in ,

Como tornar o estudo mais fácil? 

Como tornar o estudo mais fácil 

Em tempos de pandemia, entender como tornar o estudo mais fácil será primordial para fazer com que ele se torne algo divertido e prazeroso.

Muitas pessoas, com a ocorrência das aulas remotas, se sentem desmotivadas para estudar, claro, não seria diferente, tendo em vista todos os problemas que a sociedade está passando nos últimos anos. 

Muitos alunos, infelizmente, não tiveram a oportunidade de prosseguir com os estudos.

Por conta da crescente desigualdade social, estudantes menos favorecidos não tinham acesso a uma internet banda larga de qualidade, e na maioria das vezes, faltava um computador ou celular para acompanhar as aulas online. 

Com o retorno das aulas presenciais, devido a vacinação em massa da população, muitas pessoas puderam retomar a suas aulas, mas infelizmente, o buraco de conhecimento que foi implantado com as aulas remotas, pode ser sentido na maioria dos estudantes. 

Para garantir que seu estudo não seja mais impactado, o que acha de aprendermos como tornar o estudo mais fácil?

Abaixo você terá dicas que serão fundamentais para realizar esta etapa da melhor forma possível. 

Dicas para tornar o estudo mais prazeroso!

Quando falamos de estudo, muitas pessoas já viram a cara. Muitas vezes o problema está na forma que estudamos e não na matéria em si.

Às vezes não conseguimos entender todo o assunto, pois a forma que utilizamos para estudar não é a melhor para absorvermos toda a informação.

Pensando nisso, vamos a dicas de como tornar o estudo mais fácil. 

Planejamento

É importante que qualquer estudante tenha um cronograma, com todas as matérias que precisam ser revisadas para as provas, e claro, atividades pendentes para a entrega.

Com a implementação das aulas remotas, o número de atividades aumentou, por isso, se planejar para não perder nenhuma de vista é fundamental.   

Você pode usar desde planners à agendas básicas, basta anotar todas as informações de forma organizada, afinal, o intuito é ter em mãos todas as atividades de forma que possa entendê-las com facilidade.

Planejamento

Resumos

Resumos são uma excelente técnica para absorver todos os conteúdos relevantes da matéria.

Para tornar mais divertido, usar de toda a criatividade na construção de seu resumo pode tornar a tarefa mais legal. Use e abuse de canetas coloridas, lettering  personalizados, grifa textos e post-its. 

É importante que durante a criação de seu resumo, se atente a informações que de fato irão permitir que entenda com facilidade o assunto, sem ficar “enchendo linguiça” com conteúdos que não vão te agregar durante a realização da prova. 

Baseie todo o seu resumo de acordo com o seu entendimento. Para isso, leia toda a matéria, realize exercícios e posteriormente, escreva um resumo sobre o que entendeu.

Método pomodoro

O método pomodoro é uma opção para estudantes que sentem dificuldades de se concentrar na hora dos estudos. Com ele, você terá um foco de 25 minutos para estudar, seguido de 5 minutos de descanso. 

Este método será essencial em como tornar o estudo mais fácil, afinal,  quando mantemos nosso foco em um assunto, o conteúdo pode ser absorvido com mais facilidade pelo cérebro.

Com a prática, será fácil implementá-lo em sua rotina diária.  

Grupo de estudos 

Nada melhor do que ter os colegas ao nosso lado na hora de estudar, afinal, juntos somos mais fortes!

Talvez a dúvida que você possua sobre a matéria seja a mesma de seu colega, ambos podem ajudar um ao outro neste aspecto. 

Com as aulas remotas, salas de aula online foram a opção mais plausível para disponibilizar as aulas.

Por isso, o que acha de criar uma sala só com os seus amigos e arrasar nos estudos? Certamente será um fator primordial em como tornar o estudo mais fácil e divertido para ambos os colegas. 

Aprenda ensinando

Uma das melhores formas de entender sobre um conteúdo é ensinando outra pessoa. Mesmo que sua “bagagem” com a matéria seja pouca, ensinando outra pessoa, poderá desenvolver certa facilidade com ela. 

Aprenda ensinando

Horário de produtividade 

Não é novidade que existem alguns picos em que nosso corpo está mais produtivo, e analisar qual o horário que trabalhamos mas será necessário para aproveitar todo o conteúdo na hora de estudar. 

Quando falamos de produtividade, cada pessoa possui um horário mais adequado para estudos, alguns estudam de manhã, outros à tarde ou à noite.

O importante é não se forçar para sentar na cadeira e estudar, você irá perder todo o seu tempo e se prejudicar durante a prova, afinal, o conteúdo não foi absorvido de maneira correta. 

A prática leva a perfeição

Principalmente quando o assunto é exatas, não existe nenhuma opção melhor do que realizar centenas de exercícios, até pegar a “manha” do conteúdo.

Realizando várias atividades, você poderá entender melhor o assunto, analisar quais são os erros mais cometidos, principalmente por falta de atenção. 

Na realização da prova, todo conteúdo estará claro em sua cabeça, e poderá resolvê-la sem maiores problemas, uma consequência de como tornar o estudo mais fácil. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório?

3 dicas para preparar uma mala para uma viagem curta

3 dicas para preparar uma mala para uma viagem curta