interessados só ​​podem se inscrever para os exames impressos. Porque as 101 mil vagas do modelo digital do ENEM, novo nesta edição, já estão preenchidas.

Além disso, até o último sábado, quando o Inep publicou o saldo de registros, o ENEM já tinha recebido cerca de 6 milhões de registros de participantes.

Portanto, hoje veremos tópicos sobre como se inscrever para o ENEM:

  • ENEM e a pandemia da Covid-19;
  • Candidatos poderão escolher a data da prova do ENEM;
  • Como se inscrever no ENEM 2020?
  • Isenção da taxa do ENEM 2020;
  • Modalidade do ENEM digital 2020.

Como se inscrever no ENEM

ENEM e a Pandemia da Covid-19

Como se inscrever para o ENEM nessa situação? A pandemia causada pelo Coronavírus obrigou o calendário do ENEM 2020 a ser modificado como forma de impedir a aglomeração das pessoas. Algo típico em testes, ainda mais em testes desse tamanho.

Assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), optaram por adiar o ENEM deste ano.

Isso foi decidido como uma forma de respeito aos candidatos, e para cumprir os instrumentos legais que definiram a quarentena como uma medida de controle e prevenção da doença.

Como estamos falando sobre como se inscrever para o ENEM, é essencial que você saiba que essa é uma Ferramenta importante para ingressar no ensino superior. Além disso, o ENEM obteve mais de 6 milhões de inscrições neste ano de 2020.

Como dissemos acima, antes da pandemia, os participantes das versões impressas iriam fazer os exames em 1º e 8 de novembro, enquanto a previsão para o exame digital era 22 e 29 de novembro de 2020. No entanto, com a pandemia essa data pode ser prorrogada.

Candidatos Poderão Escolher a Data da Prova do ENEM

O Inep realizará uma pesquisa na página do participante de 20 a 30 de junho, onde o candidato poderá selecionar uma das três datas que foram estabelecidas e, portanto, votar na que considerar mais apropriada.

Certamente você está buscando como se inscrever para o ENEM. Então saiba que novas datas foram divididas para as versões impressa e digital, e o ENEM pode ser adiado por 30, 60 ou 180 dias.

Veja 3 opções com as datas que estão na pesquisa:

1ª opção:

  • ENEM Digital: 10 e 17 de janeiro, 2021.
  • ENEM impresso: 6 e 13 de dezembro, 2020;

2ª opção:

  • ENEM Digital: 24 e 31 de janeiro, 2021.
  • ENEM Impresso: 10 e 17 de janeiro, 2021;

3ª opção:

  • ENEM Digital: 16 e 23 de maio, 2021.
  • ENEM impresso: 2 e 9 de maio, 2021;

csndidatos poderão escolhar a data da prova do enem

Como Se Inscrever no ENEM 2020?

Como se inscrever no ENEM? O estudante precisa acessar a página do participante, colocar o CPF e registrar uma senha para acessar o portal. Você também deve fornecer informações pessoais (gênero, data de nascimento, cor da pele / raça, nacionalidade e estado civil).

Ainda mais, endereço com CEP, local de nascimento, escolha de idioma estrangeiro, cidade onde realizará exames e escolaridade, além de responder um formulário socioeconômico. 

O Inep disse recentemente que estudantes sem RG também poderão se inscrever para o exame com um outro documento de identidade, como o CPF.

Este ano, também tem sido exigido que os participantes enviem uma fotografia atual e nítida no final da inscrição, o que ajudará a identificá-los no dia do teste. 

No entanto, como muitos estudantes disseram haver problemas ao anexar a imagem, o Inep também tomou a decisão de que os estudantes teriam a chance de enviá-la mais tarde. Como você pôde ver, saber como se inscrever no ENEM não é tão complicado.

Isenção da Taxa do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep), garantiu que todos os inscritos no ENEM deste ano que não pudessem solicitar isenção de taxas no prazo, e que são elegíveis, serão isentos, mesmo se não fizerem o pedido formal.

O mesmo acontece com aqueles que foram isentos na edição de 2019, que não foram os dois dias do teste e não justificaram sua ausência. Ainda mais, a regra se aplica às versões impressa e digital do teste.

Modalidade do Enem Digital 2020

Outro assunto importante sobre como se inscrever no ENEM. Esta vai ser a primeira edição do ENEM a apresentar uma versão digital da avaliação. Ou seja, quem escolher essa modalidade responderá as perguntas no computador.

Quando o assunto é como se inscrever para o ENEM, em todo o país, foram oferecidas 101.000 vagas, esgotadas na noite de sexta-feira 15. Assim, quem se inscrever para o exame terá apenas a opção da versão impressa.

No entanto, a versão digital do ENEM terá a mesma estrutura que a versão impressa. Além disso, os testes serão aplicados a partir de quatro áreas de conhecimento, 45 questões com opções de resposta cada uma.

Conclusão

Em suma, hoje falamos sobre como se inscrever no ENEM. Os cadastros iriam ser fechados na sexta-feira, 22. Mas conforme o pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), foi prorrogado. 

Segundo o Inep, às 12h da sexta-feira, 5.151.868 pessoas já estavam cadastradas, das quais 5.050.768 para a versão impressa, e 101.100 para a digital.

As datas do ENEM serão reagendadas para 30 a 60 dias a partir da data especificada nos editais. Os participantes registrados participarão da pesquisa na página do participante no final de junho para determinar novas datas, conforme dito acima.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

como mudar senha do gmail

Como Mudar a Senha do Gmail?

Como Numerar as Páginas no Word?